Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Cuidado com a chuva

Cuidado com a chuva

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 16
Comentários: 1
Cuidado com a chuva

As bicicletas costumam ser uma companhia habitual no fim de semana ou ao fim do dia, quando necessitamos de repor energias (mentais) com uma certa urgência. Pedalar sem destino traçado e durante tempo indefinido constitui um imenso prazer para muitas pessoas. Contudo, a chuva é uma realidade aparentemente incompatível com o ato de pedalar. Andar de bicicleta pressupõe liberdade e fruição do meio que nos rodeia e, evidentemente, bem-estar. Mas, para muitas pessoas, chuva também tem todos estes significados e caminhar sob a mesma pode resultar também num momento muito agradável. Portanto, por que não aproveitar para pedalar um pouco num dia chuvoso?

Ao fazê-lo, todavia, deverá observar algumas regras e cuidados específicos. Desta forma, deverá, sempre que possível, evitar aguaceiros fortes e esperar alguns minutos, pois estes costumam prolongar-se por pouco tempo. Acaba por ser mais habitual (e seguro) pedalar com o piso molhado e chuva miudinha do que sob fortes temporais. Depois, quando se sentir preparado para iniciar a marcha, saiba que, com o piso molhado, existem determinadas zonas do pavimento mais escorregadias e, consequentemente, mais perigosas. São elas as zonas pintadas do alcatrão (passadeiras, por exemplo), os troços da estrada pavimentados com paralelos e os carris dos elétricos. Ao passear sob a chuva, deverá também evitar travar com o travão dianteiro, já que uma queda estará quase certamente assegurada se o fizer – o travão da roda traseira é a melhor opção, nomeadamente nas curvas. As travagens também deverão ser feitas do modo mais suave possível, para evitar perigosas e súbitas derrapagens.

Por outro lado, pense nos guarda-lamas da sua bicicleta. Deverão acompanhar a roda na maior extensão possível, para acautelar possíveis salpicos para o rosto e costas do ciclista. Se os não possuir (como acontece com as bicicletas de montanha), procure instalá-los, pois a condução ser-lhe-á muito mais facilitada. Finalmente, tenha em atenção o seu vestuário, que se deverá adequar à ocasião. Pode optar por uma capa ou por um casaco impermeável (que proteja os braços, o tronco e as coxas) e por umas calças impermeáveis justas (para não impedir o normal pedalar). Em relação à cabeça, acautele-se, pois muitos capuzes prejudicam a visão lateral e podem mesmo provocar acidentes. O melhor será optar por um chapéu impermeável (panamá). Os sapatos podem também ser impermeáveis ou cobertos com um plástico (neste caso tenha em atenção a boa aderência aos pedais). De qualquer modo, os impermeáveis provocam sempre a subida da temperatura corporal, pelo que também deve ter cuidado com este pormenor e manter um ritmo moderado de pedalada.

Equipe-se a rigor e… bons passeios à chuva!

Isabel Rodrigues

Título: Cuidado com a chuva

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 16

610 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • paulopaulo

    12-02-2011 às 22:55:32

    Boas dicas obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Cuidado com a chuva

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios