A bicicleta e a segurança
As crianças devem sempre usar capacete para não se exporem a perigos desnecessários. A maior parte delas não o usa o que se considera uma forma de mau trato. Apenas uma parte das crianças entre os cinco e os catorze anos o usa, estando as outras sujeitas a grandes perigos. O capacete diminui em muito o risco de traumatismo craniano. No caso de acontecer um acidente pode ocorrer a morte ou incapacidade permanente. Deste modo os pais devem ser alertados para estes perigos e irregularidades. Mesmo aqueles que o usam pode não estar bem colocado, desnivelado ou bem ajustado. Isto é um dado muito preocupante no que diz respeito a segurança infantil.
Para que a bicicleta seja um meio de transporte, deve haver ciclovias nas cidades, acompanhadas de outras medidas de segurança. No caso de as crianças ou jovens irem de bicicleta para a escola, como nalguns países, ainda ficam mais sujeitas a outros perigos tais como a proximidade com outros veículos. Por isso o capacete se deve tornar um acessório de carácter obrigatório. As lojas e bicicletas devem promover e incrementar o seu uso sempre que andam com ela mesmo por pouco tempo.
Os adultos também deviam andar sempre de capacete dado que muitas vezes não andam de bicicleta só nos locais de lazer mas também a utilizam para andar no meio do trânsito. O mesmo se pode dizer em relação às motos de que as crianças gostam tanto. Estas tornam-se ainda mais perigosas uma vez que são possíveis de maior velocidade.
Mesmo no lazer essa preocupação deve ser sempre uma prioridade.
Comentários ( 1 ) recentes
- Clayton Gama
17-12-2010 às 04:37:58Ah por favor, então você quer dizer que agora quem causa engarrafamentos na porcaria do trânsito brasileiro, são as bicicletas??? Fala sério cara, presta atenção: são os próprios carros que causam os engarrafamentos nas ruas, um ultrapassando outro irregularmente etc. Pelo o amor de Deus cara!
¬ Responder
E em ralação as ciclovias, aqui no Rio só tem na Zona Sul, se tivesse até seria uma boa, mas quero ver quando eles vão colocar... acho que nunca! Será que eles vão perder a oportunidade de fazer com que o povo seja forçado a se motorizar, assim poluindo o ar e acabando com a natureza.
Ruas cheias de carros engarrafamentos por toda parte, seria legal isso??? Pense bem e veja como fala das bicicletas, se o trânsito hoje em dia é essa porcaria que você mesma vê, não culpa de nós ciclistas.
Aqui está minha indignação e é tudo!