Faça ginástica!Não deixe os músculos atrofiar
Em tempos idos, quando o quotidiano da grande maioria das pessoas impunha uma intensa actividade física, como o trabalho no campo, a ginástica podia dispensar-se. Agora, porém, e mormente nas cidades, é uma premissa essencial para manter o organismo saudável.
A ginástica assenta numa série de movimentos repetidos inúmeras vezes para moldar ou definir diversos grupos musculares. É bastante procurada nos ginásios com intentos estéticos, mas, para além disso, reveste-se de primordial importância para a saúde, dado que o estilo de vida citadino motiva a falta de uso de determinados músculos, que acabam por ficar atrofiados. Desta necessidade de exercitação surgiu a ginástica como modalidade desportiva, apresentando evolução para algumas variantes.
Assim, a ginástica artística engloba, em competições onde se deve demonstrar total controlo do corpo, através da força, da agilidade, da coordenação, da flexibilidade e do equilíbrio, no caso dos homens, seis aparelhos (solo, salto, cavalo com arções, barras paralelas, barra fixa e argolas) e, no das mulheres, cinco (trave, solo, salto e barras, paralelas assimétricas).
A ginástica rítmica desportiva é exclusivamente feminina. As atletas rivalizam manuseando cinco aparelhos: arco, bola, corda, fita e maças. Os desafios podem ser individuais ou entre conjuntos de cinco desportistas. Vence a individualidade ou a equipa que tiver angariado mais pontos, atribuídos por um painel de juízes que avalia as actuações com base em critérios específicos: saltos, equilíbrio, flexibilidade, manipulação do aparelho e efeito artístico conseguido. Os concursos internacionais dividem-se em júnior (raparigas até aos 15 anos) e sénior (meninas com idade igual ou superior a 16 anos). Regra geral, as ginastas iniciam os treinos ainda muito jovens e atingem o auge no fim da adolescência.
A ginástica aeróbica desportiva consta da realização de coreografias que patenteiem força, agilidade, sincronismo e beleza plástica. As competições abarcam categorias de trios, duplas, individual masculino e individual feminino.
A ginástica acrobática vai beber às fontes das primeiras habilidades realizadas com a formação dos primeiros circos, no século XVII. Trata-se de levar a cabo sequências coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupos, no tapete. Ginastas masculinos competem em duplas ou quartetos e femininos em duplas ou trios.
Quase todas as escolas dispensam algum tempo à iniciação da ginástica. Para competir, todavia, há que dedicar-se por períodos imensamente superiores e ter o apoio de treinadores especializados, bem como um local apropriado para treinar. Venha daí!
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Luene
10-10-2014 às 11:51:21Pratico regularmente ginástica localizada na minha casa e vejo o grande efeito que ela traz ao corpo. Deixa os músculos bem firmados, além de modelar o corpo. Amo essa prática e sempre quero seguir!
¬ Responder - Sofia Nunes
14-09-2012 às 18:15:36Na verdade, poucas são as pessoas que praticam ginástica como forma de exercício físico. Isto porque os exercícios cardio e localizados são mais procurados. No entanto, a ginástica pode servir como complemento a outro género de exercícios, uma vez que comporta benefícios extra, nomeadamente o ganho ou manutenção da flexibilidade e, assim, da juventude. Praticar ginástica pode ser também menos cansativo quando comparado com os exercícios cardio, sendo assim adequado para pessoas mais velhas.
¬ Responder