A Cor Púrpura
Se não chegam a um acordo quanto ao filme, aconselho-o uma grande obra que vai apaixonar e obrigar a recordar mais tarde. “A Cor Púrpura”
Baseado na obra de Alice Walker, este filme foi produzido e realizado por Steven Spielberg e Quincy Jones em 1985 e ainda hoje é visto e revisto por muitos apaixonados por cinema.
Com Whoopi Goldberg e Danny Glover nos principais papeis, esta história leva-nos para a Georgia dos anos 10 (1909).
Celie (Whoopi Goldberg) é abusada sexualmente pelo homem que ela julga ser seu pai e engravida de duas crianças que são levadas imediatemante após o parto.
Miss Celie apoia-se incondicionalmente na pessoa mais importante que lhe resta, a sua irmã Nettie. É logo após ser separada do segundo filho, doada a um homem tratado por Mister (Danny Glover) que a trata como uma escrava. A escravidão de Miss Celie passa não só pela obrigação do trabalho em casa e no campo, mas também da escravidão sexual para com o marido a quem foi destinada.
A brutalidade e insensibilidade de Mister para com Miss Celie causa-nos revolta e uma tristeza enorme. Como pode uma mulher tão doce ser tratada de uma forma tão abrupta? Miss Celie vive das lembranças que tem da sua irmã missionária em África e da esperança que mantém em encontrar os seus filhos.
Apesar de não existir justificação para a atitude violenta de Mister, esta fundamenta-se na grande paixão que tem por Shug Avery, uma cantora blues que transpira sensualidade e vive de uma forma independente, para grande lamento de Mister.
Enquanto Celie aguarda permanentemente por noticias da sua irmã, Shug “apaixona-se” pela ternura daquela mulher tão solitária e sofrida.
Com a ajuda de Shug, Sofia (uma personagem estonteante interpretada por Oprah Winfrey) e Harpo (filho de Mister), Miss Celie ganha vida e permite-se a ser livre. Apercebendo-se do valor que tem enquanto mulher e ser humano, esta ternurenta personagem vai ensinar-nos uma grande lição de vida.
Um filme único e intemporal que vai apaixonar, fazer rir e chorar até os mais insencíveis!
Também vai gostar:
Comentários ( 8 ) recentes
- Sophia
28-04-2014 às 04:27:52Não havia escutado sobre esse filme, mas muito me interessou. Adoraria assistir A Cor Purpura, obrigada pela recomendação!
¬ Responder - Anibal
30-07-2012 às 10:53:54É de facto um filme memorável. Já o vi mais que uma vez a aconselho-o a qualquer pessoa. A Autora descreveu-o muito bem e de forma tão apaixonante que acredito que quem não o tenha visto, vai procura-lo e vê-lo para comprovar. A não perder e a apaixonar e já agora a repetir.
¬ Responder
- Alexandre.
30-07-2012 às 10:52:50Faz parte das listas de melhores clássicos de todos os tempos. E será para sempre, pela história fabulosa criada por Alice Walter, pela realização extraordinária, pelo guarda-roupa, pelos atores e as suas interpretações. Sentimos Miss Celie como nosso a temos-lhe uma ternura eterna cada vez que nos lembramos do filme. Perfeito.
¬ Responder
- Miguel
24-07-2012 às 10:49:05Este filme faz parte de um dos melhores do mundo. Tem uma história apaixonante e marca para todo o sempre. A vida que Spielberg lhe dá torna-o inesquecível. Whoopi Goldberg e Danny Glover numa interpretação completamente fantásticas e livres de qualquer critica negativa. De parabéns realizador e todos os atores.
¬ Responder
- Cristiana
24-07-2012 às 10:45:34Este filme é um da minha vida. Falo imensas vezes nele e quando digo que a realização esteve a cargo de Steven Spielberg, muitos perguntam sobre os efeitos especiais. Costumo dizer que neste filme, o realizador teve juízo. Arrebatador! Aconselho a todos os que ainda não viram a não perder.
¬ Responder
- Célia
23-07-2012 às 12:42:25Absolutamente fantástico de ser visto em qualquer altura e próprio para tantas idades, o que apela ao cinema em casa junto da família.
¬ Responder
A história é lindíssima e marcante muito bem escrita e que causa uma ansia durante todo o tempo. Será que a personagem se reencontra com os filhos e a irmã tão amada?
- Liliana
23-07-2012 às 12:42:06Este é um dos meus filmes de sempre. Uma história avassaladora. O filme faz-nos chorar, rir, sorrir, sonhar… Um turbilhão de emoções do principio ao fim numa faceta de Steven Spielberg como nunca antes se tinha visto. Excelentes atores e uma fantástica interpretação da personagem Sophia interpretada pela tão amada Oprah Winfrey.
¬ Responder
- Mari
20-10-2009 às 17:54:19Depois de ler este texto não pode deixar de comentar..
¬ Responder
Lindo este filme!! è mm uma lição de vida para todos nos..