Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Desporto com formato oval

Desporto com formato oval

Categoria: Desporto
Comentários: 1
Desporto com formato oval

Reza a história que o râguebi teve origem numa jogada irregular durante uma partida de futebol que acontecia num colégio de Rugby, em Inglaterra, em 1823. William Webb Ellis, atleta que detinha o esférico, sentindo-se incapaz de o dominar com os pés, resolveu agarrá-lo com a mão e correu até à linha final. Para além de se ter tornado no “ponto” lá da escola, ficando este seu feito registado nos anais dos episódios anedóticos que os estudantes coleccionavam, motivou a ideia para uma nova modalidade.

Nos quarenta anos que demorou o reconhecimento oficial do râguebi, acumularam-se regras e mais regras, entre as quais a obrigatoriedade de usar uma bola achatada, em forma de ovo. Isto sugere que o “ovo” (o râguebi) apareceu depois da “galinha” (o futebol).

O râguebi constitui um desporto excepcional em que quase tudo é decidido em conjunto, no seio de equipas de 15 jogadores, e, no que se refere a popularidade, só é vencido pelo futebol. Continua a ser um desporto sobretudo amador, estando fora do programa olímpico desde 1928. Todavia, é de supor que retorne em 2012.

O formato mais geral do râguebi é o rugby union, disputado por equipas de 15 jogadores, em jogos de duas partes de 40 minutos. Os jogadores podem correr levando a bola na mão, ou então passá-la com as mãos ou por meio de pontapés, sendo que o jogador que a vai receber tem de sair detrás daquele que a arremessou ou chutou. Os passes para a frente são interditos. Quando se verificam, há uma penalização designada por “formação ordenada”, em que os oito jogadores de cada equipa se opõem, formando um túnel, para onde é lançada a bola pela equipa rival. Caso esta saia pelas linhas laterais, segue-se um “alinhamento”. A bola é lançada para o alto e os atletas levantam os companheiros para a deter.

Existem quatro formas de obter pontos: ensaio, conversão, drops e penalidades. No ensaio, em que um jogador coloca a bola além da linha final, apelidada de “área de validação”, a equipa ganha cinco pontos. Depois do ensaio, tem lugar uma conversão (dois pontos), que consiste em fazer passar a bola por cima da trave e entre os postes de uma baliza em forma de “H”, com um pontapé, estando a bola no solo. O drops e a penalidade asseguram três pontos e seguem o mesmo método de conversão, só que o pontapé é dado logo que a bola bate no chão.

Apenas o capitão da equipa tem permissão para falar com os árbitros e ninguém pode discutir decisões. O cartão amarelo subentende uma suspensão de dez minutos e o vermelho dá direito a expulsão. Não vai querer ficar de fora do jogo, pois não?



Maria Bijóias

Título: Desporto com formato oval

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    01-07-2014 às 15:47:47

    Muito apreciado pelos americanos, esse desporto com formato oval parece ser bem legal e muito ineressante.

    ¬ Responder

Comentários - Desporto com formato oval

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios