Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Como encarar os erros profissionais

Como encarar os erros profissionais

Categoria: Empresariais
Visitas: 72
Comentários: 1
Como encarar os erros profissionais

Errar é típico do ser humano e, mais do que isso, faz parte do processo de aprendizagem, na busca pela perfeição. Entretanto, há determinadas situações e locais em que o erro não é permitido, pois pode acarretar prejuízos difíceis de reparar. É o caso das falhas no ambiente de trabalho.

Concentração é sempre a palavra chave capaz de banir os erros de trabalho, embora haja fatores independentes do profissional que o levem a cometer enganos. Alguns graves, outros mínimos.

Conhecer ao máximo as etapas para realização da tarefa, seus desdobramentos, alcance e consequências, diminui a probabilidade da ocorrência de erros. Todavia, algumas firmas, em sua estrutura organizacional, conferem competências aos seus funcionários de forma isolada, como se suas atividades não ecoassem no conjunto empresarial. Esse tipo de organização esfacela processos e cria metodologias deficientes que vão eclodir em deslizes, aparentemente individuais.

Se os lapsos se repetem e aparecem nas tarefas de vários profissionais é quase certo que o problema esteja na forma de gestão, que precisa ser analisada e corrigida. Trata-se de vício de liderança.

As falhas mais comuns decorrem de conhecimento insuficiente, comunicação truncada, falta de motivação ou problemas pessoais que, se não bem trabalhados, interferem no desempenho.

O desenlace destes erros será proporcional à sua gravidade. Aplicam-se, nestes casos, em ordem crescente, a orientação, a advertência verbal e depois escrita, a suspensão e a demissão.

Entretanto, mais causal do que o próprio erro é a postura que o profissional adota frente a ele. A proatividade e a capacidade de iniciativa exigem do funcionário uma atitude imediata para identificar o equívoco, sanar seus efeitos e, em seguida, comunicar à sua chefia imediata o ocorrido.

Para obter um grau mínimo de confiança, cabe ao colaborador inteirar-se previamente de problemas possíveis, conhecer as soluções adotadas em casos similares e que conseqüências podem advir do lapso. Este nível de consciência do problema contribui para que as falhas sejam mínimas e que possam ser resolvidas rápida e eficientemente.

Havendo baixo nível de conhecimento do profissional, desconfiança no seu comportamento ou dúvidas relacionadas ao seu caráter, treinamentos e orientações tornam-se indispensáveis, para consolidação da carreira ou desenvolvimento pessoal.

Reconhecer o erro, saná-lo e comunicá-lo. Estes são os passos para demonstrar a seriedade do colaborador e seu compromisso com a empresa. E esta forma de encarar o problema faz o diferencial de um bom desempenho profissional e da solidez de caráter.


Hediene

Título: Como encarar os erros profissionais

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 72

767 

Imagem por: Donald Macleod

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    08-07-2014 às 09:26:37

    Os erros profissionais podem até causar prejuízos, mas são as únicas formas em que realmente aprendemos. É consertar o erro, assumir a responsabilidade e seguir em frente para não mais cometê-los.

    ¬ Responder

Comentários - Como encarar os erros profissionais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: Donald Macleod

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios