Adquira forma para as suas pernas
Independentemente, o certo é que correr é realmente fácil e todos o conseguem. Mais depressa ou mais devagar, com os pés mais ou menos tortos, com os movimentos mais ou menos coordenados, não interessa, desde que se mexam as pernas! Todavia, é um bocadinho cansativo, para não dizer mesmo muito. Isto, claro, de acordo com a constituição física de cada um, o que come, o treino ou falta dele, …
Na verdade, o treino é o segredo para se lograr correr mais, com maior rapidez e com um cansaço reduzido. Os atletas de renome realizam treinos diários de várias horas, sem direito a folgas. Os fundistas, que percorrem distâncias mais compridas em corrida, podem fazer, por dia, vinte ou mais quilómetros.
O treino da velocidade é aquele que comporta uma exigência técnica superior. Mas se pensarmos que o objectivo é palmilhar cem metros num tempo inferior a dez segundos, veremos que não podia ser de outra maneira. As provas de velocidade disputam-se somente em pista, enquanto as corridas de fundo passam, regra geral, por estradas. Há provas por equipas, chamadas estafetas. Existem, igualmente, corridas com barreiras e com obstáculos.
A corrida afigura-se como uma das bases da prática desportiva, dado que a maioria dos desportos pressupõe deslocação. A questão é habituar o organismo ao esforço, ou seja, treinar. E o treino da corrida é das coisas mais simples, pois, ao invés de outros desportos, quase não é necessário equipamento, bastando umas sapatilhas, uns calções e uma T-shirt, no Verão, ou um fato de treino, no Inverno. É preciso ter alguns cuidados, mormente no que se refere à escolha do espaço (para evitar acidentes e lesões), com o próprio corpo e com a alimentação. A propósito, não é aconselhável ingerir alimentos sólidos menos de duas horas antes de correr, mas há que estar bem hidratado.
A título de curiosidade, pode dizer-se que Zola Budd foi uma atleta da África do Sul impedida de ganhar muitas provas devido ao boicote ao Apartheid, um sistema que concedia privilégios a uns e os retirava a outros por causa da cor da pele. Foi condenado pela comunidade internacional e, por fim, oficialmente abolido. Zola corria sempre descalça.
Comentários ( 1 ) recentes
- Rafaela
01-07-2014 às 15:53:53Desde criança fui estimulada aos esportes. Isso contribuiu muito para eu sempre praticá-lo, mesmo sendo apenas uma caminhada ao ar livre ou corrida. Adoro exercitar-me!!!!
¬ Responder