Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > A diversão no desporto

A diversão no desporto

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Comentários: 1
A diversão no desporto

Quase toda a gente se preocupa em estar em foram, quer por razões de saúde, quer por motivações estéticas, mas o certo é que dá um trabalho e custa um esforço que esse querer não, muitas vezes, é suficiente para encetar. Em inúmeros casos, não havendo uma componente lúdica associada, ou outro ganho igualmente aliciante, as boas intenções não passarão de vãos desejos utópicos. Tem-se vindo a constatar, de forma crescente, que a brincar, a brincar também se ganha saúde… e contornos invejáveis!

Numa época em que a obesidade já se tornou num dos grandes problemas sanitários da fração ocidentalizada da Humanidade, há que apelar à criatividade para preencher a necessidade premente de exercício físico com “desportos” capazes de cativar e agradar até aos mais letárgicos. Isto não significa que seja imperioso inventar uma panóplia imensa de novas atividades; pode bem acontecer que explorar facetas das existentes ou descobrir-lhes outros pontos de interesse cumpram o propósito primordial de incitar ao movimento.

Por exemplo, um jogo de vídeo que vise estimular a dança entre os mais jovens (efetivamente ou de espírito), com passos criteriosamente estudados e diversos níveis de dificuldade, obrigando a pôr os pés em sítios exatos (como numa competição) para poder progredir, está a fazer furor em algumas escolas americanas, onde, como se sabe, as crianças estão cada vez mais gordas. Os centros comerciais são, de igual modo, espaços privilegiados para a instalação de um ecrã gigante. Desta maneira, fica ao alcance de todos a exercitação dos reflexos, da rapidez de raciocínio e… dos músculos.

Existem, todavia, outras formas diferentes e divertidas de fazer exercício, tais como saltar na cama elástica, ir passear o cão, experimentar mergulho, caça submarina ou pesca desportiva, kitesurf, windsurf, bodyboard, e por aí adiante. Contudo, para que uma pessoa mantenha o compromisso e o estímulo é preciso que goste do que faz e estabeleça objetivos realistas.

Nesta perspetiva, a competição (consigo próprio(a) ou com outros) é um segredo da psicologia humana que merece ser tido em conta. Rivalizar (no bom sentido) produz aquela adrenalina que vai provocar um inevitável aumento do empenho pessoal. Se, por acaso, dois amigos não se limitarem a correr mas acordarem em realizar sprints de 100 metros, ou estabelecerem obstáculos para o percurso, o resultado irá ser bastante superior para ambos. O mesmo se passa quando se introduzem cones que se têm de driblar com uma bola num treino de futebol; o incentivo advém do anseio de consegui-lo no mais curto período de tempo, a fim de continuar em prova. Pedalar para queimar X calorias, ao invés de atentar na velocidade ou na duração médias do circuito, que depende sobremaneira do terreno e do clima, constitui mais uma alternativa.

Seja qual for a opção, o importante é detectar o que o(a) motiva. Dar o melhor de si, mesmo a brincar, eleva a auto-estima e melhora a performance. Cuidado com os sinais de exaustão (mecanismo de defesa do organismo para evitar exageros) e com a desidratação!

Não se esqueça: Divertir-se é o melhor modo de eliminar a falta de vontade e alcançar benefícios físicos.


Maria Bijóias

Título: A diversão no desporto

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    30-06-2014 às 22:38:45

    Como é bom praticar um desporto acompanhada com nossos amigos, familiares.

    ¬ Responder

Comentários - A diversão no desporto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios