Canvas - o plano de negócios mais dinâmico que você já viu
O Canvas é uma ferramenta estratégica na qual são determinadas as questões chave na criação do negócio: os objetivos da empresa, forma como vai vender o produto, quem serão os parceiros, etc. Todas essas informações são descritas em nove blocos que compões o Canvas de modo a expor o que, para quem, como e quanto custará para implementar as ideias ali descritas.
Outro ponto interessante sobre o Canvas é que ele pode ser feito numa única folha de papel, cartolina ou mesmo num guardanapo. Assim, além de dinâmica esta é uma ferramenta bem fácil de visualizar, moldar e apresentar a possíveis sócios, investidores e clientes.
Proposta de valor: Qual problema o meu produto soluciona na vida do cliente? Qual o valor que ele gera?
Segmento de clientes: Quem pode estar interessado no meu produto?
Canal de distribuição: De que forma o produto será entregue ao cliente?
Relacionamento com os cliente: Como se dará a interação com o cliente?
Recursos chave: Quais os recursos essenciais para fazer o negócio funcionar?
Atividades chave: Quais as atividades fundamentais deverão ser exercidas?
Parceiros chave: Quem serão os sócios?
Estrutura de custos: Quais os possíveis custos do negócios?
Fluxo de receita: Como se dará a receita da empresa?
Ao responder estas perguntas e olhar para o Canvas, o empreendedor será capaz de enxergar pontos positivos e negativos, além de ter maior dinamismo para executar mudanças no planejamento.
Por fim, o Canvas não deve ser visto como um substituto ao plano de negócios, mas como um complemento. Uma ferramenta inicial que dará agilidade e direcionamento para a empresa, completando depois, um estruturado plano de negócios. Dessa maneira, quem o utiliza pode planejar enquanto empreende e terá mais chances de sucesso.