Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > O jogging

O jogging

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 6
Comentários: 7
O jogging

O jogging é um exercício de resistência aeróbica que permite melhorar a condição física e obter uma maior resistência muscular e capacidade cardio-respiratória. Para além disso, é ideal para combater o excesso de peso, em complemento com um plano alimentar equilibrado e adequado à vida de cada atleta.

O Jogging tem a vantagem de poder ser feito sem necessidade de aprender técnicas ou regras, e sem necessidade de acessórios e equipamento dispendioso. Este exercício requer, todavia, vestuário confortável e sempre adequado às condições climatéricas. Uns calções e camisola ou um fato de treino com roupa interior de algodão são as indumentárias ideais.

O calçado é sem dúvida o item mais importante para um praticante de jogging. Este deverá ter um calcanhar subido para dar um bom apoio ao pé, um salto que permita amortecer o choque do pé no solo e uma sola com boa aderência. Deverá ainda ser almofadado, espaçoso, mas não largo, e em ajustado ao pé.

Praticamente todas as pessoas podem praticar jogging: crianças, adolescentes, adultos, idosos, desde que a condição física o permita. Dai ser importante iniciar esta atividade após avaliação médica, e sempre sob a sua supervisão.

O Jogging deverá ser realizado de forma regular, moderada e gradual. A realização de duas ou três sessões por semana são mais do que suficientes.

O início de cada sessão deverá começar com um aquecimento prévio de cerca de 10 minutos e só depois disso iniciar, com um ritmo lento, acelerando aos poucos, até se alcançar velocidade.

É primordial salientar que, mais importante que a velocidade é o tempo que se corre. Não se deve correr mais do que 20 minutos consecutivos por sessão, nas primeiras semanas, para gradualmente aumentar esse período para um mínimo de 30 minutos, Com o decorrer do tempo, poderá então aumentar-se gradualmente a velocidade.

A melhor maneira de verificar se o treino está a ser feito da maneira mais correta é verificando se há ou não um aumento da frequência respiratória: se a respiração for mais acentuada e a frequência cardíaca for mais elevada, a velocidade deve ser reduzida. Por outro lado, caso o exercício físico realizado não provoque uma respiração acelerada e caso a frequência cardíaca seja apenas ligeiramente superior à habitual em repouso, a velocidade deverá ser aumentada.

Depois de cada treino deverá terminar-se com uma sessão de alongamentos.

Não esqueça: aproveite os dias de sol que se aproximam para praticar jogging, mas sempre pensando na sua saúde e bem-estar.


Catarina Bandeira

Título: O jogging

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 6

774 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    07-10-2014 às 05:40:47

    Acredito que cada um poderia experimentar e conhecer o jogging. É aquele meio termo entre o caminhar e o correr. Deve ser muito bom para o corpo e a mente. Vou tentar praticá-lo! Obrigada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBruno

    13-09-2010 às 14:57:51

    Gostei muito destas esplicaçoes, fiquei interessado em executar esse tal de "jogging" , mas nao sei o fazer. O site seria otimizado se nele houvesse um artigo mostrando como relizar o exercicio

    Mas Parabens a todos que tiram 30 min por dia, que nao é muito, para a pratica de exercicios fisicos..! ;D

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLisa

    18-04-2014 às 10:46:15

    Eu também gostava de aprender mais sobre este tipo de jogging , será que poderia explicar mais ? Ou recomenda algum vídeo?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-04-2014 às 14:37:08

    Jogging, é uma forma de atividade física em que o ritmo e velocidade da marcha são mais rápidos que na caminhada e mais lentos que ao correr. A Rua Direita recomenda que assista este vídeo para melhor compreensão: https://www.youtube.com/watch?v=zBrAbpOt-WY

    ¬ Responder
  • helder bento "Praticante assíduo desta modalihelder bento "Praticante assíduo desta modalidade"

    11-09-2010 às 13:32:54

    o jogging é um dos tantos exercícios saudáveis principalmente para aqueles que se querem cuidar fisícamente.Os meus parabéns para todos os praticantes desta modalidade.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoToze Raimundo

    06-04-2009 às 16:24:12

    Sou professor de educação fisica e digo -lhe Sr. Gameiro que é altura de deixar-se de tantos cinismos e calçar as sapatilhas e ir fazer o jogging.

    VÁ CORRER!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFrancisco

    06-04-2009 às 10:12:36

    Sim é sabido que o jogging é o principio de todos os desportos. Seja futebol, karaté, andebol, ou boxe no inicio, em termos de aquecimento faz-se o jogging.

    Em termos de preservar uma qualidade de saúde rica todos os médicos recomendão o jogging.

    Mas meus amigos, eu não faço nem nunca o fiz.

    Correr... só de pensar já estou cansado.

    Os meus grandes parabêns para todos voçês que lêem este comentário e praticam O Jogging .

    ¬ Responder

Comentários - O jogging

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios