Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Mapling - um novo tipo de desporto

Mapling - um novo tipo de desporto

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 110
Comentários: 1
Mapling - um novo tipo de desporto

O “mapling” é um “desporto” com grande adesão por parte de pessoas de todas as idades. Este “ficar colado ao sofá”, em detrimento de algum tipo de atividade física, cognome da preguiça, vai alastrando como uma epidemia que ataca, inclusive, criancinhas. Os efeitos colaterais desta “modalidade”, detentora de um crescente número de seguidores, aparecem sob a forma de obesidade, letargia geral, sensação de impotência, falta de força (diretamente proporcional ao aumento do apetite), vazio, problemas cardiovasculares e muitos outros.

A corrida está na moda e as figuras públicas não param de o evidenciar. Embora se trate de um desporto individual, a corrida é tudo menos solitária, uma vez que acaba por reunir ao redor da sapatilha gente com estilos de vida muito idênticos, quase numa espécie de confederação de CA (Corredores Anónimos).

São imensos os benefícios físicos e mentais desta modalidade. Numa hora de corrida, e dependendo do peso, altura, idade, sexo e ritmo de cada um, uma pessoa com 70 quilos pode perder, em média, 500 calorias por hora. Em acréscimo, e contrariamente ao que seria expectável, correr faz comer menos e melhor. Há, digamos assim, uma apetência natural por alimentos mais saudáveis.

Alguns estudos realizados nos Estados Unidos recentemente declaram que a ação preventiva da corrida suplanta a da caminhada. De acordo com esta investigação, correr durante 20 minutos três vezes por semana protege duas vezes mais do que andar meia hora todos os dias.

No início, há que apelar ao bom senso e adaptar gradualmente o corpo à corrida, a fim de evitar lesões, alternando a corrida com a caminhada; é bom para recuperar o fôlego, acalmar o coração e permitir uma pausa às pernas e glúteos. A pouco e pouco, vai-se dilatando o tempo de corrida.

Correr exercita a musculatura das pernas, definindo-as e tonificando-as. Por outro lado, estimula a produção de endorfina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, contribui para a autoconfiança e a autodisciplina, melhorando a autoestima (através da constatação de que é possível superar-se a cada dia), exercita o cérebro (com progressos significativos na memória e noutras funções cognitivas) e previne doenças, nomeadamente a osteoporose, patologias cardíacas, cancro do ovário e da mama, distúrbios do sono, ansiedade, stress e até disfunção erétil. Há toda uma panóplia de mecanismos internos, sobretudo ligados ao metabolismo, que são desentorpecidos.

O organismo torna-se mais resistente a ataques de agentes patogénicos, quer internos, quer externos. A corrida de longa distância reduz os níveis do mau colesterol (LDL) e punge a produção do bom (HDL). Como a corrida queima o excesso de gordura, talvez as cadeias de fast food pudessem equacionar a construção de pistas de corrida em torno dos seus restaurantes… Podiam funcionar como um elemento de diferenciação…

Correr não requer um equipamento específico, é praticável ao ar livre, emagrece e diverte! Roupas confortáveis e uns ténis de qualidade é quanto basta. Um bom calçado coadjuva o desempenho e previne futuros problemas articulares. Ainda aí está? Venha relaxar!


Maria Bijóias

Título: Mapling - um novo tipo de desporto

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 110

800 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    01-07-2014 às 23:59:08

    Esse mapling é uma verdadeira praga! Pior que nossa sociedade está caminhando cada vez mais tendo essa prática, dando mal exemplo às nossas crianças. É lamentável! Tentar se exercitar, mesmo não querendo é a melhor solução mesmo. Decidir excluir a preguiça e caminhar e correr!

    ¬ Responder

Comentários - Mapling - um novo tipo de desporto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios