Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > A expansão do futsal

A expansão do futsal

Categoria: Desporto
Comentários: 1
A expansão do futsal

O futsal é uma modalidade desportiva em acelerada evolução a nível mundial, ocupando um pouco da quota-parte da hegemonia do futebol que tem sido característica do paradigma de pensamento geral a nível mundial. O futsal tem chamado bastante a atenção do público em geral porque alem do espectáculo que proporciona através de mais emoção conseguida por imensos golos e impressionantes reviravoltas, este tem uma vantagem indiscutível relativamente ao desporto rei, é financeiramente muito menos exigente, e é sobre este factor que me vou debruçar.

Apesar de também exigir bastantes gastos, comparativamente ao futebol, estes são mínimos, este facto é facilmente observável, começando logo pelo número de atletas que é muito mais diminuto, um plantel de uma equipa de futsal tem cerca de quinze atletas enquanto que um plantel de uma equipa de futebol tem pelo menos vinte e dois jogadores, aqui constata-se logo uma diminuição dos gastos a constituir uma equipa, alem disso um atleta da modalidade de bom nível exige uma remuneração muito mais baixa que um atleta do desporto rei do mesmo nível. Prosseguindo, as infra-estruturas necessárias para a prática da modalidade são bastante menos dispendiosas no futsal, quer a nível de construção quer ao nível da manutenção que é inevitável ao longo do tempo, alem disso uma equipa de futsal de alta competição necessita apenas de um pavilhão para efectuar os seus treinos e jogos, por outro lado uma equipa profissional de futebol alem do seu estádio, necessita do seu campo de treinos e por vezes do centro de estágio, infra-estruturas que exigem muito mais gastos.

A nível de patrocinadores, cada vez mais as modalidades se começam a equiparar, apesar da ainda supremacia do futebol, contudo com a população a aderir em massa ao futsal, (facto que se deve também a o espectáculo do futebol se encontrar cada vez mais deteriorado devido a todos os seus intervenientes muitas vezes terem falta de profissionalismo) as marcas que procuram visibilidade vêem novas oportunidades nesta modalidade em ascensão. No fim de contas, o desporto rei continua a ter mais receitas publicitárias, derivadas dos marketing, dos direitos televisivos e da sua projecção ser ainda maior, mas até que ponto compensam os exagerados gastos que este acarreta? Até quando haverá fundos para os sustentar? Qual o impacto que o futsal criará na modalidade? Será precisa uma “reforma” na forma de gerir financeiramente e de rentabilizar este desporto?

Vitor Costa

Título: A expansão do futsal

Autor: Vitor Costa (todos os textos)

Visitas: 0

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    02-07-2014 às 00:58:51

    O futsal é uma modalidade que cresceu muito em todo o mundo. Hoje temos campeonatos espalhados e todos adoram. É muito bom!!

    ¬ Responder

Comentários - A expansão do futsal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios