Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar

Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar

Categoria: Desporto
Visitas: 2
Comentários: 2
Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar

O termo “ginástica” vem do grego “gymnádzein”, que significa “treinar-se” e, numa acepção literal, “exercitar-se nu”, que era como os gregos executavam os exercícios.

Em tempos idos, quando o quotidiano da grande maioria das pessoas impunha uma intensa actividade física, como o trabalho no campo, a ginástica podia dispensar-se. Agora, porém, e mormente nas cidades, é uma premissa essencial para manter o organismo saudável.

A ginástica assenta numa série de movimentos repetidos inúmeras vezes para moldar ou definir diversos grupos musculares. É bastante procurada nos ginásios com intentos estéticos, mas, para além disso, reveste-se de primordial importância para a saúde, dado que o estilo de vida citadino motiva a falta de uso de determinados músculos, que acabam por ficar atrofiados. Desta necessidade de exercitação surgiu a ginástica como modalidade desportiva, apresentando evolução para algumas variantes.

Assim, a ginástica artística engloba, em competições onde se deve demonstrar total controlo do corpo, através da força, da agilidade, da coordenação, da flexibilidade e do equilíbrio, no caso dos homens, seis aparelhos (solo, salto, cavalo com arções, barras paralelas, barra fixa e argolas) e, no das mulheres, cinco (trave, solo, salto e barras, paralelas assimétricas).

A ginástica rítmica desportiva é exclusivamente feminina. As atletas rivalizam manuseando cinco aparelhos: arco, bola, corda, fita e maças. Os desafios podem ser individuais ou entre conjuntos de cinco desportistas. Vence a individualidade ou a equipa que tiver angariado mais pontos, atribuídos por um painel de juízes que avalia as actuações com base em critérios específicos: saltos, equilíbrio, flexibilidade, manipulação do aparelho e efeito artístico conseguido. Os concursos internacionais dividem-se em júnior (raparigas até aos 15 anos) e sénior (meninas com idade igual ou superior a 16 anos). Regra geral, as ginastas iniciam os treinos ainda muito jovens e atingem o auge no fim da adolescência.

A ginástica aeróbica desportiva consta da realização de coreografias que patenteiem força, agilidade, sincronismo e beleza plástica. As competições abarcam categorias de trios, duplas, individual masculino e individual feminino.

A ginástica acrobática vai beber às fontes das primeiras habilidades realizadas com a formação dos primeiros circos, no século XVII. Trata-se de levar a cabo sequências coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupos, no tapete. Ginastas masculinos competem em duplas ou quartetos e femininos em duplas ou trios.

Parente próximo da ginástica acrobática, o trampolim acrobático materializa outra variante, que tem a dita de desenvolver capacidades de coordenação motora.

Quase todas as escolas dispensam algum tempo à iniciação da ginástica. Para competir, todavia, há que dedicar-se por períodos imensamente superiores e ter o apoio de treinadores especializados, bem como um local apropriado para treinar. Venha daí!



Maria Bijóias

Título: Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

807 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    10-10-2014 às 11:51:21

    Pratico regularmente ginástica localizada na minha casa e vejo o grande efeito que ela traz ao corpo. Deixa os músculos bem firmados, além de modelar o corpo. Amo essa prática e sempre quero seguir!

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    14-09-2012 às 18:15:36

    Na verdade, poucas são as pessoas que praticam ginástica como forma de exercício físico. Isto porque os exercícios cardio e localizados são mais procurados. No entanto, a ginástica pode servir como complemento a outro género de exercícios, uma vez que comporta benefícios extra, nomeadamente o ganho ou manutenção da flexibilidade e, assim, da juventude. Praticar ginástica pode ser também menos cansativo quando comparado com os exercícios cardio, sendo assim adequado para pessoas mais velhas.

    ¬ Responder

Comentários - Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios