Cinco Etapas Do Planejamento Estratégico


Conforme os estudos de Mario Petrocchi, ele define a estruturação do processo de planejamento estratégico em 5 etapas básicas. Para alcançar o que se quer é necessário levar em consideração estas 5 etapas de forma consistente e precisa. Vamos aqui conhecê-la e aplicá-la dentro do que você deseja realizar.
5 Etapas Básicas:
1) Diagnóstico
É quando você está pesquisando o mercado, observando os prós e os contras, está analisando o meio envolvente, representa o levantamento de informações da situação presente, enfim, você precisa diagnosticar primeiro antes de ir lá e fazer acontecer. É como se você tivesse uma ideia de onde está pisando para ser bem-sucedido;
2) Objetivos
Muito importante descrever quais são seus objetivos para aquele projeto. De acordo com o diagnóstico da situação presente, você precisa colocar quais serão os objetivos para alcançar no futuro. Se for preciso, relacione em um papel;
3) Estratégias
Talvez, seja essa etapa a mais importante durante esse processo de planejamento. Segundo Petrocchi: “...com base no estudo da situação atual e onde se deseja chegar no futuro, o processo escolherá os meios, os recursos principais e os caminhos para a mudança”. Com isso definido, agora é só montar os meios para que seja realizada a próxima etapa: que é a etapa das ações!
As etapas anteriores compreendem mais o processo de estudo, de reflexão. Até então, tudo foi colocado na mente, nos papéis, sem se mover a nada. Por isso, é tão importante as ações para que tudo que foi estudado, escrito possa ter relevância com o fazer acontecer, com a ação. As teorias não valem de nada sem a prática!
5) Controle
Por último, o controle de tudo que foi abordado deve ser feito de forma constante. É preciso haver controle do que foi estabelecido com o que está sendo executado. O que Petrocchi diz sobre isso: “O controle visa acompanhar todo o processo e verificar se aquilo que foi estudado e planejado está sendo adequadamente implementado”. É preciso controlar para saber o que está dando certo e o que não está. Ele serve ainda para mudar a direção, caso não esteja tão bem assim.
Também vai gostar:
Veja na Rua Direita


