Jogos Olímpicos e física
Este ano, estes jogos realizam-se na cidade de Londres, na inglaterra, no final do presente mês de julho.Este é pois considerado um grande evento, que atrai milhares de visitantes de todo o mundo. Mas, o que muita gente não sabe é que a física é uma ciência que se encontra no âmago dos desportos favoritos de muita gente.
De acto, todos os desportos podem ser reduzidos a esta ciêcia e são uma transferência de energia. Quando se pratica um qualquer jogo, há com efeito uma interação de forças naturais, e que atuam nele, desde a força da gravidade, de resistência e de frição, como foi explicada por Isaac Newton.
Os jogos mais frequentes dos olímpicos são o salto à vara, a natação, a ginástica e o lançamento do martelo, que são dirigidos pelas mesmas regras.
Segundo as leis de Newton, para cada força de ação, há uma reação igual e oposta, que se verifica por exemplo na natação. Quando o nadador move as pernas ou braços, é aplicada uma força, para baixo e para trás, gerando uma força reativa da água, que logo empurra o corpo para a frente, ou para cima.
O mesmo se pode dizer, quando o corpo fltua, a água exerce uma força, igual á força de gravidade.
Deste modo, em todas as modalidades de desporto, se aplicam as leis de gravidade.
O salto mortal, é também típico dos jogos olímpicos, ou seja, uma das modalidades de ginástica olímpica.
Os atletas transpôem as forças dos jogos, em virtude de uma combinação de instinto e memória muscular.
Todos estes desportos eram conhecidos há milhares de anos, perdurando ainda hoje como um espetáculo de rara beleza.
A distância não é impedimento para quem gosta de assistir a tão grande evento mundial. Para isso, há agências de viagens, que fazem programas de viagens, incluindo já os jogos Olímpicos.
Comentários ( 1 ) recentes
- Briana
30-06-2014 às 22:02:35É tão bom ver os jogos olímpicos, adoroooo! Que interessante saber que veio de Olímpia e por isso, gerou este nome até hoje muito famoso! Realmente, nada que se faz é por acaso!
¬ Responder