Tropa de Elite - O Filme Brasileiro que Conquistou o Mundo
A história gira em torno do Capitão Roberto Nascimento, interpretado por Wagner Moura. Nascimento luta diariamente contra a corrupção policial, o tráfico de drogas nas favelas do estado do Rio de Janeiro e ainda busca um substituto à sua altura para assumir seu cargo, uma vez que ele desejava se aposentar para se dedicar ao filho que iria nascer em breve.
Para fazer as gravações, parte do elenco e da produção tiveram de treinar e conhecer o dia a dia do verdadeiro BOPE - Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O treinamento rígido mostrado nas imagens do filme é um retrato da realidade dos cabos da PM que decidem ingressar no grupo de elite carioca. O objetivo é que somente os fortes se mantenham na seleção até o final.
Durante o decorrer da história um policial do BOPE é executado por um traficante quando entregava um óculos à uma criança que morava no local.
Quando o Batalhão soube, subiu o morro em busca de justiça. Traficante no Rio de Janeiro pensa que é dono do morro e das pessoas que moram ali. Matam bandidos rivais e usuários, mas quando alveja policial do BOPE sabe que não vai ficar barato. Sabe que sua atitude é uma assinatura de consentimento do próprio atestado de óbito.
Quando o filho de Nascimento nasce, ele se encontra em meio a uma operação em uma favela. O filme foi premiado em vários países e é um dos poucos longas nacionais a ganhar dublagem em inglês. Além disso, a ótima interpretação de Wagner Moura lhe rendeu contratos no exterior, fazendo inclusive um filme americano. Ótima opção para quem ama ação com uma pitada de realidade.