Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Adquira forma para as suas pernas

Adquira forma para as suas pernas

Categoria: Desporto
Comentários: 1
Adquira forma para as suas pernas

Até parece mentira, mas se observarmos uma criança constataremos que aqueles que asseveram que o Homem começou a correr antes de saber andar têm razão.

Independentemente, o certo é que correr é realmente fácil e todos o conseguem. Mais depressa ou mais devagar, com os pés mais ou menos tortos, com os movimentos mais ou menos coordenados, não interessa, desde que se mexam as pernas! Todavia, é um bocadinho cansativo, para não dizer mesmo muito. Isto, claro, de acordo com a constituição física de cada um, o que come, o treino ou falta dele, …

Na verdade, o treino é o segredo para se lograr correr mais, com maior rapidez e com um cansaço reduzido. Os atletas de renome realizam treinos diários de várias horas, sem direito a folgas. Os fundistas, que percorrem distâncias mais compridas em corrida, podem fazer, por dia, vinte ou mais quilómetros.

O treino da velocidade é aquele que comporta uma exigência técnica superior. Mas se pensarmos que o objectivo é palmilhar cem metros num tempo inferior a dez segundos, veremos que não podia ser de outra maneira. As provas de velocidade disputam-se somente em pista, enquanto as corridas de fundo passam, regra geral, por estradas. Há provas por equipas, chamadas estafetas. Existem, igualmente, corridas com barreiras e com obstáculos.

A corrida afigura-se como uma das bases da prática desportiva, dado que a maioria dos desportos pressupõe deslocação. A questão é habituar o organismo ao esforço, ou seja, treinar. E o treino da corrida é das coisas mais simples, pois, ao invés de outros desportos, quase não é necessário equipamento, bastando umas sapatilhas, uns calções e uma T-shirt, no Verão, ou um fato de treino, no Inverno. É preciso ter alguns cuidados, mormente no que se refere à escolha do espaço (para evitar acidentes e lesões), com o próprio corpo e com a alimentação. A propósito, não é aconselhável ingerir alimentos sólidos menos de duas horas antes de correr, mas há que estar bem hidratado.

No que respeita às estrelas, Spiridon Louis correu a primeira maratona dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e ficou célebre por isso. Tal como aconteceu com os portugueses Carlos Lopes e Rosa Mota, campeões olímpicos. A maratona é uma prova muito difícil, já que se tem de correr mais de 42 mil metros.

A título de curiosidade, pode dizer-se que Zola Budd foi uma atleta da África do Sul impedida de ganhar muitas provas devido ao boicote ao Apartheid, um sistema que concedia privilégios a uns e os retirava a outros por causa da cor da pele. Foi condenado pela comunidade internacional e, por fim, oficialmente abolido. Zola corria sempre descalça.



Maria Bijóias

Título: Adquira forma para as suas pernas

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

642 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    01-07-2014 às 15:53:53

    Desde criança fui estimulada aos esportes. Isso contribuiu muito para eu sempre praticá-lo, mesmo sendo apenas uma caminhada ao ar livre ou corrida. Adoro exercitar-me!!!!

    ¬ Responder

Comentários - Adquira forma para as suas pernas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios