Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Como encarar uma entrevista de emprego

Como encarar uma entrevista de emprego

Categoria: Empresariais
Comentários: 1
Como encarar uma entrevista de emprego

O ditado “a primeira impressão é que fica” é bastante pertinente quando se trata de entrevista de emprego. As decisões finais passam por esta fase determinante do processo seletivo. Para você não incorrer em erros comuns, listamos os dez pontos mais considerados por recrutadores de Recursos Humanos.

APARÊNCIA FÍSICA

Cuide dos cabelos – Evidentes ao primeiro olhar, eles traduzem muito da personalidade. Apresente-se com cabelos cuidadosamente penteados, preferencialmente curtos e discretos. Fios desalinhados, cortes extravagantes ou cores incomuns contam pontos negativos.

Trate das unhas – Elas demonstram o quanto você se cuida. Unhas grandes ou sujas não podem estar presentes, especialmente se estiver pleiteando um cargo na cozinha, na produção ou para contato com clientes. Compareça com unhas limpas e aparadas. Se usar esmalte, escolha cores discretas. Caso estejam descascando e não puder aplicar novo esmalte, remova totalmente o velho.

Indumentária – No caso das mulheres, dispense roupas sensuais com decotes ousados, saias e vestidos curtos ou apertados. Vestes amarrotadas indicam desleixo, e estampas exóticas ou cores vibrantes apontam pouca seriedade. Observe o que o cargo pede, em termos de indumentária, mas prefira, sem medo de errar, roupas sociais, confortáveis, de tons discretos, limpas e bem passadas.

Tatuagens e piercings – Caso os use, dissimule-os, encobrindo as tatuagens com roupas adequadas, e retirando piercings aplicados em lugares muito visíveis, como nariz, boca e língua.

APARÊNCIA SOCIAL

Postura – Mostre-se confiante e confiável. Ao ouvir ou responder, encare o entrevistador. Fale com firmeza e naturalidade. Mantenha o corpo ereto e domine um gestual equilibrado.

Conversas – Esteja à vontade para responder às perguntas com exatidão, sem se estender demais no assunto, mas evitando ser lacônico.

Cultura pessoal – Conheça o cargo que deseja ocupar, a empresa e suas atividades. Cultive um bom vocabulário e correção gramatical. Não utilize expressões vulgares, gírias ou jargões de TV, pois são deficiências de comunicação.

Não minta – Seja na descrição do currículo, no preenchimento de um questionário ou na entrevista, informe apenas qualificações comprováveis. Informações falsas invalidam sua candidatura.

Detalhes da vaga – Não demonstre ansiedade. Espere o entrevistador se pronunciar sobre salário ou vantagens. Esta informação geralmente é passada quando existe possibilidade de você ser selecionado. Quando o entrevistador não for claro, peça esclarecimento, mas nunca aborde o tema primeiro.




Pontualidade – Não falte à entrevista, nem atrase. Qualquer imprevisto comunique ao entrevistador. Chegue com antecedência, para o selecionador não precisar esperá-lo. Isso demonstra respeito, seriedade e compromisso.


Hediene

Título: Como encarar uma entrevista de emprego

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 0

808 

Imagem por: Alex France

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    08-07-2014 às 10:00:49

    Penso que ter confiança, passar segurança e simpatia são um dos pontos chaves para uma boa entrevista de emprego.

    ¬ Responder

Comentários - Como encarar uma entrevista de emprego

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Alex France

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios