Dropshipping
A maior diferença entre o dropshipping e o modelo de comércio padrão é que o comerciante não mantém um stock do inventário nem tem posse do mesmo. Em vez disso, o comerciante adquire o inventário conforme a necessidade de uma terceira parte - geralmente um vendedor ou fabricante.
Este modelo único tem um número de vantagens e desvantagens:
Vantagens
Fácil de começar - Começar um negócio de comércio eletrónico é muito mais fácil quando não tem que lidar com produtos físicos. Com dropshipping, não tem que se preocupar com:
• Gestão ou pagamento a um armazém
• Embalamento e envio de encomendas
• Controlo de stock
• Manuseio de devoluções
Baixa sobrecarga - Visto não tem que lidar com a compra de inventário ou a gestão de um armazém, as suas despesas gerais são bastante baixas. Na verdade, muitas empresas de dropshipping bem-sucedidas são geridas num escritório em casa a partir de um portátil. À medida que a empresa cresce, essas despesas provavelmente aumentam, mas os custos ainda serão relativamente baixos em comparação aos de empresas tradicionais.
Localização flexível - Um negócio de dropshipping pode ser gerido a partir de praticamente qualquer lugar com uma conexão de internet. Visto que comunica com fornecedores e clientes facilmente, pode gerir o seu negócio sem problemas.
Ampla seleção de produtos – Visto que não tem de pré-comprar os itens que vende, pode oferecer uma variedade de produtos aos seus potenciais clientes. Se os fornecedores colocam um item em stock, pode listar à venda no seu site, sem qualquer custo adicional.
Escala fácil - Com um negócio tradicional, se receber três vezes mais negócios, geralmente precisa fazer de três vezes mais trabalho. Ao alavancar fornecedores de dropshipping, a maioria do trabalho para processar pedidos adicionais é suportada pelos fornecedores, o que lhe permite expandir com menos dores de crescimento e menos trabalho incremental. O crescimento das vendas trará sempre trabalho adicional - especialmente relacionadas com o atendimento ao cliente - mas os negócios utilizam a escala de dropshipping particularmente bem em relação a empresas de comércio eletrónico tradicionais.
Todos esses benefícios fazem do dropshipping um modelo muito atraente para os iniciantes e comerciantes estabelecidos. Infelizmente, o dropshipping não é um mar de rosas e arco-íris. Tudo a conveniência e flexibilidade tem um preço:
Margens baixas – Visto que o negócio é tão fácil de começar - e os custos indiretos são tão mínimos - muitos comerciantes irão vender itens a preços baixíssimos como tentativa de aumentar as receitas.
Problemas de inventário - Se colocar em stock os seus próprios itens, é relativamente simples de controlar quais itens estão dentro e fora de stock. Mas quando existe a terceirização de vários armazéns, que também estão a cumprir ordens para outros comerciantes, existem alterações de inventário diariamente.
Complexidades de transporte - Se trabalha com vários fornecedores, o mesmo irá complicar os seus custos de envio.
Erros de fornecedor - Já foi culpado de algo que não foi culpa sua, mas teve que aceitar a responsabilidade pelo erro de qualquer maneira?
O dropshipping não é uma maneira perfeita sem stress de construir um negócio bem-sucedido. O modelo tem algumas vantagens concretas, mas vem com uma série de complexidades e problemas internos que precisa de ser capaz de resolver eficazmente.