Certificação FSC
FSC significa Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal, este conselho é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e cadastrada no CNEA (Conselho Nacional de Entidades Ambientalistas). A missão do conselho é facilitar e difundir o bom manejo das florestas, conciliando as salvaguardas ecológicas, os benefícios sociais e a viabilidade econômica.
O conselho trabalha com diversas certificadoras credenciadas que devem seguir as regras e normas estabelecidas por eles. Por isso é bom estar atento para conferir se a madeira tem uma certificação valida, para quem quiser conferir a lista de cerficadoras cadastradas, basta acessar o site www.fsc.org e averiguar.
Esta certificação não esta relacionada com a qualidade, resistência ou qualquer outro atributo da madeira em sim, o selo FSC certifica o manejo correto e consciente de nossas florestas, ou seja, ele certifica o empreendedor florestal.
A certificação do empreendimento é voluntária, onde a certificadora realiza uma avaliação e verificação dos cumprimentos ambientais, econômicos e sociais constantes nos critérios e princípios do FSC.
A preferência por madeiras com o selo FSC é uma colaboração com o meio ambiente, pois hoje as questões ecológicas são uma das maiores preocupações mundiais. E com o aumento do consumo por madeira certificada, ajudamos a coibir o desmatamento ilegal.
Se o seu fornecedor de madeira ainda não tem o selo FSC, sugira a ele esta certificação.
Com o selo FSC na madeira utilizada na obra, sua construção e seu trabalhado também serão reconhecidos e valorizados por sua consciência ambiental.