Modos de colocar cortinados
Há vários modos de colocar cortinados e são usados normalmente o trilho, a vara ou bando. Depende do estilo da decoração.
Ao optar pelo bando este pode ser de tecido igual ou combinado com o do cortinado ou por um rígido de madeira forrado de tecido contrastando com o tecido das cortinas ou há quem goste de igual a este. O desenho do bando pode ser inspirado por exemplo numa peça de mobiliário ou igual ao tecido das cortinas.
Para as cabeças o melhor é os franzidos na parte superior dos cortinados ou cabeça de pregas franzidas, sendo neste caso necessárias duas larguras e meio de tecido.
São ainda utilizadas as pregas básicas que necessitam de três franzidos e as cabeças com canudos unidos com fitas de franzir que requerem mais tecido do que os outros.
Pode ainda optar-se por pregas duplas que são habitualmente costuradas a cerca de um centímetro do topo, de modo que a cortina parece flutuar a partir de cima da janela.
Por outro lado as cabeças com canudo são constituídas por pregas singelas costuradas na vertical até uns dez centímetros do topo e com a base também costurada e pregada à cortina, produzindo um efeito de leveza maior do que as pregas franzidas.
As mais elaboradas são as cabeças drapejadas em forma de bastão.
As varas com argolas também são muito utilizadas, podendo ser de madeira ou outro material a gosto. As cores devem combinar com o tecido. È um estilo muito adoptado e fica sempre bonito. Há quem coloque em vez de argolas de madeira ou plástico argolas no próprio tecido que são enfiadas no varão. Dá um ar mais leve ao cortinado.
Cabe a cada um escolher o modelo de cortinados adaptado ao espaço, cores e estilo de casa.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Sophia
26-04-2014 às 22:04:01Adorei as dicas, bem ajustáveis aos objetivos que temos, obrigada pelas dicas!
¬ Responder - Paula zambonatto
05-04-2011 às 17:56:44qual a medida da alça para eu colocar a agola de madeira ou seja quanto seria a tira medida
¬ Responder