Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Categoria: Empresariais
Visitas: 8
Comentários: 8
Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Emprego nos tempos atuais, em que momentos de crises financeiras têm sido constantes, é artigo especial. As taxas de desemprego em alguns países são bastante altas, deixando famílias desamparadas com a falta de trabalho. Por isso, quem tem, é fundamental saber como manter o emprego e quem ainda está na busca de uma oportunidade é bom saber de alguns requisitos relevantes para encontrar um serviço.

Ter um bom currículo com formação adequada e experiência ainda é um forte requisito para se garantir uma vaga de emprego. Contudo, atualmente, é bastante importante ter uma boa rede de contatos a fim de que a vaga seja encontrada e adquirida com a indicação de um amigo ou conhecido.  Essa rede, conhecida como network, é fundamental já que em muitas profissões há mais vagas do que procura. Diante dessa realidade, mesmo se tendo uma formação adequada, sem uma indicação fica difícil conseguir um bom emprego.

Entretanto nem só uma boa formação educacional é garantia de aquisição de vaga, é preciso ter um perfil profissional que garanta para a empresa um algo a mais. Esse perfil de candidato deve ser de liderança, de garantia de rentabilidade e de maiores resultados para a empresa. Qualificação adequada é importante, dependendo da vaga que se pretende conquistar. Também não resolve ter qualificação para uma área e buscar um emprego em outra. A empresa busca a qualificação adequada ao cargo que será preenchido. Dominar a língua inglesa é primordial em alguns empregos. Em outros, esse conhecimento aumenta as chances da conquista da vaga.

Os concursos públicos são ótimas oportunidades de emprego. Alguns exigem formação específica. São indicados para pessoas que buscam estabilidade profissional. Empregos temporários também são possibilidades de qualificação profissional, experiência para o currículo e possibilidade, ainda que remota, de efetivação. É igualmente vantajoso, pois os benefícios são os mesmos que os dos empregos comuns com a diferença de ser por tempo pré-determinado. Os estágios, sejam eles remunerados ou não, também são excelentes possibilidades de abertura de caminhos para bons empregos posteriormente ou para efetivação após o cumprimento do contrato.

Para se adquirir um emprego também é preciso estar atento ao processo de seleção. A entrevista é o momento mais importante na conquista de uma vaga. Nesse momento é relevante observar o entorno, o entrevistador, o ambiente e os demais candidatos a fim de verificar o modo de agir. Em ambientes mais conservadores deve-se ter uma postura mais conservadora e mostrar isso. Em ambientes mais despojados deve-se ter o cuidado de não deixar transparecer um desleixo em relação à vaga e à seleção. Durante a entrevista não é aconselhável falar sobre a vida pessoal e, quando questionado em relação à pretensão salarial, o ideal é responder uma faixa salarial e não um valor específico.

Para ser um trabalhador de destaque é preciso conquistar o respeito dos superiores através de uma postura coerente e ética e do desempenho positivo trazido para a empresa a partir da realização da função. Para isso, falar mal de um superior não pode acontecer. Agindo assim, é possível conquistar um bom emprego e mantê-lo por um longo tempo ou até conquistar outro melhor.


Rosana Fernandes

Título: Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 8

766 

Imagem por: Cristóbal Cobo Romaní

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • NOEMIA TENORIO CAVALCANTE

    22-09-2014 às 10:39:23

    MEU MAIOR OBJETIVO É TER UMA OPORTUNIDADE DE UM TRABALHO E PERMANECER FAZER COM SERIEDADE.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    30-04-2014 às 22:37:04

    Há pesquisas que comprovam que hoje as empresas querem qualificação, pois a mão de obra está escassa. E também a principal coisa que fará manter a pessoa no trabalho é o bom comportamento e não os certificados ou se a pessoa é tecnicamente boa para a função.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 12:42:42

    É extremamente difícil, nos dias que correm, entrar no mercado de trabalho. Mais difícil é ainda manter o emprego e na situação atual portuguesa a progressão na carreira é algo quase impossível. Para além disto, nem já a ideia de que para os melhores há sempre emprego corresponde à realidade, uma vez que assistimos a tantos casos de pessoas altamente qualificadas desempregadas. Face a este cenário, é certo que desistir não será a opção.

    ¬ Responder
  • ivanilson lopesivanilson lopes

    19-01-2012 às 18:12:15

    Boa noite eu chamo-me ivanilson lopes e tenho tentando entrar para o mercado de trabalho mas nao consigo e ja estouu triste comigo mesmo porque ja venho tentando a um bom tempo e nada o faço ~dame uma luz por favo?

    ¬ Responder
  • anonimoanonimo

    05-04-2011 às 19:48:18

    muito bom o texto... só faltou ter coerencia, ortografia correta e logica

    ¬ Responder
  • Pecem Imoveisamanda cristina

    26-02-2011 às 17:34:47

    quero entra no inprego

    ¬ Responder
  • mayara pereira da silva

    08-12-2010 às 12:31:50

    como eu entro no mercado de trabalho

    ¬ Responder
  • charlene de matos milanicharlene de matos milani

    11-09-2010 às 04:52:33

    Boa noite no meu caso vim do interior nunca havia trabalhado de empregada por maus negócios eu e minha familia ficamos desemparadas e só trabalhei em dois luares um c/ parente e não tive a CTPS assinada e esta na justiça eoutro era meio turno também 3 mesmes só e a dona do escritorio nao pode assinar emfim ficou dificil para mim e agora como faço e o que digo nas entrvistas,pois eles perguntam da assinatura da carteira e daí?

    ¬ Responder

Comentários - Como entrar no mercado de trabalho e manter o emprego

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios