União potencia rendimento
Rapidez, resistência, reflexos apurados e boa capacidade física são as condições base para o praticante do futebol de salão, modalidade que antecedeu o actual futsal e cujas regras são semelhantes.
Em muito parecido com o clássico futebol, este desporto pratica-se em sala, num campo fechado com 38 metros de comprido por 18 de largura, e mais alguns de tolerância para cada lado.
A bola tende a ser jogada mais rente ao chão, com um domínio centralizado no uso dos pés, sendo que o goleiro da equipa é o único (para além do guarda-redes) que pode tocar a bola com as mãos.
A fim de colocar o esférico dentro da baliza do adversário, o máximo de vezes possível, o treinador tem a vantagem de ajustar a sua estratégia no decorrer do jogo, uma vez que pode efectuar as substituições de jogadores que entender (não há qualquer limite neste aspecto).
Como jogo de equipa, o rendimento aumenta na mesma proporção que o empenho e o esforço conjuntos, cabendo ao treinador a maior responsabilidade de estimular o potencial de cada jogador.