Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > A Fruta na alimentação dos desportistas

A Fruta na alimentação dos desportistas

Categoria: Desporto
Visitas: 2
Comentários: 1
A Fruta na alimentação dos desportistas

A inclusão de frutas frescas, assim como de vegetais, na alimentação diária é uma recomendação firme que os especialistas fazem a toda a gente. Os desportistas, porém, têm necessidades acrescidas de determinados nutrientes que estes alimentos fornecem em quantidade mensurável e de forma saborosa.

A fruta contém minerais como o ferro (amora, figo, morango, groselha), zinco (framboesa ananás, maracujá), magnésio (banana, ameixa, kiwi) e potássio (ameixa, pêssego, banana, melão, cereja), para além de vitaminas A (pêssego, manga, melão, ameixa), C (kiwi, limão, morango, laranja, papaia, goiaba) e B9,ou ácido fólico, (laranja, melão, figo, morango, manga) e fibras (ameixa, framboesa, laranja, manga). A fruta constitui um verdadeiro “suplemento desportivo”, natural, sem efeitos adversos, e pronto a tomar.

Ingerir fruta diariamente permite ter energia durante os treinos e um sistema imunológico sem reparos. Bananas, maçãs e frutos secos podem servir de snacks no decorrer das sessões de treino, aproveitando a energia provida pelos hidratos de carbono.

A maçã seria, aliás, o fruto mais indicado para atletas, tanto no que se refere ao rendimento físico, como à recuperação desse esforço. Uma maçã média fornece cerca de 90 calorias através de hidratos de carbono (glucose, frutose, sacarose) e fibras solúveis. Paralelamente, devido ao seu elevado teor de água (84 por cento), evita a desidratação e, como possui potássio, previne as cãibras. Trata-se de um alimento fácil de transportar e de ter sempre à mão.

No que respeita à banana, aconselhada aos desportistas por ser fonte de energia de assimilação rápida, quando comida em madura é de fácil digestão, mas em verde nem por isso. Tem fibras que ajudam o trânsito intestinal e acautelam as úlceras. Uma banana encerra à volta de 95 calorias, 21 g de açúcares, 29 g de hidratos de carbono, fibras, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A e C, e 75 por cento de água. Supostamente, a mistura de banana verde e uma maçã num saco de papel, durante uns quantos dias e num sítio sem luz, aumenta a quantidade de potássio da banana. A banana é, depois do arroz, do trigo e do milho, o alimento mais consumido no mundo.

Dado que a água é o principal componente da fruta e que a hidratação é um factor assaz importante, para não dizer decisivo, nas pessoas em geral e nos desportistas em particular, principalmente na época mais quente, beber sumos de fruta naturais traduz uma maneira magnífica e deliciosa de hidratar o corpo e beneficiar das virtudes da ingestão de uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais. De salientar que os sumos naturais devem ser consumidos logo que preparados, a fim de não se perderem as vitaminas.



Maria Bijóias

Título: A Fruta na alimentação dos desportistas

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    02-07-2014 às 00:06:54

    Realmente, concordo! As frutas são excelentes para nos deixar com uma pele mais hidratada, bonita; o corpo mais saudável e a saúde lá em cima! Gosto de todas as frutas, principalmente, o morango!

    ¬ Responder

Comentários - A Fruta na alimentação dos desportistas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios