De bola no ar
Qualquer número de pessoas pode praticá-lo :é disputado por 2 equipes de 6 jogadores cada 1,com o objectivo de fazer passar a bola por cima de uma rede para que ela caia no campo defendido pela equipa adversária ou fazer com que essa mesma equipa a arremesse para fora dos limites do campo.
Para atingi-lo, os jogadores podem golpear a bola com qualquer parte do corpo acima da cintura, mas nunca por duas vezes seguidas.
Ao contrário de outros desportos, como o futebol ou o basquetebol, o voleibol é jogado por pontos e não por tempo, cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das equipas conquista 25 pontos.
A bola de voleibol é composta de couro ou couro sintético e mede aproximadamente 65 cm de perímetro. Ela pesa em torno de 270g e deve ser inflamada com ar comprimido a uma pressão de 0,30kg/cm.
O voleibol para atletas com deficiência entrou nos jogos paraolímpicos como desporto de demonstração para amputados em Toronto,1976. Estes tanto praticam voleibol sentado como voleibol em à sua escolha.
Um jogador que deseja competir a nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas: saque (ou serviço),passe (ou recepção),levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
É o ideal depois de uma banhoca no mar, uma água fresquinha…e toca a jogar!!!