Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Mexa-se, pela sua saúde

Mexa-se, pela sua saúde

Categoria: Desporto
Visitas: 2
Mexa-se, pela sua saúde

Muito se fala de que ser saudável e, entre outras coisas, fazer desporto. Faz bem ao corpo e à alma. Enquanto se esforça, o corpo gasta energia e fica mais relaxado. Parece difícil de acreditar, mas a sua mente ficará igualmente serena e os problemas parecerão menos importantes.

Se é assim tão vantajoso, há que experimentar. Mas que tipo de desporto praticar? Claro que terá de ser adequado à sua idade, resistência física, situação geral actual e disponibilidade.

Os ginásios estão na moda e todos conhecemos alguém que frequenta ou já frequentou algum. Regra geral são uma boa aposta, pois permitem, no mesmo espaço físico e mediante o pagamento de uma mensalidade, usufruir de diversos tipos de desporto, desde aulas em grupo ao acompanhamento personalizado. Também têm a vantagem de permitir experimentar aulas diferentes e exercícios diversos, repetindo apenas os que mais nos agradam. A maioria disponibilizam court de ténis e piscina, permitindo-lhe experimentar a prática de desporto em diferentes meios. Já para não falar dos serviços que prestam, como massagens, banho turco ou sauna.

Mas se procura algo mais em conta e lhe custa tomar a iniciativa de se inscrever num ginásio, pode sempre optar por outras hipóteses. Por exemplo, pode frequentar a piscina municipal mais próxima, reservando um dia da semana para a prática de natação. Ou apenas comprar uns bons ténis, apropriados para caminhadas, e fazer passeios em modo apressado nas ruas do seu bairro. Se calhar ainda vai arranjar companhia, alguém que se sinta cativado pela sua atitude. Quando forem um grupo com alguma experiência, combinem algo mais radical e aventurem-se a uma caminhada pelo campo ou pela montanha, de forma a sair dos locais em que habitualmente passeiam.

Se tem um grupo de amigos que adora futebol ou outro desporto colectivo como voleibol, basquete ou ténis, porque não alugar um espaço regularmente e praticarem um pouco? Podem até tentar inscrever-se num grupo mais organizado e participar em torneios.

Também viável é andar de bicicleta, desde que tenha espaço para a arrumar ou conheça um sítio em que possa alugá-la. É óptimo um passeio de bicicleta ao amanhecer ou final da tarde! Também pode arriscar aprender ou relembrar como se anda de patins (não esqueça as cotoveleiras, joelheiras e capacete!).

O que escolher pouco interessa, desde que se mexa! Invente qualquer coisa, mas faça algum exercício. Vai ver que depois de começar não vai querer outra coisa e sentirá falta deste momento de descontracção e alívio do dia de stress!



Cláudia Bandeira

Título: Mexa-se, pela sua saúde

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 2

654 

Comentários - Mexa-se, pela sua saúde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios