Jogue xadrez no gelo!
Nos primórdios, as pedras resumiam-se a calhaus apanhados nos rios, suavemente lapidados para poderem deslizar. Ainda assim, o controlo por parte do lançador era muito relativo e a vitória dependia mais da sorte do que da destreza. Presentemente, joga-se com pedras de granito, minuciosamente cortadas, que pesam no máximo 20 quilos.
O curling apresenta singularidades, e dado que exige precisão e inteligência para dominar as tácticas complexas que emprega, é também conhecido como o “xadrez no gelo”. Joga-se numa superfície de gelo, a cinco graus negativos, com 44,5 metros de comprimento e 4,2 a cinco metros de largura, que tem de estar inteiramente nivelada.
A força de pernas aplicada pelo lançador é o factor mais importante no lançamento. Para lançar a pedra, ele posiciona um dos pés, que tem um sapato antiderrapante, num apoio, e o outro, com sapato de sola deslizante, no gelo. As pedras não são empurradas, mas sim levadas com o lançador, que depois as larga. Após o lançamento, dois jogadores da mesma equipa vão varrer o gelo com vassouras especiais. Varrendo rapidamente, derretem-no numa perspectiva de aumentar a velocidade da pedra e/ou encaminhá-la no sentido da trajectória pretendida. Um terceiro jogador, que se encontra no fundo do ringue para avaliar o caminho da bola, avisa os varredores. Se algum município desconfia destas habilidades e rapidez com a vassoura, tais atletas não terão dificuldade nenhuma em arranjar emprego na limpeza das ruas…!
Qualquer jogo é formado por dez ends. Num end, cada um dos quatro jogadores da equipa (curlers) lança duas pedras, sendo que os lançamentos vão sendo feitos de forma alternada pelas equipas.
A título de curiosidade, pode recuar-se à etimologia do termo “curling”. Esta palavra nasceu em 1620 e deriva do inglês “curr”, que significa “ruído”, numa clara alusão ao barulho das pedras a deslizar no gelo. O verbo “to curl”, utilizado quando algo se desvia da trajectória, advém deste vocábulo.
Comentários ( 1 ) recentes
- ayalla
29-03-2014 às 13:29:09adoro patina
¬ Responder