Como dizer ao patrão que está gravida?
Independentemente de trabalhar numa multinacional ou numa pequena empresa, a hora de dizer ao seu patrão ou ao seu superior hierárquico que está gravida pode não ser um momento fácil.
Deverá preparar-se para o momento desta comunicação, esperando de certa forma que o seu patrão não reaja com grande euforia. Não criar espectativas que ele pule de alegria é sempre uma preparação mais sensata e menos dolorosa se ele de fato não ficar contente com a notícia.
Se tem um cargo importante na empresa, reflita em qual é o colega que a poderá substituir durante o período em que estará em casa com o seu bebé. Quando comunicar a sua boa nova ao seu patrão, fale no colega que pensou que a pode substituir. Fale nas capacidades do colega e sugira que dê formação de forma a prepará-lo.
Na eventualidade de estar inserida num grande projeto, opte por aguardar que este termine para fazer a comunicação da sua gravidez. Assim poderá mostrar ao seu patrão que apesar de gravida, continua a ser uma excelente profissional.
No entanto, tenha em atenção que não poderá disfarçar durante muito tempo e que se ele não souber por si, vai saber por outra pessoa, o que poderá causar algum incómodo.
Ainda mais difícil será disfarçar se tiver enjoos matinais.
Escolha um dia em que a boa disposição seja mote no seu local de trabalho. Falar com o seu chefe num dia de má disposição pode ser difícil e quase traumático. Escolha um bom dia para lhe comunicar a sua gravides.
Mesmo que difícil, terá sempre de dar a notícia ao seu patrão, pelo que fazê-lo de forma pensada é a forma mais sensata de comunicar o seu fantástico estado de gravida.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Rafaela
05-07-2014 às 06:13:10É um assunto bem delicado, mas tem que ser dito com toda a coragem! É melhor deixar para falar quando o chefe estiver de bom humor e usar palavras adequadas e de forma carinhosa.
¬ Responder - Sofia Nunes
18-09-2012 às 12:32:30É um ato de discriminação de género quando o patrão prefere contratar um homem ao invés de uma mulher, pois esta poderá ficar grávida. Logo, uma vez emprega, a mulher não deverá esconder a gravidez, uma vez que o trabalho é apenas uma das facetas da sua vida. Como refere, a lei está do lado da mulher, logo esta não se deverá deixar intimidar pelo/a superior/a que exerce poder sobre o seu futuro na empresa.
¬ Responder