Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Decore a sua casa com materias ecológicos

Decore a sua casa com materias ecológicos

Categoria: Decoração
Comentários: 1
Decore a sua casa com materias ecológicos

Actualmente, fala-se muito de ecologia e meio ambiente. Desde a comida, ao vestuário, passando pelos transportes, vive-se a época em que estar na moda é reciclar e ser amigo do ambiente. A mim parece-me óptimo e sou a primeira a aderir a algumas das medidas mais simples.

No que toca a mobilar a casa, já nem todos somos muito ecológicos, dando maior importância à estética do que propriamente aos materiais ou, ainda menos, à sua proveniência. Talvez seja uma questão de tempo até a moda chegar também a esta área.

Em conversa com uns amigos, há uns anos, fiquei a conhecer o Comércio Justo (Fair Trade). Em Portugal tal conceito não estava muito desenvolvido e fiquei um pouco confusa ao princípio, para logo depois ficar aficcionada de tal oferta. Na verdade, o comércio justo é um dos pilares da sustentabilidade económica e ecológica mundial.

Surgido na Holanda, na década de 60 do passado século, trata-se de um movimento social e de uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados, nas cadeias produtivas. Ou seja, neste tipo de trocas, o produtor recebe a remuneração justa pelo seu trabalho.

O primeiro produto a ser certificado segundo o padrão deste tipo de comércio, foi o café, em 1988. A experiência foi seguida de muitas outras e actualmente a International Fair Trade Association reúne mais de 300 organizações em cerca de 60 países.

Presentemente, as movimentações de artesanato e produtos agrícolas faz-se dos países em vias de desenvolvimento para os mais desenvolvidos. Muitos são os que optam por adquirir este tipo de produtos, quer seja para consumo alimentar quer seja para decoração das suas habitações ou locais de trabalho, permitindo assim que os pequenos produtores de países mais carenciados possam viver de uma forma mais digna e facilitada.

Ao optar por adquirir produtos provenientes do chamado comércio justo, estará a criar oportunidades de melhoria das condições de trabalho e de vida dos produtores mais desfavorecidos. A missão deste passa pela promoção da igualdade social, protecção do ambiente e desenvolvimento da segurança económica dos produtores mais necessitados.

Se procura alternativas ecológicas para a decoração do seu lar, informe-se das lojas de comércio justo que existem perto de si. Estou certa que encontrará artefactos do seu agrado.



Cláudia Bandeira

Título: Decore a sua casa com materias ecológicos

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 0

664 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBruna

    31-07-2009 às 11:20:47

    Este tema é bastante interessante, é pena não ser muito comum ver lojas de decoração com materiais ecologicos.
    Pelo menos não tenho conhecimento de nenhuma, mas vou estar mais atenta, para o bem do nosso planeta.

    ¬ Responder

Comentários - Decore a sua casa com materias ecológicos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios