Manual de aquecimento
Assim todo o aquecimento de qualquer modalidade deve iniciar-se por um corrida ligeira. De cerca de sete a quinze minutos para activar os músculos sem grandes esforços e para não forçar os músculos ainda frios, após terminada esta primeira parte devem ser efectuados alguns alongamentos, ligeiros sem insistências e sem forçar qualquer músculo pois o processo ainda se encontra no inicio, recomenda-se que passe minimamente por todas as articulações pois são zonas vulneráveis e que facilmente podem contrair lesões com um simples esforço da forma menos correcta, terminada esta primeira parte, iniciam-se alguns exercícios mais específicos para cada parte do corpo para activar o mesmo, como corrida lateral, bater pés atrás, joelhos no peito, rodar braços e pescoço entre outros, por forma a garantir que todos os músculos se encontram em condições de iniciar a actividade desportiva sem grande risco de facilmente contraírem lesões, que podem ser muito complicadas de curar. Seguidamente procedem-se a alguns alongamentos já mais profundos e agora já mais rebuscados pois o corpo já está preparado para iniciar a actividade. Por fim, o aquecimento deve incidir sobre exercícios específicos ao tipo de desporto que se pratica, isto é, vamos imaginar no futebol, o atleta deve fazer exercícios de contacto com a bola, no sentido de os pés se adaptarem aos movimentos mais comuns do jogo e mesmo aos mais bruscos como o remate no caso do futebol. Dado isto está completo o aquecimento.
Um bom aquecimento pode demorar algum tempo mas uma lesão contraída por falta de aquecimento, por exemplo uma ruptura de um tendão pode demorar meses a voltar ao normal e por vezes podem ser necessárias intervenções cirúrgicas.
Comentários ( 1 ) recentes
- Zé duarte
18-04-2014 às 10:44:36Muito prático e interessante este texto referente ao manual de aquecimento , para mim fez todo o sentido
¬ Responder