Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > DVD Filmes > 5 Filmes que retratam uma possível revolta dos computadores contra a humanidade

5 Filmes que retratam uma possível revolta dos computadores contra a humanidade

Categoria: DVD Filmes
Visitas: 4
5 Filmes que retratam uma possível revolta dos computadores contra a humanidade

1. 2001-Uma Odisséia no Espaço.

Uma das obras primas de Stanley Kubrick que mostra a evolução do homem ao longo dos tempos, culminando na sua total dependência frente a inteligência artificial, retratada no filme através do computador HAL, que comandava uma viagem espacial até que em certo momento, decide que a tripulação condenará a missão e assim decide eliminá-los!

2. Quadrilogia Exterminador do Futuro.

Na saga do exterminador iniciada por James Cameron, os robôs se rebelaram contra os humanos no ano de 1997, apenas uma resistência comandada por John Connor ainda sobrevive. Concluindo que é praticamente impossível derrotar o líder Connor, as máquinas enviam um exterminador ao passado para matar sua mãe antes mesmo de dar a luz a Jonh Connor, ao mesmo tempo os rebeldes descobrem o plano das máquinas e enviam um de seus melhores soldados para proteger Sarah Connor.

3. Vingadores: Era De Ultron.

O mais novo blockbuster da Marvel mostra o vilão Ultron , criado por Tony Stark para fins pacíficos, visando uma proteção maior para o planeta, que acaba se rebelando e como de costume decide que a salvação do mundo é a eliminação de toda a humanidade. Esse filme mostra uma evolução no conceito de inteligência artificial, uma vez que Ultron movimenta-se através da internet, sendo assim, destruir sua forma física não é a solução do problema.

4. Prometheus.
Este não mostra uma ofensiva contra a “humanidade”, mas o robô desse filme investe contra humanos de uma tripulação que investigava uma vida extraterrestre em um planeta ainda desconhecido. Foi assim que David, o robô lunático do filme, infecta um dos chefes da missão, fazendo a trama correr até seu final surpreendente.

5. Matrix.

Talvez este tenha sido o filme com uma das tramas mais bem elaboradas. Após a inteligência artificial confrontar a humanidade, estes últimos decidem cortar sua fonte de energia, a luz solar, explodindo bombas nucleares que impediam a entrada de raios solares no planeta. No entanto as máquinas conseguiram driblar esse empecilho usando os próprios humanos como forma de energia, nos mantendo em uma realidade virtual (a tal matrix ), enquanto nosso corpo é mantido em um tipo de casulo. Esse novo conceito dividiu a comunidade científica.


Fábio Oliveira

Título: 5 Filmes que retratam uma possível revolta dos computadores contra a humanidade

Autor: Fábio Oliveira (todos os textos)

Visitas: 4

26 

Comentários - 5 Filmes que retratam uma possível revolta dos computadores contra a humanidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios