Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Assédio moral no ambiente de trabalho

Assédio moral no ambiente de trabalho

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Empresariais
Visitas: 174
Comentários: 169
Assédio moral no ambiente de trabalho

Assédio, é uma palavra que normalmente se associa a situações de cariz sexual. Porém, essa é uma visão muito restritiva. Na realidade, assédio constitui todo e qualquer comportamento impróprio, inconveniente ou excessivo que, de forma reiterada, comprometa a dignidade ou a integridade física e/ou psíquica de uma pessoa.

No contexto do emprego, trata-se da degradação propositada das condições ou do ambiente de trabalho, através de ameaças (mais ou menos implícitas ou explícitas), comportamentos hostis, comunicações não éticas, etc. Que têm como objetivos a inabilitação, o abatimento moral e a desestabilização emocional do(a) visado(a).

O assédio moral distingue-se de um vulgar conflito laboral pela ausência de igualdade entre as partes. Na realidade, o que existe é uma relação dominador/dominado, em que o “estratega” estabelece as “regras do jogo”, minuciosamente delineadas para a submissão do outro até à total perda de identidade. Este, por seu turno, embarca num quadro de miséria física, psicológica e social tão duradoura quanto a astúcia do assediador e a sua própria falta de capacidade para se libertar o permitirem. Por outro lado, a “guerra” não é aberta, “oficial”, o que atira o escondido, o não dito, para um palco de desconfiança, insegurança e medo.

Para se poder considerar uma conduta abusiva como assédio moral é necessário atentar nalguns pontos fundamentais: a veemência da violência psicológica (a gravidade deve ser medida partindo do conceito objetivo de uma pessoa dita normal, porque a vulnerabilidade excessiva a que ficam sujeitas as pessoas afetadas por alguma patologia é suscetível de as fazer viver com extrema ansiedade situações que, por si, não desencadeariam tal estado de espírito); a continuidade dos episódios no tempo (sendo preciso uma curva temporal suficiente para originar impacto real e ocasionar atos que consubstanciem verdadeira perseguição); a repetição da humilhação (passível de interferir na vida do humilhado a ponto de abalar a sua dignidade e as relações afetivas e sociais, cujos possíveis danos na saúde física e mental poderão culminar em improficiência laboral, desemprego e até a morte!); a intencionalidade de provocar sofrimento ao(s) colega(s)/subordinado(s) com a finalidade de o(s) marginalizar; e a transformação dos danos psíquicos em doença, atestada medicamente.

Dentro do assédio moral no trabalho englobam-se atitudes de várias naturezas, levadas a cabo com o invariável intuito de deitar abaixo uma ou várias pessoas. Fazer comentários maldosos em público, inventar ou produzir erros no trabalho alheio, pedir tarefas com uma urgência inexistente, ignorar a presença do trabalhador, impor horários incompatíveis com a vida pessoal do colaborador, isolá-lo do convívio com os colegas ou privá-lo da hora de almoço, não fornecer o material indispensável à realização das funções, não cumprimentar, ordenar trabalhos muito aquém das competências do funcionário, estimular a discriminação entre colegas, não atribuir qualquer tarefa a um empregado, imputar rótulos do género “fraco”, “incompetente”, “incapaz”, demitir sem justa causa (ou levar ao pedido de demissão), controlar as idas ao médico, fazer desaparecer atestados de saúde, multiplicar burocracias, colocar uns colegas a supervisionar outros e espalhar boatos, são exemplos de procedimentos inerentes a um processo de assédio moral no emprego.

O stress, não concretizando uma forma de assédio, é, pelo desgaste que gera, um terreno assaz fértil para que se instale o referido processo. As consequências serão tanto mais severas quanto a consciência que se tem do evidente propósito de prejudicar.

Os danos mais frequentes do assediado passam por cansaço exagerado, nervosismo, enxaquecas, distúrbios do sono, irritação permanente, ruminações constantes, perturbações da memória, tremores, hipertensão arterial, tristeza profunda, alteração da personalidade (com nota dominante para uma agressividade crescente), evitação de circunstâncias que tragam associações à tortura psicológica, inversão da escala de valores, pensamentos suicidas ou tentativas de suicídio, desordens do aparelho digestivo, com eventual perda ou ganho consideráveis de peso, hipotético consumo de álcool ou drogas, dores de cabeça, musculares e na coluna, falta de confiança em si, projeção negativista do futuro, agravamento de enfermidades previamente manifestadas, angústia, ansiedade, mágoa, ressentimento, sentimento de fracasso, caos interior, vergonha, culpa, sensação de se ter sido traído(a) e de inutilidade, infelicidade genuína. A estes malefícios podem juntar-se os estragos do desemprego massivo, que incrementa o temor e a sujeição dos trabalhadores, qual vassalagem obrigatória isto ocorrendo, passando quase duzentos anos, desde o término da escravatura (legalmente falando, é claro).

O assediador pode atuar isoladamente ou em conjunto com outros comparsas igualmente perversos, dotados de carácter narcisista, que, não suportando a própria dor, a solidão e as contradições que não conseguem admitir em si, assim como a felicidade e o prazer de viver que reconhecem noutros, atacam a autoestima destes, procurando alcançar o poder ou manter-se nele a qualquer custo, numa busca insaciável de gratificação e de ocultação da incompetência intrínseca.

O assediado, por outro lado, ou seja, a vítima de antemão designada pelo assediador, é ativo e competente, responsável, bem-educado, dotado de alguma aptidão acima da média (um negligente, passivo, sem valiosas qualidades profissionais e morais não suscitaria a inveja e o fascínio do assediador nem o faria sentir-se ameaçado), mas também ingénuo, crédulo e com necessidade do amor e da admiração daqueles que o rodeiam, e que receia a desaprovação e tende a culpar-se de tudo. Fragilizado deste modo, o assediado acaba por adotar posturas induzidas pelo agressor.

O assédio moral é um risco invisível, mas muito concreto, no que concerne às relações e condições de trabalho. Toda a sintomatologia psico-físico-emocional, nomadamente as dificuldades de aprendizagem, de concentração e do sono, a ansiedade, o esquecimento, a irritabilidade, a indecisão e a fadiga podem converter-se em fatores favoráveis à ocorrência de acidentes de trabalho, retração de amizades, casamentos arruinados, aumento das despesas com medicamentos, perda de bens patrimoniais. É um caso muitíssimo sério, e que deveria ser mais fácil de identificar por todos nós, pois muitos podem até ser vitimas sem terem noção dos seus direitos.


Maria Bijóias

Título: Assédio moral no ambiente de trabalho

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 174

827 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 169 )    recentes

  • juliana tereza

    06-04-2016 às 02:32:10

    Estou gravida de quatro meses e estou sofrendo muito no meu emprego,sou auxiliar de servicos gerais e trabalho com produtos químicos, alem de subir em escadas ficar agachada e é um servico pesado, a minha medica me proibiu de manusear os produtos e de fazer esforcos intensos...
    quando fui entregar os atestados medicos ao meu chefe ele falou que nao aceitaria, e ainda disse que gravidez nao é doença e grita muito comigo por qualquer motivo...eu nao sei mais oque fazer, me sinto tao humilhada, nem fui trabalhar ultimamente, fico angustiada, nem durmo a noite... alguem que entenda de leis pode me ajudar...

    ¬ Responder
  • iris

    28-02-2016 às 21:06:59

    oi boa tarde
    entrou uma nova supervisora na empresa tem 2 mês a empresa e pequena so trabalha 6 operadores
    eu tenho 8 mês e tem mais 2 que tem mais e o resto são novos
    ela esta pegando muito no nosso pe
    em todas as reunião ela fala que não manda ninguém embora quem acaba pedindo as contas e o funcionário sempre fica jogando nos uma contra as outras
    fica colocando palavras na nossa boca sem a gente falar e pede pra confirmar
    fui parar no hospital passei muito nervoso com ela dentro da empresa
    minhas colegas tem a gravação doque acontece la quando ela fica sempre dizendo a mesma coisas
    tem algum problema se eu for no advogado e mostrar as gravação doque ela esta fazendo com a gente la na empresa
    não consigo nem pisar na empresa ja começo a passar mal
    o que eu faço me ajuda.

    ¬ Responder
  • Felipe Oliveira

    20-11-2015 às 02:00:05

    Sou funcionario publico federal, mas como quase todos, tenho chefe. Ela me liga , sabado, domingo , feriados, a noite .... (nosso horário eh comercial). Agora mesmo estou de ferias e ela me ligou TODOS os dias dessa semana, ai se não atendo manda whatsapp pedindo p eu retornar e dizendo que eh urgente...e nunca eh urgente... isso eh assedio moral não eh???

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBN

    23-10-2015 às 19:20:22

    Em 30 anos de trabalho já fui vitima de assedio moral duas vezes diante de testemunhas. É muito difícil que colegas sejam testemunhas e que você consiga provar na justiça o assédio moral.
    Tive uma gerente que costumava chamar seus subordinados de "sem-vergonha" e também tive um gerente que durante um reunião de equipe pediu nossa opinião sobre um determinado assunto, e quando fui dar minha opinião, ele falou diante de todos presentes: Não quero ouvir a sua opinião e todos riram da minha cara. Como vou provar isso ?

    ¬ Responder
  • cassia

    10-10-2015 às 21:53:42

    Ola,estou passando por uma situação muito ruim na empresa,meu patrão me humilhou e me ameaçou na frente da RH e agora esta usando de perseguição comigo porque contei para meus amigos o que ele vez,estão me dando serviços ruins para fazer e todo mundo me diz que ele vai me pirraçar muito ate eu pedir conta,sinceramente estou cansada mas não posso pedir conta tenho 08 anos e meio de empresa e tenho um filho para criar,vesti a camisa da empresa por muito tempo,não acho justo, e agora estou perdendo peso,não estou dormindo direito,estou chorando muito em casa e me fazendo de forte no serviço,a mesma hora que estou triste estou zangada,estou indo muito ao medico pois meu estomago não para de queimar e estou com muita dor muscular,as vezes penso em me suicidar, trabalho em andares muito altos,estou me sentindo tão humilhada que as vezes me pego pensando em pular da janela do 22°andar ai todos iriam acreditar e ver o que ele me causou,esta sendo difícil demais não tenho testemunhas todo mundo tem medo dele e eu ja não sei mais o que fazer.acho que vou deixar uma carta pronta explicando tudo antes de fazer isso.

    ¬ Responder
  • Carol Miranda

    10-05-2017 às 19:08:35

    Trabalho em uma empresa com mais duas funcionárias com mas tempo de serviço na empresa do que eu, sou novata so tenho 10 meses, elas me perseguem dês do primeiro dia até hoje e tem uma que ainda é amiga intima do meu chefe, elas não me deixa em paz por um minuto, todas as mentiras que elas inventa sobre mim o meu chefe sempre acredita nelas, eu não sei mas o que fazer, como reunir provas para poder prestar uma queixa já que não tenho testemunhas?? Me ajudem por favor desde que comeceia trabalhar eu tenho dores de cabeça e insônia constantimente.

    ¬ Responder
  • Cassio

    13-01-2016 às 12:09:56

    Cara, primeiro passo é procurar um advogado trabalhista, o mesmo ira lhe orientar bem como podera impetrar com uma recisão indireta. Porém é estranho vc não querer pedir demissão por estar ha 08 anos na empresa e com filho para criar e ao mesmo tempo planejar suicidio ...

    ¬ Responder
  • francisco

    20-12-2015 às 19:23:26

    Faça o seguinte em outra situação grave tudo e não deixe ninguém saber ai sim você terá uma prova concreta em seu favor e mande uma copia para RH e aguarde o retorno.

    ¬ Responder
  • Liliane

    20-09-2015 às 15:38:52

    Bom dia! Trabalho numa instituição pública, a qual precisei entrar na justiça para ingressar em tal empresa. Acontece q venho sofrendo perseguições desde quando entrei nesta empresa, não vou detalhar pois são semelhantes aos relatos dos amigos acima, porém com uma dimensão maior, porque além de querer me desestabilizar no trabalho, fora do trabalho tb acontece. Por exemplo, nas consultas médicas as quais frequento, sempre ouço piadas. Não pensem que é mania de perseguição, pois já estou na terapia. O fato é q nessa empresa na qual trabalho têm muitos médicos e a cidade onde moro é relativamente pequena. Sei q até para quem depende de planos de saúde a demora é frequente. Porém no meu caso, sempre entra pessoas na minha frente e chego a ficar mais de 3h de espera em consultórios. São muitas situações e muita pressão psicológica, não sei ainda como estou aguentando. Gostaria de sua orientação.

    ¬ Responder
  • Bobi mT

    16-09-2015 às 12:59:39

    Ola gostaria de saber sobre uma situação, algum tempo tínhamos uma gerente ele fazia muita coisa errada na empresa, ele ameaça os funcionários com reuniões para ficar do lado dele, manipulava as pessoas, deu muito prejuízo para a empresa em ações trabalhistas, com o tempo foram tirando as pessoas ruins de dentro da fabrica, porem ficou uma pessoa em um setor com outra, esta pessoa sempre deu problemas, sempre foi difícil de conviver com ela pois seus pensamentos e comportamentos eram meio estranhos, a em alguns tempos, percebemos que ela estava gravando comentários que fazemos entre colegas de serviços, como as vezes que a empresa paga horas erradas e falando mau do tal gerente, e esta pessoa começou a ameaçar dentro da empresa não trabalhando mais como deveria, finado sentado sem fazer nada, tentou me agredir porem fui muito calmo e tentei contornar a situação, porem suas conversas são que não tem nada a perder.,já foi gerado um boletim de ocorrência para integridade física e ele ameaçou outro funcionário e xingou outro funcionário .
    Minha pergunta é ele tem direito de gravar conversas pessoais e desabafos entre funcionários e usar Contra o funcionário e a empresa?

    ¬ Responder
  • ERALDO

    27-07-2015 às 00:58:31

    BOA NOITE,GOSTARIA SABER SE TENHO COMO REVERTER UMA PEDIDO DEMISSÃO,POR QUER EU PEDIR DEMISSÃO POR PRESSÃO.NO LOCAL DE TRABALHO FUI HUMILHADO,LIGUEI PARA EMPRESA A EMPRESA MANDOU ESCREVER UM CARTA DEMISSÃO,FIZ A CARTA E ENTREGUEI A EMPRESA.TENHO COMO REVERTER.SE TENHO COMO FAÇO PARA REVER MEU DINHEIRO COMPLETO,MUITO OBRIGADO.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSIMPATICA

    20-07-2015 às 13:20:34

    ola.. gostaria de pedir conselhos sobre uma situação que estou passando. meu chefe me assedia com convites do tipo jantar, almoçar e outras ocasiões que ele possa de alguma forma ficar sozinho comigo. já fez algumas insinuações de historias de"colegas" com tipo de pagamento em troca de sexo, chegando a dizer que um colega estava com obssessão por uma mulher que ofereceu dinheiro. Não levei tão a sério, mas estou com medo. Eu cheguei a dizer que não gostava de convites, ele se sentiu ofendido com receio de denuncia, mas volta a insistir quando existe alguma possibilidade de cobrar a minha presença. A ultima vez ele envolveu minha equipe, porque não fui em confraternização e ele me expos criando polemica da minha ausencia. Estou cansada!pensei em conversar com o gerente de RH, para pedir ajuda... já que temos uma aproximação. Esse meu chefe tem momentos bipolares.. porque nem sempre é ruim... acho que está apaixonado e tentando usar da força para me convencer ... Não sei... mas estou muito stressada, magoada, desanimada e vontade de fugir de tudo. Pensei em um psicologo para me aconselhar... afinal tenho um cargo de liderança na empresa, o que me deixa mais acuada.

    ¬ Responder
  • Mi

    18-06-2015 às 14:15:24

    Trabalho no setor da Prefeitura da minha cidade, Gerente me chamou na sala para conversar e me pediu que deixasse a bolsa bem como meu celular no armario, isso é legal. Ela pode me proibir de entrar na sala dela com celular?

    ¬ Responder
  • Ana Paula Fernochi

    23-04-2015 às 01:11:21

    Boa noite trabalho em um hospital como porteira e sempre fico na recepção da U.T.I ,queria saber se isso é desvio de funçaõ,e outra minha insalubridade é de 78,00 sendo que fico em setor de alto risco o valor devia ser outro o que devo fazer nesses casos consigo entrar com recisão indireta?

    ¬ Responder
  • wanderlei

    28-02-2015 às 02:48:22

    Boa noite amigos, eu trabalho em uma indústria química como analista químico. A 4 anos atrás devido a comentários maldosos que ocorreram comecei a ficar em depressão e por 2 vezes pensei em cortar os pulsos no banheiro, mas não o fiz. Vendo que minha depressão estava piorando, pedi para o RH o meu PPP para que pudesse pedir a minha aposentadoria especial e por fim pedir conta da empresa. O RH depois que enviei vários emails sem resposta, me enviou um PPP por email que dizia apenas que trabalhava em laboratório, fazia laudos e liberava produtos, em resposta disse que poer email que eu trabalhava em laboratório quimico e não em um escritório e que a empresa tinha que colocar todos os reagentes químicos que eu trabalhava. Passaram se vários meses ai conversei com a gerente do RH que não resolveu nada, fui falar com o meu gerente e após algum tempo disse que o PPP era o modelo que o RH me enviou, disse eu por email ao gerente que então as 4 empresas que trabalhei nesta função e me deram o PPP corretamente estavam erradas e apenas o RH desta empresa que trabalho estariam corretos. A depressão contiava .... até que passado 1 ano o meu supervisor me informa que a empresa estaria me desligando; olhei para ele e disse "era isso que eu queria mesmo, e já estava esperando"; nisso antes de assinar a demissão perguntei: -e o meu PPP?; o meu chefe olhou para a funcionária do RH e respondeu sem graça: -haa, nós vamos fazer!. Nisso respondi descontrolado "-depois de tanto tempo pedindo algo que é meu de direito e por tantas vezes foi negado você vem me demitir; voce não precisava! era só me dar o PPP que eu iria pedir conta; eu já te falei!" - Sabe você vai dar é nada! continua me enganando e enrolando!", nisso peguei uma gilete e desferi vários cortes em meu pescoço a fim de pegar a carótida, mas não acertei, ai fui contido por vários funcionários e me enviaram para casa. Bem hoje passado 1,2 anos a empresa não me demitiu mas fica ainda me negando o documento correto mesmo com o pedido da advogada do sindicato, e estou desde este tempo em auxilio doença. Queria este documento para me aposentar e sair desta empresa que tanto mau me fez psicologicamente e tentar me curar. Pergunto: - Posso entrar com pedido de danos morais e psicologicos contra esta empresa? pois os damos foram muitos que até desferi um soco contra um relógio e cortei os tendões do dedo mindinho direito. Tenho todos os emails das conversas e negações da empresa sobre o meu pedido. Obrigado e fico no aguardo de uma resposta.

    ¬ Responder
  • kamyla

    21-02-2015 às 12:51:42

    oi trabalho em hipermercado já faz 3 anos e sou vendedora, quando entrei no eletro me falaram que tinha comissão. Mas eu sou comissionista pura para ganhar a comissão tenho que vender 120.000,00 sozinha em uma loja que no máximo vende por mês 84.000,00. Fui me queixar dos valores da comissão, venho sendo perseguida pela gerente e minha encarregada. Sou considerada um zero a esquerda, elas mal falam comigo, nem olham na minha cara. Teve um problema que um funcionário estava de folga e foi no eletro para comprar um chip, a gerente ligou no telefone do meu setor,pedindo que o funcionário que estava de folga, sai-se do setor pq era para eu atender o cliente e não ficar de conversinha com ele. Após isso, o funcionário que ela pediu pra sair, entrou com um processo contra a empresa e ela me ameaçou falando que se algo acontecer para ela ia sobrar pra mim. Após isso, mal posso sair do meu setor para tomar café e nem posso falar com outros funcionários e não posso me sentar tenho que ficar o dia inteiro de pé que ela me ameaça de me dar advertência, ela me deu uma advertência porque voltei um minuto mais cedo do intervalo, e um minuto passado do intervalo, fora que os gerente não tem respeito com os funcionários, pois chama a atenção dos funcionário em frente de colegas de trabalho e perto de cliente que muitas vezes fica horrorizado com a atitude que eles têm. O que posso fazer nesse caso?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    21-02-2015 às 15:35:59

    Olá,
    Você pode entrar com ação na empresa, porém será preciso provas, testemunhas e tal. Mas, caso queira sair da empresa com todos os seus direitos trabalhistas, você pode entrar com rescisão indireta. Vá a um órgão do Ministério do Trabalho e faça o pedido por lá.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoangel

    19-02-2015 às 15:24:51

    Olá trabalho em uma empresa na qual fui contratada para ser auxiliar de cozinha ,mais só obrigada a fazer faxina além da minha função .
    E faço mais do que eu aguento,e ela fala coisas que me machucam e me ferem ontem eu sai de la chorando por ela ter me trato muito mal.
    O que devo fazer e gostaria de saber se isso e assedio moral

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    21-02-2015 às 15:41:58

    Olá,
    A empresa não pode usar o funcionário para uma função que não foi contratado para realizar. Portanto, isso é desvio de função. O que você pode fazer é entrar com ação de rescisão indireta para receber todos os seus direitos, pois a empresa não vai querer lhe demitir. Se você usar isso como assédio moral levantando uma ação contra a empresa será preciso ter provas, testemunhas, enfim!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEleonora

    06-01-2015 às 15:25:55

    Gostaria de saber, trabalho na mesma empresa, mas há divisões diferentes. Fui contratada inicialmente para um local, mas com problemas na chefia, fui transferida para outro local. E sempre me jogam na cara que eu sou de outro local, q eu não deveria estar ali. Consigo provar como? Fotos do meu local atual de trabalho e a escala q eu continuo lotada em e outro local? È assedio?

    ¬ Responder
  • beto

    20-12-2014 às 03:34:39

    OLA,FUI CONTRATADO NO COMECO DE NOVEMBRO PRA GERENCIAR UMA LOJA DE ROUPAS,PROFISSAO ESSA QUE JA EXERCIOUTRAS VEZE,ESTOU NUMA EMPRESA COMPLETAMENTE REFEM DE UMA ADMINISTRACAO DIGAMOS RAZOAVEL,NAO TENHO A AUTONOMIA PRA SE FAZER O Q PRECISA PARA O MELHOR DA EMPTRESA E TAMBEN PARA MINHA QUALIDADE DE TRABALHO,CLARO QUE ISSO NAO ACONTECEU,PERDI MUITO REAKMENTE MUITO PESO,NAO TENHO APOIO NENHUM E SEQUER TREINAMENTO TIVE,QUASE TODAS AS INFORMACOES RELATIVAS AOO TRABALHO TENHO QUE CONSEGUIR POR MIM MESMO.DETALHE IMPORTANTE,ESTOU SEM A CARTEIRA ASSINADA E NAO POR MINHA VONTADE MAS SIM PELA FALTA DE EMPENHO DO DONO EM RESOLVER PELO MENOS ESTA PARTE CONTABIL,POR EXEMPLO HJ EU QUE TIVE QUE FAZER O PAGTO DE TODOS OS MEUS 19 FUINCIONARIOS,E JA VENHO TRABALHANDO ALGUNS DIAS ALEM DAS OITO HORAS , OK NO COMECO A GENTE SE EMPENHA,E SO RECEBO COBRANCAS DO DONO QUE TEM POR SI SER UM LORD PIRRACENTO,ALEM DISSO TUDO VENHO SOFRENDO UM ASSEDIO QUASE QUE INSUPORTAVEL DE A EQUIPE DE VENDAS SE REMETER A ELA E NAO A MIM QUE SOU O GERENTE DA LOJA, E ELES CONTINUAREM A PERMITIREM ISSO,DEIXANDO PRA MIM SOMENTE AS DECISOES MAIS CABECIOSAS,SEM FALAR AINDA NAS FUNCOES DE COMPRAS PARA A LOJA ME VER DIVIDO ENTRE A CONSULTORA DA FRANQUIA E O DONO DA MESMA E SOBRANDO PRA MIM SOMENTE A PARTE DA CHAMADA DE ATENCAO,DO DONO CLARO,E TBM POR PTE DA CONSULTORA,SENDO EU A VITIMA DA FALTA DE COMUNICACAO ENTRE ELES,ESSE MESMO DONO TEM UMA FILHA QUE DA UM SUPOSTO SUPORTE QUE VAI NA LOJA FICA DUAS HORAS E VAI EMBORA E PRA VARIAR ELA MANDA ELE DESMANDA E A PARTE DO XINGATORIO FIK PRA MIM,HJ TIVE QUE FICAR IGUAL UM LOUCO DESESPERADO NO MEIO DA RUA PRA CONSEGUIR UM TAXI E IR ATE A TRANSPORTADORA PEGAR OS VOLUMES QUE NAO TINHAM CHEGADO A TEMPO PRO NATAL,SEM ALMOCAR DEBAIXO DE CHUVA.E QUANDO CHEGUEI PRA TRABALHAR AO MEIO DIA ,,VEJA BEM,AO ENTRAR NA PORTARIA DO SHOPPING MEU CELULAR TOCOU ERA ELE,QUERENDO SABER DE MIM,NA AIOR GROSSERIA ENFIM NO FINAL DESLIGOUO O TELEFONE NA MINHA KRA,E QUANDO TERMINEI AS ESCADAS ROLANTES E ENTREI NA LOJA ELE ME XINGOU TODO NA FRENTE DE TODO DA MINHA EQUIPE DE VENDAS,,DETALHE ME XINGOU EU CHEGANDO AO MEIO DIA E INDO ATE AS ONZE DA NOITE,,NESSA TEMPORADA JA TENTEI VARIAS VEZES PRA NAO ME SENTIR COMO ALGUEM NAO TIVESSE TENTADO OU NAO ENCARASSE OS DESAFIOS DA VIDA PROFISSIONAL JA VENHO ME REFAZENDO A TODA HORA POR ESSA PESSIMA QUALIDADE DE TRABALHO, MAS HJ FOI A GOTA DAGUA,ME SENTI ULTARJADO ,DESRESPEITADO,QUE EQUIPE ME TERA COMO LIDER VENDO ESSA CENA....ENFIM ME SENTI LITERALMENTE ASSEDIADISSIMO MORALMENTE,ESTOU SECO DE MAGRO,TOMANDO VARIOS ANSIOLITICOS,MUITO MESMO TRATAMENTO PESADO MAS COM MEDICO SEMPRE,GASTANDO UMA GRANA COM ISSO,,TO PENSANDO E NAO VOLTAR MAIS E SABER SE ISSO SE ENQUADRA COMO UM ASSEDIO MORAL,,ESTOU BASTANTE ABALADO PSICOLOGICAMENTE,ME SENTINDO MUITO MAL,,O Q PENSA DISSO

    ¬ Responder
  • Dete

    19-12-2014 às 13:34:37

    trabalho em uma clinica e recebi uma reclamação de uma cliente por conduta de atendimento. Relatou que uma de minhas funcionarias falavam mal e em tom alto de minha pessoa na recepção, que no dia se encontrava cheia. mesmo a funcionaria sendo alertada pela colega de trabalho que era para a mesma baixar o tom de voz a funcionaria continuou e ainda disse que iria continuar falando mal e que eu tinha que me ferrar.
    gostaria de sair se isso é considerado assedio moral.
    me senti exposta e humilhada.

    ¬ Responder
  • Priscila

    19-12-2014 às 03:04:51

    Olá,
    Faz pouco tempo que foi aberta uma filial de uma loja em minha cidade onde todas as funcionarias fizeram o treinamento junto e com a gerente que veio da Central, tudo foi perfeito, quando a loja estava pronta e começamos a montar, a subgerente chegou também da central, logo no primeiro dia ela foi um tanto grossa com todas, faziamos perguntas e ela NÂO respondia, questionamos nossa gerente que disse que ela apenas era tímida, passando alguns dias quando a loja ja estava aberta, cada uma foi para o seu setor, no meu caso sou caixa, A subgerente que viemos saber que havia sido promovida há 2 meses ficou encarregada de nos ensinar o sistema, Foi ai onde começou na minha opinião o assédio dela comigo, na verdade ela se comunica com todas as meninas que são caixa ensina e tem bom relacionamento, porem comigo ela me IGNORA, não me ensina ou quando chega a minha vez ela sai fala pra outra falar, vira a cara, ela pede ou solicita para caixas que estão longe dela pra fazer algo sendo que eu estou perto, e isso tem me deixando constrangida, pois todas as minhas colegas do caixa ja perceberam e comentam sobre isso, A minha pergunta é que atitude eu devo tomar? Pois sempre tento ser o máximo educada, e como vai vencer o contrato de 3 meses caso por conta dela eu seja mandada embora posso fazer algo a respeito ?? Obrigada desde já

    ¬ Responder
  • Vanessa

    18-11-2014 às 18:05:11

    Trabalho em uma loja de confecções há 2 anos e meio como auxiliar administrativo. Estou grávida de 2 meses e, após me darem férias, duas funcionárias da loja começaram a levantar calúnias sobre mim na minha ausência. Recebi a notícia de que, na minha volta ao trabalho, eu seria rebaixada a cuidar dos provadores da loja e afastada da minha atual função. E, como é costume do proprietário da loja, tenho certeza de que ele irá vir falar comigo e usará de agressão verbal, moral e psicológica (pois já fez isso com outras funcionárias). Pretendo gravar essa conversa que certamente ocorrerá. Como devo prosseguir? Eles estão conseguindo abalar meu psicológico mesmo eu estando de férias e em outra cidade, imagine o que farão pessoalmente.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    20-11-2014 às 01:21:31

    Olá,
    Eles não poderão rebaixar o seu cargo e nem lhe humilhar, ainda mais grávida. Não poderão lhe demitir também! De preferência, grave a conversa e se quiser, poderá dar rescisão indireta! Abraços!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • cleonice nobre

    22-10-2014 às 23:51:55

    trabalho num cal center e dei um atestado medico o chefe geral me chamou na mesa dele e me ameaçou que o proximo atestado é me muda de hoarario me senti coagida e ameaçada posso procurar um advogado

    ¬ Responder
  • flavia

    16-10-2014 às 04:12:33

    Boa Noite!
    Eu trabalho em uma empresa do seguimento de cama mesa e banho, essa empresa tem 5 filiar no momento eu estava trabalhando em um shopping, no sábado dia 11 de mês houve um problema com a gerente fui escala da pra trabalhar no domingo, eu entraria das 15 as 21 horas, perdi para supervisora pra mi entra mais cedo no seria das 14 as 20 horas ela falou que não dava pra mim entra nesse horário, questionei mais não teve jeito, ela passou o caso para gerente: A gerente por sua vez me chamou na sala dela junto com a supervisora primeiramente me perguntou porque eu estava passando por cima das ordem dela eu respondi que não estava passando por cima da ordem dela, então ela começou a me falar um monte de coisa palavra ofensiva tipo aqui você não é nada, não ninguém eu sou a dona da loja eu que mando você não é melhor de que ninguém. me sentir horrorizada com tantas grosseria sai chorando da sala dela. O que eu posso fazer em relação a ela, por causa desse problema fui transferida para outra loja, eles queria que eu assinasse a minha transferência só que não assinei. posso ser prejudicada por isso? praticamente fui obrigada aceitar a transferência. me ajuda por favor estou muito mal com toda essa confusão já pensei até em pedir a minha conta.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    16-10-2014 às 14:08:41

    Olá, Flávia.
    O que você pode fazer é pedir a rescisão indireta alegando que sofreu assédio moral. Porém, você precisará ter provas contra a empresa. Então, sugiro que você procure o Ministério do Trabalho ou o sindicato da categoria.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Maay Mart...

