Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Desporto com formato oval

Desporto com formato oval

Categoria: Desporto
Comentários: 1
Desporto com formato oval

Reza a história que o râguebi teve origem numa jogada irregular durante uma partida de futebol que acontecia num colégio de Rugby, em Inglaterra, em 1823. William Webb Ellis, atleta que detinha o esférico, sentindo-se incapaz de o dominar com os pés, resolveu agarrá-lo com a mão e correu até à linha final. Para além de se ter tornado no “ponto” lá da escola, ficando este seu feito registado nos anais dos episódios anedóticos que os estudantes coleccionavam, motivou a ideia para uma nova modalidade.

Nos quarenta anos que demorou o reconhecimento oficial do râguebi, acumularam-se regras e mais regras, entre as quais a obrigatoriedade de usar uma bola achatada, em forma de ovo. Isto sugere que o “ovo” (o râguebi) apareceu depois da “galinha” (o futebol).

O râguebi constitui um desporto excepcional em que quase tudo é decidido em conjunto, no seio de equipas de 15 jogadores, e, no que se refere a popularidade, só é vencido pelo futebol. Continua a ser um desporto sobretudo amador, estando fora do programa olímpico desde 1928. Todavia, é de supor que retorne em 2012.

O formato mais geral do râguebi é o rugby union, disputado por equipas de 15 jogadores, em jogos de duas partes de 40 minutos. Os jogadores podem correr levando a bola na mão, ou então passá-la com as mãos ou por meio de pontapés, sendo que o jogador que a vai receber tem de sair detrás daquele que a arremessou ou chutou. Os passes para a frente são interditos. Quando se verificam, há uma penalização designada por “formação ordenada”, em que os oito jogadores de cada equipa se opõem, formando um túnel, para onde é lançada a bola pela equipa rival. Caso esta saia pelas linhas laterais, segue-se um “alinhamento”. A bola é lançada para o alto e os atletas levantam os companheiros para a deter.

Existem quatro formas de obter pontos: ensaio, conversão, drops e penalidades. No ensaio, em que um jogador coloca a bola além da linha final, apelidada de “área de validação”, a equipa ganha cinco pontos. Depois do ensaio, tem lugar uma conversão (dois pontos), que consiste em fazer passar a bola por cima da trave e entre os postes de uma baliza em forma de “H”, com um pontapé, estando a bola no solo. O drops e a penalidade asseguram três pontos e seguem o mesmo método de conversão, só que o pontapé é dado logo que a bola bate no chão.

Apenas o capitão da equipa tem permissão para falar com os árbitros e ninguém pode discutir decisões. O cartão amarelo subentende uma suspensão de dez minutos e o vermelho dá direito a expulsão. Não vai querer ficar de fora do jogo, pois não?



Maria Bijóias

Título: Desporto com formato oval

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    01-07-2014 às 15:47:47

    Muito apreciado pelos americanos, esse desporto com formato oval parece ser bem legal e muito ineressante.

    ¬ Responder

Comentários - Desporto com formato oval

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios