Clientes, Concorrentes e Fornecedores
Os clientes são considerados pessoas jurídicas, que tenham uma boa imagem no mercado, onde alguns já atuam há muito tempo, não possuem filiais e a forma de pagamento se dá através de transações bancárias, cheques e à vista, que são meios comuns de pagamento.
O grupo de concorrentes é formado por organizações que atuam no ramo gráfico oferecendo produtos ou serviços iguais ou semelhantes aos que são oferecidos por esta empresa, visando a satisfação plena do consumidor.
De acordo com Kotler e Gary (1998), o planejamento de estratégias competitivas de marketing é efetivo quando a empresa descobre tudo o que for possível sobre seus concorrentes.
Este mercado pode ser analisado através das características das mercadorias ou serviços oferecidos, tais como: qualidade, preço, funcionalidade, confiabilidade, atendimento e aparência. Uma forma de testar os produtos e serviços é através de experimentos, objetivando o melhoramento dos mesmos, no sentido de aplicar as melhorias no próprio empreendimento, atingindo principalmente o mercado consumidor, onde o concorrente não estará presente.
Os fornecedores são responsáveis pelo suprimento da empresa, no que se refere a equipamentos, mercadorias, matéria-prima, etc. Tais componentes podem ser definidos mediante alguns critérios estabelecidos previamente pelo empreendedor, para o bom funcionamento da empresa, como: forma de pagamento, atendimento, qualidade, preço, prazo e forma de entrega, quantidade, assistência técnica, garantia e tecnologia.
É importante estabelecer um bom relacionamento de parceria com o fornecedor, a fim de garantir o abastecimento da empresa e assim satisfazer o mercado consumidor.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Briana
02-07-2014 às 18:50:57São todos parceiros! Precisam estar bem alinhados e com o mesmo objetivo. Até porque sozinhos, não conseguimos. O sucesso vem cada um ajudando e colaborando com o outro.
¬ Responder