    14-10-2014 às 14:37:28

    Bom dia, logo quando descobri que estava gravida e contem para minha chefe ela mudou totalmente comigo, e tudo que acontece na empresa ela ja vai falando besteira pra mim sem se quer saber se foi minha culpa ou nao, fala pra eu prestar atenção, e fica jogando na minha cara que eu sou somente a secretaria e ela que é a dona da empresa, ela é médica e nos obriga a fazer receitas e eletro nos pctes, ela esta fazendo de tudo para que eu peça as contas, sempre que tenho consulta pre natal ela nao gosta, estou passando muito estress. isso é asseedio moral? O que devo fazer? pois nao estou mais aguentando

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    16-10-2014 às 14:01:47

    Bom dia,
    Sim, pode! Você precisa anotar todas as agressões para poder ter provas sustentáveis contra você. Pode mover a ação no Ministério do Trabalho ou no sindicato de sua categoria.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Luzia

    11-10-2014 às 00:05:15

    Sou uma pessoa um pouco reservada e a pouco tempo fui promovida a um cargo onde tenho que "supervisionar"o trabalho dos meus colegas.
    O que ocorre é que um desses colegas,que mal me conhecia disse que eu era grosseira e mal educada...Só porque eu estava atendendendo o telefone e pedi um momento quando ele fez uma pergunta.
    No mesmo dia foi passado um email(especie de feedback)para meus demais colegas,para que falassem a meu respeito.
    Isso constitui assedio moral?Pois só fiquei sabendo que estavam falando de mim,porque vi sem querer minha colega respondendo o tal email.
    Preciso muito dessa informação pois estou passando por um constrangimento e desconforto muito grande no trabalho.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    16-10-2014 às 13:53:18

    Bom dia,
    Sim. Você só precisa ter provas contra. Você pode ir ao sindicato da categoria do seu trabalho para tomar providências.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • karlla

    06-10-2014 às 14:56:17

    Bom Dia, me tira uma dúvida ainda não fui desligada da empresa a qual trabalho ,porém já bloqueiaram meu acesso ao portal e ao e-mail funcional.Sou professora e tem um professor em específico que disse aos seus alunos/jovens aprendizes que sou "vagabunda" e o jovem do professor é novato e ainda não me conhece ,porém chegou na empresa a qual ele (jovem) trabalha dizendo aos outros jovens aprendizes e aos funcionários efetivos que tem uma professora na instituição que é "vagabunda " o que fazer com assedio moral neste caso o jovem é induzido pelo professor dele.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    09-10-2014 às 01:21:43

    Olá,
    Você pode mover uma ação contra ele, porém terá que ter testemunhas. Pode também informar às autoridades da escola, que no qual, poderão dar-lhe uma advertência ou suspensão, e até desligamento.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Rodrigo

    04-10-2014 às 06:00:05

    Trabalhei um dia e não gostei da empresa pois não era o que eu esperava. Não tinha assinado o contrato nem minha carteira havia sido assinada. Fui coagido a assinar o contrato e deixar a carteira de trabalho para registro. Com isso perdi meu seguro desemprego. Não é possível anular esse registro? Existe algo que posso fazer? Obrigado pela ajuda.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    09-10-2014 às 01:19:50

    Olá, Rodrigo
    É possível anular, mas a empresa que deve fazer isso. O procedimento é assim: carimbar na sua CTPS com a palavra cancelado, informar ao caged retificando a informação como se nunca tivesse sido contratado e retificar na Sefip(FGTS).
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Marta

    30-09-2014 às 18:25:29

    Na empresa onde trabalho,cada funcionário é responsável por um setor, tem um funcionário que é responsável pela contabilidade, e eu descobri que tem várias coisas que este funcionário não está passando para mim e para uma outra funcionária e estas coisas são em relação a ponto eletrônico, folha de ponto, horário de trabalho,eu estou me sentindo meio prejudicada pois em relação aos meus horários de trabalho preciso de saber, já que este funcionário tem a obrigação de passar para todos e não está passando para mim, o que devo fazer.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    02-10-2014 às 16:28:43

    Olá, boa tarde!
    Você pode solicitar por escrito a devida informação. Os pontos eletrônicos são assinados, obrigatoriamente pelo funcionário. É obrigação da empresa fornecer estes dados. Peça de seu superior também.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • fabio

    28-09-2014 às 23:56:05

    Olá, estou passando por uma situação difícil. Minha colega andou dizendo que faço macumba pelo fato de eu ter admiração pelas religiões africanas, sendo que não faço parte de nenhuma ceita ou grupo religioso, volta e meia ela entra nesse papo e me desrespeitou semana passada. O que faço?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    29-09-2014 às 18:21:14

    Oi, Fábio. Tente conversar com a pessoa, tenha um diálogo e explique que preza por respeito. Se a pessoa continuar, você pode mover uma ação por danos morais, pelo fato de ferir suas crenças, porém terás que ter provas do caso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • lucas

    27-09-2014 às 16:51:38

    fotografaram meu livro ponto e usaram em um processo contra mim, qual providencia devo tomar?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    29-09-2014 às 18:16:37

    Olá, Lucas. Depende de quem fez isso. Se foi a empresa, ela pode perfeitamente fazer isso. Se foi funcionário, não pode mesmo. Para esclarecer melhor é preciso saber qual tipo de denúncia a pessoa usou conta você. Precisa detalhar mais para então dar um direcionamento no que fazer.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Taty Almeida

    26-09-2014 às 01:17:51

    Boa noite. Estou trabalhando sem carteira assinada em uma empresa onde o meu chefe me mandou mensagens me chamando para jantar. Falei com ele que isso é indevido e que temos apenas relações de trabalho. Ele agora faz de tudo pra dificultar minha vida. Pede inumeras coisas ao mesmo tempo e me põe em situação de risco, pois onde trabalho, é longe do ponto de onibus e muito perigoso á noite. Já não durmo mais direito. Fico preocupada com o dia seguinte de trabalho, me sinto péssima quando estou trabalhando, faço faculdade e já não consigo aprender nada. Não sei mais o que fazer, quero sair, mas, preciso do emprego. E ele se aproveita disso. Passo o dia inteiro morrendo de dor de cabeça, agora estou ficando refém de remédio e sabe o que me deixa mais chateada é que tem apenas 2 semanas de trabalho. O que eu faço? Devo processá-lo?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    29-09-2014 às 18:13:18

    Olá, sem carteira assinada não há muito o que fazer, pois se fores mover uma ação contra a empresa irás prejudicar ainda mais a situação da mesma perante as leis trabalhistas. Você pode acordar com ele para sair com todos os seus direitos e assim, procurar outro emprego. Se ele negar, aí sim coloque na justiça.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRita

    02-10-2014 às 02:32:32

    De acordo com a CLT é obrigatória a anotação na carteira de trabalho pelo empregador que tem 48 horas para fazer anotações após o empregado ter entregue a carteira de trabalho para este assinar, e caso ele não assine ele poderá ser multado pelo Ministério do trabalho. E apesar de você não ter sua carteira assinada já está configurada a relação de emprego desde o momento em você começou a prestar serviço de forma continua, mediante uma remuneração e recebendo ordens, então tenho plena certeza que você está sendo vítima de assédio moral em estágio inicial, no entanto acredito que você deve aguardar pelo menos 1 mês para entrar com ação e neste período tentar reunir provas do que está relatando, para que seu pedido seja embasado em provas que comprove a realidade dos fatos por você narrados, portanto te afirmo que o fato de não ter a carteira assinada não tira de você o direito de recorrer a justiça do trabalho para assegurar indenização pelo assédio moral que estás sofrendo, se não que sentido teria a existência da Constituição Federal e as leis trabalhistas se estas pudessem ser descumpridas pelo empregador com a simples ausência da formalidade de assinar a carteira de trabalho do empregado/trabalhador, voltaríamos ao trabalho escravo e explorador...Procure um bom advogado que ele irá te orientar melhor...

    ¬ Responder
  • Adé

    22-09-2014 às 11:20:51

    Ontem o meu chefe me deu um abração e ao me abraçar encostou suas partes intimas em mim ainda pegou na minha bunda e apertou, posso pedir para que ele me demita com todos os meus direito pq não tenho cara pra olhar e nem conversar com ele mais.
    ME AJUDEM POR FAVOR

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-09-2014 às 00:40:48

    Oi, sim pode! Caso ele não dê a sua conta com todos os direitos, então, entre com rescisão indireta.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • ABC

    13-09-2014 às 13:24:33

    Bom dia.
    trabalho em uma empresa, em que sou gerente. tenho inúmeras reuniões de exigências, críticas da loja, tenho que mandar o grupo deixar tudo em dia o tempo inteiro. Percebi que a equipe não vê a empresa e sim a mim- mandona...
    tive inimizades, por fazer as exigências do cargo, imputadas pela empresa... aqui a cidade é pequena e sinto mal estar por isso.
    Em visita a loja pelo dono da empresa ele não gostou de umas coisas que um funcionário havia bagunçado... e expôs esse fato em reunião de líderes de toda a rede (todo o estado estava lá)... Ele não citou o nome da loja, mas disse no microfone que visitou a loja e que mesmo com o investimento não haviam entendido, que estava uma vergonha... colegas do meu lado sabiam que era da minha loja... e que sempre foi levada em dia. fui exposta... estou depressiva, em tratamento, pois o cargo exige demais e só angariei antepatia dos colegas. não me sinto mais em condições de trabalhar no ramo (e sou graduada), quero abandonar esta profissão.
    Para completar o funcionário que fez a bagunça na loja, acaba de ser chamado para ser subgerente pela empresa, para responder comigo pela equipe...
    O que devo fazer, cabe alguma ação?




    ¬ Responder
  • Inacia Dias

    17-09-2014 às 15:22:51

    BOA TARDE
    trabalho numa empresa há 12 anos como gestora! há cerca de dois anos entrou um chefe que me tem feito a vida negra´além de me despromover para dar lugar a uma pessoa que eu dei formação, diz-me que me vai controlar todos os passos, embora eu nada faça de mal estou há beira de um esgotamento,já não sei que fazer, não me cumprimenta, tirou-me todos os trabalhos que fazia directamente para ele, vai agora haver formação eu não fui convocada mas sim todas as colegas inclusive quem não está efectiva embora o dito senhor soubesse que eu queria muito fazer aquele trabalho, sou humilhada todos os dias até pela colega que ficou no meu lugar, não sei mais que fazer não durmo só tenho pesadelos e tenho medo dele. já pensei ir para a justiça mas é tão cobarde que tudo o que me diz é sempre quando estou so e não sei como me defender1 embora ultimamente como disse atras nem me dirige palavra eu penso que me faz isto para me levar á exaustão e eu sair mas é lamentável depois de tanto ter dado aquela empresa. que devo fazer? OBRIGADA

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-09-2014 às 16:37:34

    Oi, você pode solicitar rescisão indireta contra a empresa pelos danos morais sofridos na delegacia regional do trabalho. Tente gravar a conversa, ter testemunhas, enfim, precisas ter provas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    14-09-2014 às 05:31:14

    Olá, conforme o que você expus, essa pessoa deveria ter sido punida e nem deveria assumir o cargo de subgerente. Portanto, para que você saia com todos os seus direitos podes dar uma rescisão indireta à empresa pelo constrangimento que passaste.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Lara Silva

    12-09-2014 às 05:21:41

    Trabalho em uma empresa que proíbe os funcionários de fazer consultas medicas durante o expediente mesmo com a apresentação do atestado, a empresa fornece todos os planos (saúde e odontológico), porém, proíbe o funcionário de usa-lo e se ausentar da empresa para consultas e/ou tratamento. Caso o funcionário se imponha, a gerencia faz pressão psicológica dizendo que isso não fará bem a imagem dele junto aos seus superiores, há casos que o funcionário tenha que compensar o período ausente trabalhando durante o seu horário de almoço e ainda sim é obrigado a apresentar o atestado medico. O que deve ser feito nesses casos? Quais os problemas que isso pode trazer para a empesa? Há algo na lei que fala que essa atitude é ilegal? Por favor me respondam.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    14-09-2014 às 05:26:20

    Oi, isso é totalmente ilegal. Eles não podem agir dessa forma em relação às consultas médicas fora do expediente. O que pode ser feito é ter uma cláusula no contrato e de comum acordo com o sindicato da empresa. Essa de trabalhar no horário de almoço também é inaceitável, pois segundo a lei trabalhista, o empregado tem esse intervalo de direito. Recomendo que você procure alguma delegacia do trabalho para denunciar o ocorrido, de forma anônima ou que saia desse trabalho com rescisão indireta.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • thais

    11-09-2014 às 19:11:16

    olaa eu trabalho a 1 ano e 8 meses nesta empresa e desde que descobri que estava gravida o gerente me trata mal com má resposta, esses dias ele me falou nao é só porque estou gravida q eles nao podia me manda embora que pode,e esses dias eu tinha medico ai avisei que tal dia tinha medico, ai o gerente me falou: vc da trabalho em, sabe eu to cançada de tanto me trata assim poderia me ajudar... obrigada

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    11-09-2014 às 20:33:36

    Olá, Thais. Você pode mover uma ação judicial por dano moral. A empresa não pode demiti-la e nem coibi-la. Leia mais:
    http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/danomoralnoemprego.htm
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • FRANCIELE

    11-09-2014 às 17:55:17

    Boa Tarde, tenho dois colegas de trabalho que falam mal de mim pelas costas. Há alguns dias achei sem querer o telefone de um deles escondido gravando as conversas que eu tenho na sala quando ele não está. Isto pode ser caracterizado como invasão de privacidade ou algo mais?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    11-09-2014 às 20:26:43

    Olá, pode sim! Se quiser, poderá processá-los por infringir sua privacidade. Leia mais:
    http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/danomoralnoemprego.htm
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Safira

    10-09-2014 às 17:15:12

    Eu trabalho em call center e meu supervisor vive me perseguindo, ele diz que nao e ontem ele me deu uma suspenção de dois dias por eu ter levantado do meu lugar e ido falar algo com outra pessoa em outro corredor, disse que levantei sem autorização e deixei o cliente nem 2 minutos sozinho, isso não é certo né ? ele nao poderia me dar suspenção por isso ? preciso de resposta urgente , agradeço muito!!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    11-09-2014 às 20:16:35

    Olá, ele não poderia ter te dado suspensão não. Primeiro é dado uma advertência verbal e depois, por escrito. (só depois é a suspensão). Você pode denunciar a empresa ou sair pedindo rescisão indireta com todos os seus direitos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • DANIELA

    08-09-2014 às 15:58:29

    oLÁ PRECISO SER ORIENTADA POIS É A PRIMEIRA VEZ QUE PASSO POR ESSA SITUAÇÃO E NEM SEI O QUE FAZER. ACABEI DE ENTRAR EM UMA EMPRESA AUTOPEÇAS, TRABALHO NO RH, ESTOU NA EXPERIÊNCIA AINDA. MAS,EM MENOS DE 1 MÊS O DONO PASSOU A ME TRATAR MUITO MAL, ELE GRITA COMIGO E EU NEM SEI O Q FALAR.
    ESSE MÊS FIZ A FOLHA DE PAGAMENTO ENVIEI PARA O CONTADOR E ELE ME ENVIOU OS HOLERITES, PASSEI PARA ELE QUANTO ELE TINHA Q PAGAR PARA CADA FUNCIONÁRIO E ELE BRIGOU COMIGO POR Q EU COLOQUEI O DSR PARA ELE PAGAR E EU TIVE QUE FAZER UMA FOLHA DIFERENTE ONDE ELE NÃO COBRA O DSR. OS FUNCIONÁRIOS NÃO RECLAMAM POR MEDO DE SER MANDADO EMBORA. FUI INFORMADA PELOS COLEGAS QUE ELE FAZ ISSO DIRETO, PORÉM SE VC FALTAR ELE DESCONTA O DOMINGO.
    O QUE DEVO FAZER, NÃO CONSIGO TRABALHAR BEM NESSA SITUAÇÃO MAIS PRECISO MUITO DO TRABALHO.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    11-09-2014 às 20:07:54

    Olá, você pode denunciar a empresa por não pagar o que é de direito dos empregados (de forma anônima) na Delegacia Regional do Trabalho ou pode sair do emprego com rescisão indireta.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • margareth

    05-09-2014 às 20:31:06

    estou trabalhando a 3 meses em uma casa de repouso o dono e muito antepatico grosso mal educado e ele disse que vai fazer eu pedir a conta por conta de uma discussao que tivemos ele me proibiu ate mesmo de sair da cozinha nao sei o que fazer nao tem conversa com ele eu ja tentei o que faço?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    07-09-2014 às 23:41:16

    Olá, bem ele não pode coibi-la de pedir demissão, jamais! Você pode processar a empresa. Mas, com isso você pode ir na delegacia do trabalho e solicitar o pedido de rescisão indireta. É como se você desse a conta à empresa, ao invés da empresa dar-lhe a conta, ok?
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Leizere

    03-09-2014 às 14:21:11

    Olá, bom meu esposo assinou duas advertências (do dia anterior e outra no dia) no mesmo dia, dizendo que ele havia de recusado de fazer o seu trabalho.Em uma ele concorda que não fez, passado uma semana o gerente dá uma suspensão alegando que ele saiu cedo.Correto! Nesses ocorridos sugeriu que meu esposo subisse e ele mesmo pedisse sua demissão. (Inconveniente).O gerente alegou para os companheiros de trabalho dele que queria mesmo é mandar ele embora por justa causa.Sendo que antes disso só havia pedido para que o gerente o mandasse embora para nos ajudar pois teremos nossa filha mês que vêm, o gerente se recusou e disse que não tem motivos nenhum de manda-lo embora. Esses fatos podem ser considerados assédio moral no local de trabalho?
    Grata!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    04-09-2014 às 14:42:08

    Olá, Leizere! Com toda a certeza! Só o fato dele coibir, forçar a pedir a conta já se torna um assédio moral no trabalho. Um ato isolado de humilhação não é assédio moral. Este, pressupõe: repetição sistemática
    intencionalidade(forçar o outro a abrir mão do emprego)direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório) temporalidade (durante a jornada, por dias e meses)degradação deliberada das condições de trabalho
    Leia mais:
    http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/assediomoral.htm
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãozadina

    01-09-2014 às 16:42:52

    Oi, tenho um ano de empresa e cheguei atrasada por 6min e minha encarregada pegou meu papel do ponto e grampeou em um comprovante de atraso. Me recusei a assinar, pois venho sofrendo perseguição da parte dela, pois a denunciei ao gerente por desrespeitar um cliente e por fazer pouco caso. A partir disso, a mesma junto com mais outras, começaram a me perseguir, e um outro encarregado irritado com minha atitude gritou comigo como forma de me intimidar. Pode isso?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    01-09-2014 às 21:04:29

    Não pode. Primeiro, toda empresa tem pelo menos 15 minutos de tolerância no trabalho. Segundo, o fato dela a perseguir é cometer uma infração moral e você pode colocá-la na justiça por ofendê-la moralmente. Mas, terás que ter como comprovar, não pode ser apenas por boca, tens que ter testemunhas, gravações ou algo do tipo.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Douglas Eduatdo

    16-08-2014 às 03:55:06

    Olá ,
    Estou sofrendo uma perseguição pela minha Ex.Coordenadora .
    Eu era o departamento dela , porem recebi uma proposta de um dos sócios da empresas para ingressar em um outro setor , deste modo eu aceitei. Porém depois que tomei essa decisão as coisas ficaram mais complicadas em nosso convívio de trabalho , pois as maneiras que ela acaba falando causa é de uma forma grosa e na fretes das pessoas cousando de uma certa forma um constrangimento a minha pessoa , quando eu era do setor dela ela me tratava mal mais não igual está me tratando hoje me dia. isso esta me trazendo alguns problemas emocionais pois todas as vezes que eu lembro dela falando minha vontade é de chorar e até mesmo de pedir demissão.Gostaria de saber se é possível processar essa pessoa por esses atos sem prejudicar a empresa?!
    No aguardo de seus comentários.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    17-08-2014 às 13:01:44

    Você pode processá-la por danos morais como pessoa física mesmo. Mas, assegure-se de ter provas, pois terás que ter algo que comprove seu mau procedimento com você!
    Leia mais sobre isso aqui:
    http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/danomoralnoemprego.htm
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • simone

    12-08-2014 às 21:03:56

    ola, fui demitida , e eles pegaram na hora o meu cartao de transporte , e ao ir almoçar bloquearam tb na mesma hora o meu cartao de refeição. pode isso ????

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    13-08-2014 às 13:10:38

    Pode sim! Você já foi desligada, portanto, não tem mais vínculo algum com a empresa.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Indianara Vanessa dos Santos

    12-08-2014 às 16:52:42

    Ola? gostaria de saber se é possível o medico cancelar atestado.
    - fui no hospital usei o plano q a empresa deu,gasto 94 reais pela consulta,machuquei meu pulso e o medico do hospital me deu 2 dias de atestado,fui na empresa levar o atestado (e é obrigatório levar o remédio pra ele ver,acho um absurdo,a receita também,e o comprovante de compra) chegando la o medico da empresa me olha e diz q so me da um dia e o outro sera vamos dize cancelado ,isso pode???

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    12-08-2014 às 20:18:58

    Olá, ele pode sim anular se contestar que sua doença não precisa de 2 dias. Acredito que foi isso que ele observou e por isso, a deu apenas 1 dia.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • JONHERIKSON ESTRELA SANTOS LIMA

    11-08-2014 às 04:31:55

    Boa noite eu fui demitido de uma empresa de vigilantes porque fui falar para o gerente geral de um shopping que eu estava todo dia na minha escala de trabalho saindo 30minutos depois do meu horario, e o supervisor quando eu falei para ele que jatinha passado do meu horario ele mandor eu abadonar o meu posto, o que faço?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    12-08-2014 às 19:52:03

    Oi, pegue todos os direitos que tem, pois não merece trabalhar mais nessa empresa. Só fique atento quanto às verbas trabalhistas e se você tem mais de 6 meses terá direito ao seguro desemprego. Se preferir, espere receber todas as parcelas ou procure outra empresa.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • lUCIENE

    08-08-2014 às 13:19:12

    Bom dia
    Trabalho em um uma empresa a qual sou Aux administarivo , mas no entanto tenho que fazer vendas e sou cobrada por isso , mas não recebo comissão .Toda vez que preciso faltar ou sair mais cedo da empresa tenho que comunicar com antecedencia .Ou seja como vou avisar com antecedencia se de repente eu amanhecer me sentindo mal e não puder comparecer a empresa .O que devo fazer nessa situação .

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    11-08-2014 às 05:40:40

    Bem, você nem poderia estar executando uma função que não é sua. Isso é desvio de função. Portanto, faça apenas o que lhe compete. Quanto às saídas ou atrasos, é válido todas as formas de aviso...seja de ligação, e-mail, mensagens de celular, enfim...tens que avisar ao chefe, caso precise sair mais cedo. Agora, é uma questão de bom senso pela empresa, já que você faz vendas e nem recebe por isso a comissão.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Andreza Pinto

    04-08-2014 às 23:04:00

    Como devo agir, meu gerente quer que eu saia no horário de almoço pra pagar conta da empresa, sendo que eu não tenho essa função, pois fui contratada apenas para ser secretaria. e eu me recuso, Mais depois ele agi com ignorância, e me trata mal! toda vez ele faz isso, e ainda diz que eu não sou uma boa funcionaria! me der uma explicação de como devo agir quando fico de baixo de um ambiente assim! Obrigada desde de já agradeço!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    05-08-2014 às 21:17:16

    Olá, você está certa! Não tem que ir mesmo. Agora, deixe que ele dê a sua conta. Uma hora ele vai fazer isso. Apenas, aja com bom senso e seja clara, fale com respeito.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • yara

    28-07-2014 às 11:08:01

    trabalho eu e mais 06 pa`x em uma sala que mede - 2,5 x 3,00 e colocaram uma camera com audio dentro da sala. o que faço??? muito irritada com esta situação. obg

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    30-07-2014 às 14:56:24

    Olá, a empresa pode fazer isso sim, desde que: avise ao empregado com antecedência, que essa câmera com áudio fique apenas no ambiente de trabalho, jamais em locais como o refeitório e banheiro. Bem, se você não quer ficar num ambiente assim, então, sugiro a você que procure outro. Abraços.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ana

    16-07-2014 às 20:30:05

    A diretora da instituição que trabalho falou (gravei) que não sou uma educadora comprometida, pois deixei minhas crianças fora da sala por conta de greve. Tenho passado inúmeras humilhações nesta instituição eu poderia processar?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    30-07-2014 às 14:48:48

    Oi, Ana. Pode sim! Desde que tenhas provas contra a empresa,ok? Reúna tudo o que puderes e procure a Defensoria Pública.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • cleusa

    12-07-2014 às 15:07:04

    por favor me oriente no que devo fazer meu filho trabalhou em uma empresa sofreu muito assedio moral por ser ainda de menor ela deu uma carta para que ele assinasse dizendo que tinha pagado tudo pra ele ferias e 1/3 sendo que nao pagou nao sei o quanto ela o humilhou que ele so fica nos cantos tristes e não quer procura seus direitos

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    30-07-2014 às 14:46:22

    Olá, como ele é de menor você pode tomar a frente disso e ir procurar os direitos dele. A questão é que você precisa ter provas! Não se prova nada por boca, entendeu? Se ele assinou sem receber nada, dificilmente poderá provar o contrário. Mas, você pode recorrer aos assédios morais que ele sofreu sendo de menor. Sugiro que procure um advogado na Defensoria Pública.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarcia

    09-07-2014 às 17:27:01

    Meu trabalho fica no mesmo bairro onde moro estava de licença premio e a volta seria no dia 06/07,e no dia 05/06 a colega conseguiu meu endereço e foi ate a porta de minha casa e de forma hostil falou com minha irmã que eu teria que ir trabalhar, tinha visitas em minha casa, foi muito desgastante. Tenho o email que enviei p/o chefe ,e para a colega informando o inicio da licença.Nisto liguei p/meu chefe que disse que a data teria que ser no dia 1º e não a partir do dia 07 como coloquei, ele foi grosso e mal educado ,então disse a ele porque elenão respondeu o e-mail,já que enviei no dia 02/06 ,comunicando o inicio que seria 07/06 ele em nenhum momento respondeu o meu e-mail.pedi para muda o meu dia e ele negou , e disse q eu teria q resolver em grupo,mas como rsolver se passei o email e antecipadamente e não tive nenhuma negação desta data.e achei um absurdo a atitude da colega de ir na minha casa me buscar p trabalhar e gritando.me ajude passei sendo mal fiquei muito nervosa ,pois não tive o apoio do chefe e ele já esta sendo processado por uma funcionaria por assedio moral,porem ela teve q pedir exoneração.Me oriente ,pois pedi p eu mudar de plantão e ele negou.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    10-07-2014 às 00:25:28

    É um absurdo mesmo! Sugiro que você procure outro trabalho, mas antes, entre com rescisão indireta.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • chris

    03-07-2014 às 18:33:15

    Trabalho em um Call center ha 14 anos porem algum tempo estou tentando da sair da empresa devido meu salario esta errado , pois havia pessoas que entraram depois de mim e ganhavam a mesma coisa que eu ,exercendo a mesma , tentei conversar e nada se resolveu , também exerci outra função que não a minha por 2 anos , um cargo superior ao meu sem Reajuste de salario tentei conversar também não resolveram nada.
    então procurei o advogado passei as informações entramos com processo pedindo equiparação salarial e desvio de função o processo esta em andamento ganhei a 1 estância a empresa recorreu esta em andamento , porém o setor que eu trabalhava acabou , ofereceram varias vagas escolhi uma de acordo com meu perfil passei no processo seletivo , porem a minha coordenadora informou a gestora do produto que fui selecionada que tinha processo contra a empresa e devido á isto não pude ficar neste setor , das pessoas que trabalhavam comigo 45 , 37 foram demitidos só não os antigos como eu , agora fico numa mesa sozinha sem atividade , durante todo o dia 8horas as pessoa passam e me vem lá sem fazer nada , a empresa paga meu salario , mais cortou minha comissão que já recebia por 5 anos em holerite , me sinto constrangida , estou com varios problemas de saúde , e com problemas ate de insônia o que posso fazer neste caso ?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    10-07-2014 às 00:45:44

    Nenhuma empresa pode rebaixar a função de um colaborador e nem cortar aditivos quando este continua trabalhando na mesma função. Sugiro que você recorra novamente ao Ministério do Trabalho ou entre com rescisão indireta. Você pode!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Sônia

    27-06-2014 às 20:35:40

    Boa tarde, sou funcionária pública, e trabalho a mais de 4 anos na área da educação, desde a atribuição que estou na mesma escola, que fica totalmente contra mão pra mim, então sempre deixo claro pra diretora que gostaria de ser transferida para uma outra escola mais próxima, pois tenho 3 filhos pequenos, mais ela diz que só me dará transferência se aparecer outra pessoa, porém eu sei que enquanto eu estiver lá, não irá outro. Porém estes dias foi oferecido pela prefeitura um curso onde teríamos a oportunidade de transferência, que por sinal o local de trabalho seria próximo a minha residencia, além de ter outros horários e um aumento considerável no salário, mais ela usou da sua influência e pediu a Secretária de Educação que não permita a minha saída, ou seja qualquer oportunidade que eu possa a vir a ter ela irá sempre obstruir a minha ida, as vezes me sinto como se estivesse em cárcere privado, não tenho nem mais vontade de ir ao trabalho. Isso se enquadra em assédio moral? se for o que devo fazer?

    ¬ Responder
  • Marcia

    22-06-2014 às 03:28:09

    Trabalho em uma empresa há 18 anos, os socios são casados e agora estão em litigio, de um tempo para cá a esposa vive me perseguindo pois o marido é diretor administrativo e cuida das finanças, setor em que trabalho. me agride com palavras, fica pedindo coisas que ele o marido me proibe de entregar e com isso ela me distrata e etc. estou em um ponto que sofro so de pensar em chegar o dia de segunda para voltar ao trabalho.Estou sofrendo de pressão alta, e agora com sintomas de ansiedade. fui ao medico ele me afastou por 10 dias para descansar e tomar medicação. Ela ligou para o mesmo para saber de minha saude e me ligou pedindo para voltar para uma ser re-avaliada. Isso por perseguição. o que faço? não aguento mais. me oriente por favor.

    ¬ Responder
  • Renata

    18-06-2014 às 23:39:24

    ESTOU DESESPERADA!LI O ARTIGO E ME IDENTIFIQUEI COM A SITUAÇÃO QUE ESTOU VIVENDO.VOU COMPLETAR TRES MESES DE EXPERIENCIA NA EMPRESA E DESCOBRI QUE ESTOU GRAVIDA,CONTEI AO GERENTE QUE NO DIA SEGUINTE MANDOU O SUPERVISOR ME DAR A NOTICIA DE QUE PELO FATO DE ESTAR GRAVIDA EU NAO SERVIRIA MAIS PARA O TRABALHO E QUE ME TRANSFERIRIA PARA OUTRO PREDIO FILIAL EM OUTRO BAIRRO DE DIFICIL ACESSO E TEMIDO POR TODOS OS FUNCIONARIOS ANTIGOS E JA CASTIGADOS DESTA MANEIRA QUE ME PROCURARAM PARA CONTAR QUE O MESMO FAZ ISSO COM AS PESSOAS QUE O INCOMODAM OU DESAGRADAM DE ALGUMA MANEIRA COMO FORMA DE RETALIAÇAO.FUI PROCURA LO PARA UMA CONVERSA E O MESMO ME TRATOU COMO SE EU FOSSE UMA DOENTE TERMINAL,INCAPAZ E QUE NAO SERVIA P MAIS NADA!ALEGANDO QUE EU IRIA FALTAR E QUE O FATO DE ESTAR GRAVIDA ELE NAO ME QUERIA MAIS E QUE JA HAVIA TOMADO A DECISAO!COMO SE EU NAO PUDESSE TALVEZ FALTAR NA FILIAL O QUE SERIA O MESMO JA QUE A EMPRESA É A MESMA.POREM ELE FAZ ISSO POR SER UMA EMPRESA DO ESTADO E SOMOS TERCERIZADOS O RH DA EMPRESA NAO FICA NO MESMO PREDIO E ELE MANDA E DESMANDA HUMILHA,ULTRAJA OS FUNCIONARIOS.DEI A NOTICIA DA GRAVIDEZ E NO DIA SEGUINTE JA ERA ALVO DE FOFOCAS ME SENTI UM LIXO,PARECIA QUE EU CARREGAVA UMA DOENÇA.CHOREI CHOREI E NAO CONSEGUI MAIS TRABALHAR,O MESMO PERCEBEU A SITUACAO DO MEU ESTADO EMOCIONAL E SE QUER ME CHAMOU PARA UMA CONVERSA EM DEIXANDO ASSIM PASSANDO MAL,NAO DORMI,NAO COMI E FUI TRABALHAR NO DIA SEGUINTE COM FORTES DORES E ME SENTINDO MAIS UMA VEZ UM MONSTRO!ELE INCOMODADO COM A SITUAÇAO SABENDO QUE ESTAVA SENDO AMPARADA PELOS FUNCIONARIOS MAIS ANTIGOS ANTECIPOU MINHA TRANSFERENCIA E PARA MINHA SURPRESA COLOCOU UM VIZINHO SEU QUE ACABAVA DE SER CONTRATADO A UMA SEMANA PRA OCUPAR O MEU LUGAR..DESDE ENTAO NAO CONSIGO PENSAR NO QUE FAZER DA VIDA!PENSEI EM ABORTAR,ME MATAR,PEDIR DEMISSAO TUDO POR CONTA DE TANTA HUMILHACAO.O QUE DEVO FAZER?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    20-06-2014 às 23:03:14

    Olá, sei que a situação é delicada, mas tente manter a calma e não dê confiança ao seu chefe. Você está amparada por lei e a empresa não pode demiti-la, mesmo em caso de contrato de experiência. Você também pode denunciar a empresa por maus tratos(precisa ter testemunhas) ao Ministério do Trabalho. Leia mais:
    http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/gravidez_inicio_estab.htm
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • luciana

    24-05-2014 às 12:29:06

    Trabalho em uma escola e a diretora não foi para a escola então ficaram somente os professores e uma professora se sentiu no direito de me reprender sem eu ter feito nada de errado, disse que eu tinha a obrigação de subir e aplicar uma atividade dela na frente de todos os alunos e os alunos começaram a me chamar de pau mandado pela forma como eu me tratou como eu posso agir com essa professora.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    20-06-2014 às 23:06:11

    Olá! Comunique a sua diretora do ocorrido e peça que a mesma aplique uma advertência à professora que a humilhou e ainda peça desculpas pelo ocorrido na frente dos alunos. Você também pode processá-la por não lhe respeitar.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • katarina

    22-05-2014 às 14:27:47

    olá

    minha gerente já declarou que me odeia, disse que essa diferença pode ser até de vidas passadas, fico muito triste pois nunca fiz nada pra ela ter esse sentimento por mim, ao contrario sempre a tratei muito bem,
    de um tempo pra cá achei um email ela dizendo que já que teria que me engolir que desse férias para uma outra funcionaria, ontem achei uma avaliação mensal, onde ela dizia que tenho um bom atendimento, bons números, mais não me adapto ao esquema da loja, preciso trabalhar o gênio, agressiva, fica difícil de conviver, carta de advertência( mês passado discuti com uma funcionaria que é amiga dela, tenho receio até de ela ter sido instruída por ela pra ela poder aplicar a advertência), tratamento o mais profissional possível, gostaria de saber oque ela precisa dizer ou fazer pra eu processa-la por danos morais obrigadaaa

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    20-06-2014 às 23:13:34

    Olá! Você pode processar por ação penal ou indenizatória, ou os dois. Mas, você precisa de provas dos atos dela contra você para então procurar um advogado a fim de lhe orientar melhor em como proceder. É essencial a presença de um advogado, você pode conseguir na Defensoria Pública de sua cidade, sem ônus algum.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • luiza

    14-05-2014 às 02:30:12

    trabalho em um hospital ha 8 anos, no turno da noite, passei mal com muitas dores no abdomen, mas minha chefe não queria me liberar, falou que eu teria que passar por consulta no hospital, o qual teria que pagar a consulta, mas eu me recusei pois tenho plano de saúde, o qual não e aceito neste hospital, falei que iria com meu esposo consultar no hospital aonde e aceito meu plano, então minha chefe disse que não poderia me liberar, passei por duas horas trabalhando atendendo as pacientes, eu estava com muita dor, estava chorando com dor,foi humilhante, depois que ela viu e que as colegas de trabalho relataram pra ela que eu realmente não estava bem me, ela me liberou, mas foi muito humilhante, esta dor resultou em cirurgia de visicula, pois minha visicula estava toda infeccionada, posso entrar com uma ação contra ela ou contra a empresa? estou afastada e com receio de retornar ao serviço, pois tenho medo de perseguição.

    ¬ Responder
  • elo

    10-05-2014 às 01:17:32

    ola, boa noite, hoje eu passei por uma situação no trabalho que me fez chorar.estou trabalhando a dois meses em um condominio, sou porteira.O ZELADOR, é um safado que se aproveita das faxineiras, porteiras anteriores amim que foram mandadas embora por segundo amigos não aceitaram o acedio do zelador, mas ninguem tomou uma atitude.hoje mesmo ele tentou de todas as formas me tirar do serio me chamando de gostosa, dizendo que minha calça estava linda em mim...enfim, acabei chamando ele na portaria e o chamando de idiota, disse que nao queria que me chamasse de gostosa que isso era falta de respeito da parte dele.a resposta foi que eu tinha que ser menos nervosinha e me soltar mais e que o ambiente de trabalho precisava ser bom e eu tinha que me dar bem com meus amigos de trabalho, ao contrario eu ia continuar sendo mandada embora.Tentei explicar pra ele que ele podia ate me mandar embora mas quieta eu nao iria ficar.

    o que faço?nao sei lidar com isso e vou acabar brigando com o meu patrao.preciso saber como lidar com isso pois chorei muito hoje.

    ¬ Responder
  • elo

    06-08-2014 às 03:53:54

    ola, eu fui demitida do emprego por nao aceitar certas brincadeiras, como do tipo...HOJE VC ESTA GOSTOSA, ou POE AQUELA CALÇA QUE TE DEIXA GOSTOSA, ENTRE OUTRAS BRINCADEIRAS QUE COLOQUEI UM BASTA.Ele alegou o motivo de estar me demitindo, enventando estorias e eu tenho uma gravação dele me chamando de gostosa.O QUE DEVO FAZER?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    06-08-2014 às 16:16:47

    Reúna tudo que tens, as provas e faça a denúncia ou faça uma ação por danos morais contra a empresa. Vá até a justiça do trabalho.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • elo

    09-08-2014 às 02:44:38

    fui demitida dia 26/07/14, sera que é tarde demais pra eu entrar com a ação?obrigada

  • elo

    30-07-2014 às 11:34:11

    ola,gostaria muito de obter ajuda.Fui demitida devido ao acedio que nao aceitei e fui mandada embora.o que fazer

    ¬ Responder
  • liziane

    04-05-2014 às 03:57:17

    hj fui humilhada ,ofendida,caluniada,maltratada e muito mais no hospital q trabalho pelo medico, disse a padrao q eu maltratei sua paciente e esta desmentiu td mas ele m mandou embora verbalmente n justa causa oque posso fazer eu nunca tratei paciente mal ate por isso a propia paciente m defendeu

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLiziane

    05-05-2014 às 10:55:30

    isso aconteceu agora a pouco estava de plantao e as 23e 38hras ocorreu isso fui a uma delegacia fazer boletim de ocorrencia por humilhaçao,constrangimento mas o policial m disse q so amanha,por ele ser medico tenho certeza q ninguem ira m ajudar oq faço
    pedi licença p padrao e vim embora pois estou muito nervosa

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    04-05-2014 às 04:17:10

    Se ele a demitiu, isso teria que ser assinado, por escrito. De nada vale ser demitida verbalmente, a empresa ou o médico poderá estar agindo com má índole. A Rua Direita orienta que, caso não lhe pague todos os seus direitos ou que você se sinta prejudicada, então, deverás procurar a Justiça do trabalho e levar a testemunha que a defendeu como prova a seu favor.

    ¬ Responder
  • Thais

    02-05-2014 às 21:48:46

    Boa Tarde!
    Trabalho em uma empresa onde eu conheci o rapaz e começamos a namorar, só que tem uma gerente que nos persegue e fala que a gente fica muito próximo só que trabalhamos em departamento diferentes e ficamos muito distantes. Teve um dia que conversei com ela e perguntei se ela tinha alguma coisa contra mim e ela me disse que não, mas tinha com o meu namoro. A gente só conversa com telefone ou na hora do almoço, mas não ficamos nos agarrando e nem se beijando e sim conversando como colegas de trabalhos e mesmo assim ela pega em nosso pé e fica falando da gente para outras pessoas. Eu posso processar a empresa ou a gerente. Fico no aguardo de uma posição.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    04-05-2014 às 04:11:40

    Olá, Thais. Nenhuma empresa pode proibir um namoro na empresa, mas tem que ter cautela e discrição no ambiente de trabalho. Conforme como você descreveu, não haveria o porquê dela pegar no pé, então, ela pode estar infringindo a lei dos danos morais. A Rua Direita sugere que leia este artigo que saiu do Fantástico e que traz dicas muito boas em casos como o seu.

    http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/04/justica-indeniza-funcionario-demitido-por-namorar-colega-de-trabalho.html

    ¬ Responder
  • lucas

    26-04-2014 às 12:53:38

    outro dia estava no meu setor e um coordenador entrou pra falar com um colega meu de trabalho, deixei meu celular gravando e sai da sala, no audio ele fala que estou prestes a ser demitido e que sempre durmo no setor e nao faço nada, posso entrar na justiça por isso? grato...

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    30-04-2014 às 20:17:09

    Oi, você precisa enquadrar-se dentro da lei a respeito do ocorrido para, então, entrar na justiça. A empresa poderá alegar o uso do celular infringindo as normas da mesma. Ou seja, o jogo pode virar contra você. Então, a Rua Direita o orienta a procurar um advogado a fim de tratar disso com um certo cuidado. Que tipo de ação será contra a empresa? Danos morais? Essas e outras perguntas deverão ser esclarecidas antes de colocá-la na justiça.

    ¬ Responder
  • Eli

    22-04-2014 às 17:04:13

    Tenho filhos gemeos, e em um deles "dor de ouvido" nessa madrugada.Levei ao pronto atendimento, foi receitado um medicamento, mas ele chorou durante a madrugada de dor. Hoje nao fui trabalhar, pq durante a noite mal dormi e não acordei. Minha pergunta é: a Empresa onde trabalho pode me ligar querendo saber pq nao fui trabalhar?( foi o que aconteceu).

    ¬ Responder
  • ALESSANDRO SILVA SOARES

    24-04-2014 às 19:41:18

    TENHO OITO ANOS NA MESMA EMPRESA,A MAIS OU MENOS DOIS ANOS ATRAS,O DIRETOR DA LOJA QUE TRABALHO,ME FEZ UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO DE CARGO;ME DISSE QUE EU SERIA O CHEFE DE DEPOSITO. ACEITEI POIS PARA MIM ESTAVA SENDO UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO NA EMPRESA. O DIRETOR REUNIU TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA LOJA E DESTACOU QUE A PARTIR DAQUELE DIA EU SERIA O NOVO CHEFE DE DEPOSITO. NAQUELE MOMENTO FIQUEI ORGULHOSO DA EMPRESA QUE TINHA RECONHECIDO O MEU TRABALHO,MAS DEPOIS DE CINCO MESES ENTREI DE FERIAS POIS JÁ ESTAVA PROGRAMADA ANTES DO FATO,E QUANDO VOLTEI DESCOBRI QUE O DIRETOR DA LOJA TINHA SIDO SUBSTITUÍDO POR OUTRO DIRETOR, DIRETOR ESTE QUE AO ME VER SIMPLESMENTE DISSE QUE AQUELE CARGO QUE O OUTRO HAVIA ME PROMETIDO NÃO EXISTIA NA EMPRESA. E SÓ UM RESUMO DO QUE DE FATO ACONTECEU. A PERGUNTA E: COMO POSSO TRABALHAR DIREITO NESTE AMBIENTE DE ATE HOJE AINDA ESCUTO RISADAS QUANDO LEMBRAM DA VERGONHA QUE PASSEI MESMO ESTANDO EM OUTRA LOJA DO MESMO GRUPO. NÃO QUERO PEDIR DEMISSÃO!!! POSSO DAR UMA JUSTA CAUSA NA EMPRESA QUE TRABALHO????

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 21:20:56

    Oi, Alessandro. A Rua Direita o orienta a proceder legalmente. Você pode sim dar justa causa na empresa, isso se chama Rescisão Indireta, mas dentro da lei. No caso, você foi iludido a respeito de uma cargo que a empresa não cumpriu, então, pode entrar com ação trabalhista. Segue o link para mais detalhes:
    http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/despedida_indireta.htm

    Sucesso pra você!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 17:51:22

    Eli, a empresa pode sim! O correto seria o próprio funcionário dar uma justificativa à empresa, avisando que não iria por conta da doença do filho. Como não aconteceu isso, então, a empresa tomou a iniciativa de ligar.

    ¬ Responder
  • joao victor

    10-05-2014 às 14:47:57

    Sophia bom dia

    Ha sou menor de idade e fui forçado a trabalahr ate as 22:30 todos os dias sem receber nada a mais por isso quando eu fui reclamar para eles, me diceram para mim aparecer com o advogado para eles me darem a conta.
    eu pedi para ser desligado da empresa eles me oferreceram um cargo de emcarregado e isso incluia fechar o caixa e a loja com responsabilidade total em tudo oque acontecia la meu holerite nunca mudou, a um tempo atras eles mensionaram que nao pagaria feriado e o dono da loja que estipulava se ia pagar ou não e a resposta dela sempre é não eles me chaman para conversar com gravador e tentam me induzir a pedir a conta eu tirei foto das msg que eles me mandavam dizendo que nao pagavam feriado mesmo com a apresentação na lei e colocaram a culpa no sindicato.
    toda vez que eu vou comversar com ele, tenta me iludir dizendo que eu nao posso reclamar pq eu sou emcarregado da loja. eu guardei todos os holerites provando que eles nao pagavam feriado e quando eu vou conversar com eles me falam bem assim. "João agente não vai te mandar embora, se você quiser sair a porta esta aberta para a hora que você quiser" tudo isso quando ele esta gravando mas quando ele não esta ele me fala assim "Ou você pede a conta ou pede pro seu advogado vir falar comigo e outra tres advertencias eu te mandi embora sem direito

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    10-05-2014 às 17:37:38

    Olá João, a Rua Direita orienta que faça tudo dentro da legalidade, pois a empresa poderá lhe prejudicar mais e usar a situação contra você. Não permita que isso aconteça, pois é justamente isso que muitas empresas fazem e o empregado sai do seu trabalho sem direito algum, então, muita calma. Você pode se dirigir a uma Delegacia Regional do Trabalho, munido de todos os documentos a seu favor e dar uma rescisão indireta (está dentro da lei). Segue a lei de amparo ao trabalhador nos casos como o seu...
    http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/despedida_indireta.htm
    E, olhe na maioria dos casos, o empregado sempre ganha a causa!
    Boa sorte pra vc!
    Cumprimentos,
    Sophia

  • SophiaSophia

    15-04-2014 às 22:57:28

    Isso é um assunto de suma importância e vemos acontecer sempre, principalmente, escritórios. Adorei seu texto, parabéns!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Natália

    25-03-2014 às 17:20:03

    Trabalho numa empresa distribuidora de alimentos há 1 ano e 5 meses, gosto muito do meu trabalho, mas de um tempo pra cá eu venho sofrendo assédio moral por parte de alguns colegas, na hora do almoço (nós almoçamos na empresa mesmo), aí eu vou colocar sal na minha salada, uma colega minha implica comigo porque na minha comida tem sal demais... ah tenha dó... cada um que cuide de si né... eu só não peço demissão porque preciso trabalhar, estou juntando dinheiro pra sair de casa... mas minha paciência tá esgotando... que coisa chata!

    ¬ Responder
  • Leonardo Silva

    05-03-2014 às 00:48:33

    uma pessoa do meu trabalho fica toda hora passando a mão em minha bunda e min chamando de gay e de bixa
    já faleí com meu chefe mas ele não faz nada ih agora

    ¬ Responder
  • Mara

    21-02-2014 às 18:29:39

    Boa tarde,
    Sou professora em uma escola particular e uma das professoras tem me causado grandes constrangimentos. Nas reuniões de funcionários, ela levanta dúvidas sobre meu comportamento com os alunos dizendo que sou agressiva, que faço bulluyng, que tem mãe até querendo me bater (mas quando questionada, diz que não pode falar quem é)ela tem falando de mim para alguns pais, fico muito frustada pois minha profissão é minha vida. Existe algum meio legal que eu possa usar para força-la a parar? Desde já, agradeço.

    ¬ Responder
  • luciana

    13-02-2014 às 18:40:23

    olá estou me sentindo assim tudo que diz sobre o assedio não em relação ao assedio sexual mas o abusivo por parte dos superiores trabalho na empresa de cal center a 2 anos e7 meses o produto pelo qual trabalhava acabou e fui colocada para um novo fiz o treinamento e me colocaram para trabalhar sem crachá sem colete ou login e senha nada comprovava que eu estaria na empresa depois recebi o crachá mas não estava cadastrado quando me deram até então não tinha ciência que tinha que cadastra-lo fui trabalhar no fim de semana domingo na segunda minha supervisora que até o momento em que ela me questionou a presença no domingo não sabia que era minha nova supervisora ela então afirmou que eu não teria ido trabalhar ela alega não ter me visto no dia porem não tem como provar que não fui pelos motivos que já citei e eu não tenho como provar também pelo mesmo ficou neste impasse mas a mesma levou a gerencia que me passou uma suspensão não aceitei e não assinei voltei na gerencia expliquei a situação ela cancelou suspensão porem não conformada a supervisora criou casos desconfortantes para meu ambiente de trabalho pois a desconfiança por parte de seus amigos os supervisores que questiona odo tempo se fui mesmo no dia informado e alegan também que não me vira depois de tudo disseram que não me vira mas era como se não tivesse la pois não me deram login como disse em fim eles não tem como provar que faltei e eu não tenho como provar que fui eu posso levar punição baseado no que o supervisor disse ja que virou questão pessoal por eu tela confrontado informando que fui trabalha apesar dela dizer ao contrario?

    ¬ Responder
  • ronaldo tadeu de souza

    23-01-2014 às 10:41:51

    Bom dia.
    Tenho 55 anos e trabalho no setor de projetos de uma empresa privada a quase 15 anos. de uns 04 anos pra cá, houve muitas mudanças na empresa,mudança mais no que tange funcionários, hoje tenho um novo chefe e novos colegas de trabalho. Este novo chefe, não me atribui mais funções que fazia antes, passando a funcionarios novos que entraram junto com ele praticamente. sinto uma descriminação devo falar com ele tipo abrir o jogo? passo semana sem nada a fazer e o chefe não me pergunta nada. tenho vontade de sair sem avisar devido esta pressão que venho passando. qual seria o melhor procedimento de minha parte?
    agradeço me enviar no meu e-mail uma melhor posição a ser tomada.

    Obrigado.

    ¬ Responder
  • Andressa

    19-12-2013 às 17:43:16

    Ontem estava trabalhando até então tudo ocorria bem, quando chegou minha ex patroa me em sutando e der repente começou a me gritar no mesmo estante a gritei também, e ela me chamou de ''vagabunda'' na mesma hora eu parei olhei pra ela e perguntei eu ou o que? e ela repetiu é isso mesmo, eu disse ok agora nos vamos para justiça porque você vai provar que eu sou vaganunda! E peguei minhas coisa e me retirei da empresa dela. Agora como devo prosseguir em qual processo essa situação se em caixa. POR QUE IMPUNE EU NÃO VOU DEIXAR! Me ajudem por favor!

    ¬ Responder
  • Lorrainne

    29-10-2013 às 02:39:04

    Posso ser mandaa embora, porque faço faculdade e tenho pedido um horario fixo a tarde para não faltar?

    ¬ Responder
  • Joao

    21-10-2013 às 00:50:41

    quando o mesmo casal trabalha em uma empresa que presta serviço para o estado e um dos conjuge é transferido para outra cidade, visto que o casal tem uma filha recem nascida, sendo que o casal só reside nas duas cidades por vinculo do emprego, ou seja não tem nenhuma parentela no local, qual procedimento pode ser tomado para que os mesmo continuem juntos ou possam estar em municipios mais proximos?

    ¬ Responder
  • cleide

    04-10-2013 às 18:49:13

    Estou trabalhando em uma empresa tercerisada no shopping, porem nestes dias levei uma suspensão, porque meu supervisor me pegou no banheiro, falei pra ele que estava esperando o banheiro desoculpar para eu usar, ele não acreditou em mim chamou a encarregada pra ver o banheiro e me levou até sua sala tentei explicar pra ele que eu ia usar o banheiro como ele não queria agreditar em mim elevei o tom da voz ele disse que desrespeitei ele me suspendeu mas eu não fiz nada de errado além de me defender.
    Acho engraçado que a uns meses reclamei pra ele que a encarregada me gritou ele não tomou atitude alguma mas quando é a com a gente rapidinho levo uma suspensão agora fiquei ciente que na primeira reclamação que eu fizer vou levar uma advertência ate ele me dar três suspenção pra mim ter uma justa causa me sinto triste poxa eu não fiz nada e que injustiça espero uma resposta mais animadora que me tire dessa. agradeço desde já.

    ¬ Responder
  • anderson

    26-09-2013 às 12:55:06

    Bom dia,eu trabalho em uma empresa terceirizada da oi e meu lugar de trabalho é realengo ,sendo que ontem meu supervisor chegou pra mim e falou que eu iria ter que trabalhar em são Conrado durante uns 15 dias aproximadamente no minimo,eu falei com ele que para mim ficaria ruim porque estudo e complicaria minha vida porque é muito longe da minha casa,se eu fosse iria acabar faltando nos meus estudos e ele me disse que o coordenador falou se eu não fosse para la eu ficaria na falta,que eu não poderia ir pra realengo,eles podem me obrigar a ir trabalhar a no lugar que eles quizerem sem me perguntar se daria para mim ir pra outro lugar apenas me jogar pra la?

    desde ja agradecido

    ¬ Responder
  • Marcelo

    23-09-2013 às 03:32:54

    Trabalha a 4 anos em ambiente de vendas, só eu de homem com trabalhamos com vendas . A gerente protege as meninas tira minha vendas dizendo ser delas me provocam e quando respondo logo me vem dizer que estou errado . A gerente após me julgar quando me defendia . Disse a ela se assim ela achasse melhor me despedisse ela disse que não e me deu uma advertência posso processar a empresa ? ainda trabalhando não recolhem os beneficios correto somos pagos pelo piso e o rentante por fora. estou no prejuízo.

    ¬ Responder
  • Adriana

    18-09-2013 às 00:06:18

    Olå Boa noite, Li essa mensagem, e tenho passado algo com o que estå sendo falado aqui. trabalho em um escritorio comercial, no financeiro. e o dono, so fala comigo com gritos, batendo, na mesa, isso na frente de todos os funcionarios, e até aconteceu na frente de um fornecedor. pedir tarefas com uma urgência inexistente, ignorar a presença do trabalhador. e etc…
    isso nåo é so comigo. mais venho aqui querendo saber se isso é Assédio Moral?

    ¬ Responder
  • João Santos

    02-09-2013 às 23:03:37

    Um gerente de produção mandou eu calar a boca na frente dos meus funcionários ao qual são subordinados, perdi a credibilidade com os mesmos, posso processar por assédio moral?

    ¬ Responder
  • micheli

    22-07-2013 às 21:31:12

    ola ,trabalho num hospital particular,tive problemas particulares em casa com minha folha de 10 anos,a baba dela sumiu nao vem mais fica com ela para mim trabalha faltei sem sustificativa.me derao advertencia e em seguida suspensao de pois de alguns dias...so nessa semana q eu faltei outras colegas tambem faltarao sem sustificativa so eu fui punida.trabalhei o plantao todo e no final do plantao minha supervisora me deu suspensao de 2 dias...isso e asedio moral ,so eu fui punida pelas faltas e o pior trabalhei o dia todo e no final do palntao levei suspensao..obrigada...

    ¬ Responder
  • sonia de jesus lopes

    20-07-2013 às 20:29:42

    minha gerente me deu uma advertencia mas por um motivo banal mas ela criou uma situaçao em cima do caso e eu naõ tive nem como me defender tive que assinar a divertencia,eu posso processa_la.


    mesmo estando trabalhando

    ¬ Responder
  • nil

    27-06-2013 às 11:55:58

    Meu supervisor está denegrindo minha imagem perante outros funcionários via mensagens no skype no trabalho. Acontece que peguei algumas conversas dele, e tenho elas copiadas comigo. Se levar na justiça configura como perseguição? e posso processa-lo?

    ¬ Responder
  • Maria Celia

    22-05-2013 às 15:11:50

    Ola, estou há dias me remoendo..a supervisora do meu esposo me proibiu de ir na loja dele , chamou sua atençao e avisou a todos os funcionarios que não queria nenhum parente na loja, se ela soubesse que foram sem avisar antes a pessoa seria demitida.É possivel uma coisa dessas.O que devo fazer? Se puder me ajudar agradeço.

    ¬ Responder
  • rivelino

    30-04-2013 às 09:50:46

    Atualmente trabalho em um curtume em Pedra preta-MT, percebi uma diferença de comportamento por parte da administração da empresa que passaram a não me cumprimentar mais. Com exatamente 11 meses de empresa solicitei uma reunião com o gerente, supervisor, e o responsável pelo RH. Eu trabalhava das 21:00h às 07:00h do dia seguinte, exercendo a função pela qual fui contratado, e de graxero exercendo assim duas funções por turno, sendo remunerado apenas por operar a caldeira. Na respectiva reunião perguntei ao gerente eu estava sendo transferido de turno e minha carga horária continuava sendo de 220h mensais já que os dois novos contratados teriam sua carga horária de 180h mensais, desconversou. Começou a dizer que o responsável pelo RH da empresa se queixava alegando que eu não registrava certamente o horário de marca o ponto, e uma outra queixa de que eu não realizava limpeza no local de trabalho, sendo que muitas vezes o fiz mesmo quando não cabia a mim faze-lo, me cobrou que eu fizesse lixeiras para a empresa, eu já indignado lhe respondi que não era obrigado a faze-lo pois não fui contratado para este serviço, me respondeu que a empresa só ajuda quem merece, dizendo na minha cara que eu era um incompetente, por isso não merecia aumento salarial. Foi quando exclamei, quer dizer que sou incompetente não mereço aumento de salário? Os colaboradores que não possuem curso e que trabalhavam no curtimento tiveramdois aumentos de salário, e eu que exerço duas funções ou mais de acordo com as necessidades da empresa sou obrigado a trabalhar e receber um salário inferior a um salário de fuloneiro que não exige curso algum? Fez cara de desentendido,e sugeriu esquecer-mos o passado.
    Não me abalo com qualquer coisa, mas confesso que me senti muito inferiorizado, depois disso um colega que pediu para não ser involvido, disse que o responsável pelo RH disse que iria aprontar comigo. Ainda trabalho na mesma empresa porque tenho uma família a zelar, caso contrário já teria me desligado desta empresa

    ¬ Responder
  • geni

    18-04-2013 às 16:57:59

    trabalhei por tres meses em um hospital, bem no primeiro mes a chefe disse presta,presta, não presta, manda embora, bom depois disso fiquei totalmente desequilibrada,com medo de tudo de fazer qualquer procedimento, me trocaram de turno para noite, mas fiquei muito melhor por ela não esta por perto mas mesmo assim ela deu um jeito de falar mal de mim e eu fui mandada embora. Fui em outro hospital mandei currículo fiz entrevista, tava tudo certo de repente a chefe do hospital disse espera um pouco la que voce vai fazer outra entrevista daqui á pouco esperei ela me chamou e disse que não iria mais perguntei que dia que eu ia fazer a entrevista ela desconversou e disse se precisar te ligo tenho certeza de estar sofrendo perseguição, dessa infeliz,

    ¬ Responder
  • Eliezer ramos

    23-03-2013 às 20:18:39

    Um caso de assedio moral
    Eu me chamo Eliezer ramos da silva curso gestão empresarial na faculdade UNIP, e sou funcionário da empresa ELITE SERVIÇOS DE SEGURANÇA LTDA. desde o ano 2000 onde atualmente tenho a função de fiscal de operações em escala de 12x36 em um cargo de extrema confiança que sempre avança em conhecimento operacional. A aproximadamente 6 meses desde a participação direta nas operações da empresa, venho sofrendo uma serie de perseguições por um colaborador que chamado SIDNEY LEÃO DE ALMEIDA que nos mês de janeiro assumiu temporariamente o cargo de supervisor operacional de fiscalização, onde neste período foram os que mais colaborei nas implementações das operações em todos os aspectos para o bom andamento das operações, mas sempre e nunca era o suficiente para esse supervisor temporário.
    Além do mais em sua antiga posição como auxiliar operacional, e diante de todas as pessoas que trabalham nas operações este sujeito nunca foi preparado e capaz de operacionalizar este sistema de fiscalização.
    Desde estão o mesmo ao perceber que a minha pessoa dentro e fora do campo operacional na área, superava seus conceitos o referido investiu em uma perseguição funcional contra a minha pessoa dizendo que minhas atribuições como fiscal, estavam deixando a desejar e me notificava com grande frequência até a gestão de processos da empresa. Que mesmo eu realizando todas as provas e defesas convencionais, ele ficava ao lado da gestora de processos (pessoa designada de conhecimento em direito) instigando como a gestora deveria proceder me punindo e me afastando das funções e me prejudicando financeiramente e psicologicamente no trabalho mesmo eu tendo todas as evidências de comprovação por escrito e diante de todas as pessoas do quadro de fiscalização que estavam junto comigo nos fatos e também ficavam sem entender e reciprocidade da injustiça.
    Eu como fiscal em minhas atribuições não realizo qualquer ROTA DE FISCALIZAÇAO sem a orientação do supervisor operacional, assim como tudo e qualquer desvio de ROTA sempre deve ter a permissão do mesmo, então como eu fiscal Eliezer realizava alguma transgressão operacional indevida? Mesmo com todas as evidências comprovadas! E se existia uma pessoa preparada para os processos da empresa, por que ele ficava praticamente forçando a punição?
    O caso e que desde então venho sempre passando por inúmeras passagens pela gestão de processos da empresa, e sempre a pedido deste CANALHA!!! QUE SEMPRE FICA ME PERSEGUINDO... tive por muitas vezes vontade de descarregar minha arma nesse safado! Mas mantive a minha personalidade psicológica constante, mas já não sei se da próxima vez vou aguentar... Já foi cogitado entre os membros que a mesmo esta com medo de perder seu cargo para a minha pessoa, e eu que nem planejo esse cargo, eu só quero mesmo e trabalhar com dignidade e acima de tudo continuar estudando e aprendendo muito mais. Pois quem estuda cresce!!!
    PROFESSOR - observe este caso e tenho certeza da minha vitória!!!
    DESDE JÁ LHE AGRADEÇO.

    ¬ Responder
  • icaro cardoso

    11-02-2013 às 10:59:40

    Ola , fui agredido no trabalho pelo irmão da dona do estabelecimento sendo que ele é o gerente do restaurante e dei queixa ,
    como faço para proses-ar eles , sem conta que venho passando varias humilhação dele e dela na frente de clientes

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLUNA

    27-01-2013 às 15:55:13

    TRABALHO A 10 ANOS NA MESMA EMPRESA, OS FILHOS DA EMPREGADORA SEMPRE USAM DE PALAVROES ,GINGAMENTOS COISAS HORROROSAS,A MAE NO COMEÇO ERA MAIS SUAVE DE UNS TEMPOS PARA CA ELA TAMBEM E AGRESSIVA, NAO NSEI MAIS O QUE FAZER NAO AGUENTO ESTE AMBIENTE HOSTIL,ME SINTO TRISTE DEPRIMIDA, ARRASADA, DEVO PEDIR CONTA

    ¬ Responder
  • nelsin

    23-03-2013 às 02:59:59

    Olha pedir a conta não sei,mas que se possivel verifique outro emprego para se ter maior numero de escolhas ou oportunidades possiveis.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJonathan

    12-06-2013 às 17:31:04

    Arrume provas e denuncie o empregador por assédio moral!! Não deixe barato e nem pense em pedir demissão!!

    ¬ Responder
  • anonimo bradescravo

    21-01-2013 às 17:50:45

    O Bradescravo é o campeão de assédio moral. Quebraram o sigilo bancário da minha conta e de meus familiares. Como não tenho como provar, não pude entrar na justiça depois que saí. Mais vou deixar registrado aqui, para que todos saibam, que Esse Banco tem que pagar pelo que fez e vem fazendo com os seus funcionários.

    ¬ Responder
  • valdirene vilhena

    12-01-2013 às 15:46:17

    rabalhei na Empresa durante 8 meses. Dia 07/01/2013 trabalhei normal e dia 8 fui ao medico e estou com atestado medico de 14 dias a partir do dia 08. Quando fui levar o atestado fui demitida e sem dispensa do aviso previo e na carta de demissão estava dia 07/01/2013 mas não assinei nada. A pergunta é a seguinte. Eles podem demitir com data retroativa? E tambem o afastamento é devido ao trabalho , estou em depressão devido a torturas psicologicas que sofre durante todo este tempo. Por favor preciso dessa resposta pq se eles quiserem me mandar embora me dipensando do aviso previo eu aceito mas se não o que eu faço? grata

    ¬ Responder
  • valdirene Vilhena

    12-01-2013 às 15:44:06

    rabalhei na Empresa durante 8 meses. Dia 07/01/2013 trabalhei normal e dia 8 fui ao medico e estou com atestado medico de 14 dias a partir do dia 08. Quando fui levar o atestado fui demitida e sem dispensa do aviso previo e na carta de demissão estava dia 07/01/2013 mas não assinei nada. A pergunta é a seguinte. Eles podem demitir com data retroativa? E tambem o afastamento é devido ao trabalho , estou em depressão devido a torturas psicologicas que sofre durante todo este tempo. Por favor preciso dessa resposta pq se eles quiserem me mandar embora me dipensando do aviso previo eu aceito mas se não o que eu faço? grata

    ¬ Responder
  • Andre Altico

    25-12-2013 às 16:52:43

    esta resposta serve p todos , procurem 1 advogado de causas trabalhistas eles melhor que ninguem instruiram vcs

    ¬ Responder
  • wagner

    09-01-2013 às 15:35:41

    meu líder onde trabalho e quem recebe meus atestados, e já faz algum tempo q ele vem me questionando sobre eles...ele tem uma conduta difícil de se lidar , se vc ñ faz hora extras ele te muda de horário se vc faltou c justificativa ele te ameaça te colocar em outro horário q ñ teria como fazer às tarefa e deveres de pai ou chefe d família... em fim nas últimos meses tenho entregado meus atestados a ele c ordem do rh da empresa.. só q já foram descontados vários dias e o rh diz q os atestados ñ chegam até eles... e quando vou falar c meu líder ele diz q ñ se lembra e q é para eu correr atraz e neste meio tempo tenho q perder tempo e dinheiro para eles me reembolsarem nós meses seguintes.
    oq faço? como devo agir ? por favor me ajude.

    ¬ Responder
  • Jôse Lins

    30-12-2012 às 09:00:26

    Gostaria de saber o que fazer em relação ao meu chefe, há três anos faço trabamento psicologico, devido varios gritos que levei dele, tenho registrado varios e-mail onde ele me agride de forma moral, e se desfaz do meu trabalho, ja chegou até falar em reunião na presença de outras pessoas, sobre um documento que fiz, ele aprovou depois quando foram questionar ele, chegou jogar na minha cara que aquele documento perecia ser vomitado, me sente sem chão na presença dos colegas de trabalho.
    Outro dia disse em reunião eu,ele e o chefe da segurança que eu estava sem credibilidade me sinto mal, porque sou resposavel em tudo que faço, e procuro deixar isso bem transparente. Agora ele colocou uma pessoa como bode espiatorio para vir trabalhar na sede que trabalho, para a pessoa ver se há algo errado ou seja, isso mexe com minha moral, pois sempre trabalhei com honestidade eu e toda minha equipe, sou supervisora e ele é gerente geral.O que posso están fazendo gostaria de orientação, ja trabalho há 20 anos nesta empresa, hojo tomo remedio controlado devido pressões e gritos do meu superior.

    aguardo uma resposta.
    Obrigado.

    ¬ Responder
  • LÉIA

    17-11-2012 às 19:23:17

    Passei por situações de Assédio Moral na empresa em que trabalhava até pedir demissão. Fui perseguida e monitorada por uma colega de trabalho que, na realidade não era funcionária da empresa, e sim colaboradora mas mantinha uma amizade com o dono da empresa, assim dito por ele, somos amigos quando perguntei o que ela era , porque se fosse sócia eu estaria fora. No entanto,ela se achou no direito de ser a administradora e me perseguiu durante 10 meses. Eu varias vezes quis sair e ele não deixava porque dizia que eu era subordinada à ele e ela me sacaneando, articulou toda a equipe contra mim, desestabilizou meu ambiente de trabalho, os colegas mal falavam comigo e a postura de todos era a mesma, atitudes combinadas. fora bolada de miolo de pão que jogavam nas minhas costas no hora do lanche. Desrespeito total com a minha pessoa. Até que o meu chefe me tirou uma funçao na frente de 2 clientes que eu estava atendendo, ele colocou outra pessoa no meu lugar e disse para eu levantar da mesa que ele terceirizando o meu trabalho.
    Consultei o presidente da OAB da minha cidade que disse pra eu não perder meu tempo com justiça que não tenho direitos. ???
    Adoeci, estou com depressão , sensação de incapacidade para o trabalho e outros sentimentos... Eu não quero dinheiro de ninguém , penso que esse tipo de Gestão Incompetente não pode ficar no mercado de trabalho sem nenhum tipo de punição. Até quando nossas leis vão ficar no papel?

    ¬ Responder
  • carina bueno mauro

    16-11-2012 às 14:04:30

    OLa meu nome é carina, sou tecnica em enfermagem estou gravida de 6 meses e trabalho no turno noturno , era mais ou menos 05:30 da manhã quando eu estava no posto de enfermagem fazendo meu trabalho como de costume olhei para trás na janela onde tem um corredor e vi a chefe do departamento pessoal tirando foto de mim levei um enorme susto pois a 15 dias tinha entrado ladrao no asilo onde trabalho o que devo fazer , não consegui nem dormir por causa disso ...obrigada

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoA.M.S

    07-11-2012 às 20:13:12

    Trabalho numa empressa de atendimento telefonicoo receptivo, e aqui que fica doente tem seu horario de trabalho alterado, pessoas que trouxeram atestado de saude, ao retornar fora comunicados que devido a isso foi mudada horario de trabalho para 2 horas mais tarde, apenas pelo fato do atestado, contrangendo a todos que precisam do horario não trazer atestados medicos mesmo doentes.

    ¬ Responder
  • Ana Lúcia Lopes de Souza

    04-10-2012 às 17:12:34

    Meu filho trabalha em uma loja de calçados.Chegou um novo gerente em sua loja,que por sua vez alega que meu filho era protegido do ex gerente.Começou a persegui-lo,seu horario de entrada é as 8;30,ele chegou as 8;32 ele disse que ele tem que chegar as 8;20.Implicou com seu cabelo ,com sua barba.E disse que com ele é diferente o que devemos fazer,nos ajude por favor meu filho esta sofrendo e eu também ,obrigada

    ¬ Responder
  • Maria Ribeiro

    30-07-2012 às 06:43:33

    Trabalho em uma empresa, a dona nos manda constantes e-mail com grosserias, nos tratando como fossemos uns idiotas. Pede inúmeras tarefas no mesmo tempo, tudo através de e-mail. Quando nos chama tem que largar tudo e sair correndo, senão ela fica gritando. Fica falando mal de um colega para o outro, até por email ela fala mal. O que eu faço? Pois eu já não aguento mais, ela costuma perder as coisas, e antes de encontrar ela fica acusando a gente... fala que vai fazer B.O. etc... depois encontra e nem pede desculpas... eu choro todos os dias, só não saio de lá porque não tenho outro trabalho e preciso pagar minhas despesas.

    ¬ Responder
  • Tassiele LimaTassiele Lima

    02-07-2012 às 17:10:17

    Boa tarde, amigos.

    Tenho uma dúvida, segue abaixo um e-mail enviado pelo o meu DP: Senhores responsáveis,



    Gostaríamos de solicitar mais a atenção dos senhores para o que segue: temos (RH) percebido que alguns colaboradores estão utilizando o refeitório em horários não permitidos. Ou seja, estão chegando após o horário de início de suas atividades (atrasados) e ainda ficam por vários minutos tomando café e em conversas com outros colegas e/ou no celular (ocorrências estas que já vêm acontecendo há alguns dias). Lembramos que, de acordo com a cláusula 17 do nosso Regulamento Interno, dentre outras ocorrências abordadas na referida cláusula, não é permitido o uso do refeitório fora de horário. Assim, temos duas ocorrências ‘negativas’: o colaborador, além de estar atrasado, também está utilizando o refeitório fora do horário. É totalmente permitido e liberado o uso do mesmo para tal refeição e conversas (porém, também devem estar de acordo com a cláusula 34 do nosso RI, a qual diz: “Não é permitido promover algazarras, falatórios ou risadas em alto som, jogos, discussões, brincadeiras, usar palavras ou gestos impróprios à moralidade e respeito dos colegas e clientes, nas dependências da empresa”), mas dentro do horário permitido.



