Aprenda a escutar o cliente
Um dos maiores problemas dos colaboradores de empresas é apresentarem os seus produtos ou serviços sem deixarem falar o cliente. Limitam-se a falar de tudo o que diz respeito ao produto, sem se preocuparem com as reais necessidades das pessoas a quem querem vender. Deste modo cansam o cliente com a conversa e não se apercebem das suas necessidades. Este é um factor de diminuição das vendas em vez de aumento. Para uma melhor performance há coisas muito simples, em especial a capacidade de ouvir e escutar os problemas. Só depois é que se deve aconselhar o produto.
Assim se quer aumentar as vendas da sua empresa deixe o cliente falar e entenda as suas reais necessidades.
Ser amigo do cliente é tão importante como vender. Deste modo há necessidade de analisar o cliente enquanto ele expõem os seus problemas.
Esteja atento a tudo para ver se o produto ou serviço se encaixa dentro das expectativas do seu cliente.
Aprenda a usar de bom senso, olhar analítico, a ouvir atenciosamente e seja sensível e predisposto.
O ideal é criar no cliente uma necessidade imediata do produto que quer vender. Se ouvir simplesmente, fica sensível aos seus problemas e necessidades. Ao contrário, se estiver só preocupado com as comissões que vai receber, em vez de ganhar perde e não cumpre as suas metas no fim do mês.
Uma das qualidades dos vendedores é exactamente a de “ saber ouvir” e não falar logo das virtudes dos seus produtos. Se o cliente não estiver receptivo não vai de certeza consumir o produto.
O melhor é ouvir primeiro o que ele tem a dizer, ouvir suas histórias e ir ao encontro do que precisa, promovendo o produto com suas reais qualidades. Depois de o cliente analisar os seus benefícios está mais receptivo à compra pois vê que o beneficia.
Para aumentar os clientes e as vendas das empresas há coisas muito simples mas fundamentais para melhorar o desempenho e a performance dos vendedores. Tal como é exemplo o deixar o cliente falar.
Comentários ( 1 ) recentes
- Luene
06-07-2014 às 21:35:57É tão importante não deixar as emoções falarem mais alto. Um cliente aborrecido é muito chato, mas devemos manter a educação e ter ética. Escutar primeiro, depois falar algo!
¬ Responder