    Esta é uma ocorrência que precisamos fiscalizar melhor, para que não haja transtornos ao trabalho e desmotivação aos colegas que seguem as regras do nosso RI.



    Lembrando, também, que qualquer quebra de alguma cláusula do RI, é passível de medidas Trabalhistas, conforme prevê o próprio Regulamento e as Leis Trabalhistas.

    ***
    Porém hoje não contamos com um refeitório! Temos um espaço que fica de frente para o RH/DP a onde recebem os funcionários e visitantes nos momentos que estamos ''almoçando'' ou seja, ficamos constantemente constrangidos com essas situações, tirando o fato que não podemos ''relaxar'' em nossa hora de almoço conforme o departamento deixa subentendido acima.

    Gostaria de saber se existe alguma lei/artigo para que nós funcionários possamos reverter essa situação.

    Obs: não recebemos Vale Refeição para almoçar fora e contamos hoje com apenas 1 microondas para uma grande quantidade de funcionários.

    Desde já muito obrigada,

    ¬ Responder
  • CostaCosta

    01-06-2012 às 12:10:07

    bom dia ,tenho 38 anos e a dois anos, e durente esse tempo venho tentando ser transferido para o terceiro turno em função de estar fazendo faculdade durante o dia ( manhã, tarde e as vezes inicio da noite ate as 18 horas ),com muita dificuldade consegui pois já estava desperiodisado e corria o risco de ser jubilado , durmindo as vezes 3 a 4 horas por dia e em situação de extremo cansaço fiquei com o rendimento na empresa depreciado mas dentro da media , entretanto , um funcionario mais antigo do que eu no setor usando de influencia sobre os demais colegas , vem tentando me sabotar a minha conquista ,falando mau de mim depreciando minha moral e ate tirando fotos minhas em ocasiões onde acometido de cansaço acabei durmindo ( nao sei se a origem das ftos foram durante o intervalo ou em circusntancias em que eu passei do horário por cansaço , o fato é que de forma maquiavelica , dizem alguns colegas recoltados ele tirou fotos de mim e enviou ao supervisor , a data e hora podem ter sido fraudadas, meu questionamento é que providencias devo tomar juridicamente contra a empresa e o funcionario difamador , vale ressaltar que isso pode afetar minha avaliação e posso ter prejuisos materiais alem de morais e que por ser o funcionario mais antigo do que eu usa de chantagem junto a chefia por considera-lo uma peça indispensavel pela experiencia ( presumo que ele se sinta ameaçado ja que tenho mais experiencia do que ele na area mas pouco conhecimento do produto em questao.

    ¬ Responder
  • Artur de JesusArtur de Jesus

    06-02-2012 às 01:17:14

    Boa noite a todos,parabens pela materia sobre assedio moral!Trabalho em uma empresa em Barueri a 10 meses e la tem uma empresa de seguranca que a 10 meses me segue e assedia moralmente.Os carros desta empresa,sempre,ao me verem diminuem a velocidade,como a policia quando ve uma pessoa suspeita,as vezes encaram,outras passam rindo sos,debochando de mim e na maioria das vezes ficam dando voltas ao meu redor nao sei com que finalidade pois sabem onde trabalho e que trabalho,nao ando sujo ou mal arrumado,simplesmente me assediam!Nao sei a quem recorrer ou o que fazer em relacao a este transtorno.Obrigado.

    ¬ Responder
  • fabianafabiana

    05-08-2011 às 21:34:54

    minha gerente grita comigo me chama de muleca e diz que sou abusada.O que devo fazer e aonde devo procurar ajuda...Por favor me responda

    ¬ Responder
  • JoaoJoao

    27-07-2011 às 09:29:22

    Muito bom artigo. Tente evitar qualquer forma de assédio em qualquer campo e no trabalho. Se você quiser ler outro artigo sobre esse assunto eu recomendo o seguinte link: http://euquerotrabalho.com/assedio-moral-no-trabalho.html
    Abraços!

    ¬ Responder
  • aline conde costa henriquealine conde costa henrique

    01-02-2011 às 14:35:15

    sofri um assédio moral por um cara do meu serviço, o mesmo me disse palavras obsenuas e coisashorriveis na qual não gostaria de expor. Fui mandada embora por isso pois ele tinha 5 anos de empresa e eu apenas 5 meses. Então quando fui entrar na justiça, minha irmã que trabalha na mesma empresa porém tercerizada, meligou desesperada pois se eu entrasse na justiça ela seria mandada embora. agora NÃO sei o que fazer !!! A EMPRESA É UMA CONCESSIONARIA DE CAMPINAS DAHRUJ PEUGEOT.

    ¬ Responder
  • antonioantonio

    20-01-2011 às 19:03:44

    tambem sofri esse tipo de assedio , sei o que a pessoa senti é terrivel , o gerente da empresa onde trabalho me pre julgou chamando eu e outros dois funcionarios de moleque e vagabundo espero um dia poder ser indenisado por este ato

    ¬ Responder
  • Ana Paula MartinsAna Paula Martins

    26-11-2010 às 13:04:49

    Trabalho na Industria Farmacêutica. Desde o dis 03 de Fevereiro de 2008 que sofro uma constante pressão visto não ter aceite a rescisão amigavel que me apresentaram.
    Devido á pressão que sofri entrei de baixa em Outubro de 2009. Voltei ao serviço após a minha baixa ter terminado a 19/11/2010. É horrivel estar aqui. Estou sentada a uma secretária todo o dia, sem nada para fazer. Tiraram-me tudo, o que me safa é ter trazido livros e um trablho em ponto cruz para fazer. Não dá para explicar o sofrimento que é estar assim o dia todo. Trabalhava na Venda Nova (Amadora), transferiram-me para Loures (Sete Casas). Moro no Cacém tenho 2 filhos (14 e 10 anos) que na terça-feira estiveram sózinhos em casa até ás 20:30Horas e na quarta-feira até ás 10:00 horas, devido ao facto de a mãe ter que estar presente num sitio onde é obrigada a estar e que para passar o tempo e não ficar louca de todo, borda. Obrigaram-me a trabalhar mais 30 minutos/diários do que diz o meu contrato de trabalho. retiram-me o sub de almoço, não me pagam os transportes. Os meus colegas já receberam o vencimento este mês e eu nada. Vejam como os patrões em Portugal são simpáticos ....

    ¬ Responder
  • Priscilla rv Sitescarolina machado

    19-08-2010 às 23:39:56

    Olá Rogério, li sua mensagem e me interessei muito em saber que escreveu um livro sobre este tema, pois sou estudante de direito e gostaria de fazer minha monografia baseada neste assunto, mas ainda não tenho conteúdo suficiente para um correto embasamento e gostaria de ter a sua ajuda. Aguardo resposta.

    ¬ Responder
  • Joao CoelhoJoao Coelho

    02-06-2010 às 10:54:24

    @Maria Neves

    http://www.cite.gov.pt/
    http://www.act.gov.pt

    inclusive o CITE tem uma linha de apoio espectacular.
    Cumpts,
    joao

    ¬ Responder
  • SergioSergio

    23-04-2010 às 11:29:22

    Muitas mulheres são foi vitma de assedio moral, e de assédio sexual no setor publico de um modo geral.
    O assedio moral se da quando as amigas e colegas de trabalho com seus casos mal resolvidos em casa, aconselhão as "amigas" mais inexperiêntes na vida conjugal a viverem a vida com colocações do tipo "que nada boba, viva a sua vida, e deixe aquele trate pra la". Logo em sequida vem o incentivo para o assedio sexual. O chefe do setor ou pessoas oportunistas percebendo as intenções, começam a fazer graçejos e convites amigos par almoçar, a dizer que ficou com saudades, aquele velho papo que ninguem acredita mais a coisa rola.
    Portanto mulheredas, não se iludam, trepar de graça todo mundo quer, se você esta sofrendo pressão da amigas para trair seu marido isto é assédio moral, e se transou com o chefe isto é assédio sexual. Processa todo mundo.

    ¬ Responder
  • Claudio Santos de AndradeClaudio Santos de Andrade

    27-03-2010 às 21:54:26

    @ROGERIO BATISTA DE FREITAS gostaria que voce enviá-se para mim nome e editora da sua obra sobre assédio moral, pois vou fazer minha monográfia sobre assédio moral no ambiente de trabalho, e estou bibliogrfias para que eu possa ter uma boa apresentção no final do curso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRicardo

    02-03-2010 às 16:17:48

    @JP
    Em 1º lugar anote todas as agressões sofridas (dia, mês, ano, hora, colegas que observaram, conteúdo da conversa). Procure gravar as conversas ou ter provas das mesmas.
    2º Fale com os seus colegas sobre o que está a acontecer e procure saber se eles também são vitimas de agressão por parte do agressor.
    3º Procure nunca estar só com o agressor, procure estar sempre acompanhado de forma a ter uma testemunha e gravar todas as conversas.
    4ºProcura que ele lhe responda através de uma carta os motivos das agressões, tire fotocopia e envie uma carta registada com o respectivo documento para o departamento pessoal ou de recursos humanos. Guardo o comprovativo do envio dado pelos correios.
    5º Exponha o seu caso/apresente queixa no seu sindicato, no ministério do trabalho, na ACT – autoridade das condições de trabalho e procure um advogado especializado em questões laborais.
    6º Converse com o seu médico de família sobre as agressões.
    Contacto ACT : Morada
    Avenida Casal Ribeiro 18-A
    1000-092 Lisboa
    Telefone
    21 330 87 00
    Email [email protected]

    ¬ Responder
  • JPJP

    02-03-2010 às 15:16:35

    Eu sou vitima de assedio moral no trabalho, com provas escritas (mails), no entanto desconheço, onde me dirigir, e onde posso encontrar ajuda nesse sentido, obrigada.

    ¬ Responder
  • Maria NevesMaria Neves

    08-01-2010 às 20:50:27

    Eu sou vitima de assedio moral no trabalho, no entanto devido a um desconhecimento total da matéria só depois de ter visto a reportagem na RTP1 dia 6, é que me apercebi da situação, gostava de saber onde me dirigir, e onde posso encontrar ajuda nesse sentido, obrigada.

    ¬ Responder
  • ROGERIO BATISTA DE FREITASROGERIO BATISTA DE FREITAS

    06-01-2010 às 04:09:21

    Srs boa noite,
    Escrevi um livro de 190 paginas sobre Assédio Moral e suas consequëncias como a depressão, tentativas de suicídio, e desmotivação total de viver, além de quase perder meu casamento, e oriento o caminho e forma da saída do olho do furacão. Tenho todos laudos psiquiátricos e periciais do INSS como documentos comprobatórios. Sou funcionário de uma grande Industria Farmaceutica, formado em adm e estudante de Direito. Pesquisas feitas pelas indústrias revelam que depressão é o mal do século. Segundo pesquisa do INSS em 2008 tinham em benefiicio 1200 e em 2009 já chega a 1200 beneficiarios. Gostaria de uma análise para edição. Gostaria também de indicação de um profissional na área para Estado do Espirito Santo.

    ¬ Responder
  • Ana Maria

    02-04-2013 às 08:37:00

    ana maria eu trabalho em serviço a 21 anos e minha colega de trabalho sempre me provoca com coisas absurdas como ofende , me maltrata liga no horario que estou trabalhando e pergunta de outra funcionaria para me provocar me insulta e desliga o telefone em minha cara as pessoas te que ter amizade comigo as escondidas por medo dela se ela souber ela fica brava e provoca eles tamben por saber que tem amizade comigo eles tem que fazer de conta que eu não existo para ela ficar contente já me provocou falando do meu filho e familiares como meu marido e etc.

    ¬ Responder

Comentários - Assédio moral no ambiente de trabalho

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O potencial energético da biomassa no Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Energias Renováveis
O potencial energético da biomassa no Brasil\"Rua
REFLEXOS DA ALMA
Vejo no espelho uma imagem que não é minha.
Que imagem é essa?
Serei eu?
Não me parece.
É belo demais pra ser eu,
É doce demais pra ser eu,
É puro demais pra ser eu,
Então quem é?
Olho atentamente e vejo lá no fundo.
É isso! Consigo enxergar o Tempo.
O Tempo que transforma,
O Tempo que deforma,
O Tempo que acalma,
E agora, sou eu?

Não me parece.

É sábio demais pra ser eu.
É Forte demais pra ser eu.
É Novo demais pra ser eu.

Então quem é?

Olho mais uma vez atentamente e já consigo ver.

É isso! Consigo enxergar quem sou eu agora.
Sou o melhor que tem em você.
Sou a transformação causada por você.
Sou a força herdada pela maior paixão, vinda de você.
Sou o compartilhamento da tua alma.

E agora já me encontrei?
Calma, olho no mesmo espelho, e vejo.

Vejo o óbvio.
Vejo o maravilhoso.
Vejo Você.

Então eu sou você?

Não. Seria muito simples.
Viradas as páginas da vida.
Vividas ardentemente, uma a uma, por nós.
Eu só poderia encontrar no espelho.
A tua imagem refletida em mim.
Valeu cada segundo.

TEMPO

O relógio passa as horas de forma veloz,
Lá fora continua chovendo,
Quero ficar, mas a vida me chama,
Mais Tarde, quem sabe.

Se não der e meu espírito poético, me abandonar,
Vale lembrar sempre que horas o relógio marcou,
Estive aqui,

Saudades,

PRISÃO

Nossa! Estou presa.
Presa na teia do amor que nos cega.
Com as mãos atadas e a alma ateada a você.
Que medo.

Nossa! Estou solta.
A chuva cai e eu não quero voar.
O vento é forte e vai me derrubar.
Que medo.

Nossa! De repente volto contente.
A noite passou e um novo dia raiou.
É hora de voltar pro meu amor.
Enfim o medo passou e a alegria voltou.

Se estou presa, não importa, me sinto solta.
Se estou solta, me sinto presa.
Se estou longe quero voltar.
E quando enfim chego.
Só quero ficar.

Quando o dia raiou e o sol me queimou.
Tentei te encontrar.
A chuva caiu e o frio.
Queria te esquentar.
E agora?

De repente, acordei.
UFA! Era só um sonho ruim.
Tenho a certeza que sempre terei você perto de mim.

Te prendo na minha teia.
Não solto você ao vento.
Nunca vai voar sedento.
Eu te alimento.

FELIZ ANIVERSÁRIO

Se o quiser alcançar estiver distante demais,
Se o que já conquistou não é o bastante,
Se a cada dia surgir um novo caçador e te fizer caça,
Se quando quiser o sol ganhar a chuva,
Se planejar for oposto a conseguir,
Se a mente trabalhar mais do que o corpo,
Se as coisas não são o que desejou, lembre-se,

Você tem o mais importante.
O que realmente vale,
O que nos move,
E o que muitos invejam.

O amor da sua FAMÍLIA.

Que bom que você está com a gente.

Feliz Aniversário.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O potencial energético da biomassa no Brasil

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios