Decoração – O Que Não Deve Fazer!
Na decoração da casa de cada um, o mote é exactamente o mesmo. Cada um decora a sua casa da maneira que quer e quando consideramos a nossa casa como o nosso castelo, o fundamental é que a nossa sala seja decorada ao nosso jeito e que o quarto seja a nossa cara. Se muitas vezes não podemos escolher a nossa casa preferida por motivos financeiros, a decoração do seu interior pode ser já bem diferente.
Desde o estilo clássico ao moderno, as linhas dos nossos móveis podem ser redondas, grossas e robustas, mas também lisas, esguias e rectas, bem ao estilo contemporâneo, a decoração da nossa casa pode ser das mais diferentes formas.
Há quem escolha uma decoração colorida bem ao estilo Mexicano, em tons de preto e branco num estilo minimalista ou quente como as decorações Indianas. A moda da decoração étnica feio para ficar muitos anos, mas o estilo clássico continua a fazer muitos amantes. Independentemente do estilo que deseja obter na sua casa, existem alguns erros que se cometem com alguma frequência que são facilmente evitáveis.
Encher todos os recantos da assoalhada que está a decorar. Menos é mais, e não julgue que colocar quadros, molduras, pratos ou plantas penduradas em todas as paredes é sinal de bom gosto. Opte por estilo simples nas paredes para que a sala não fique se espaço para respirar.
Também do chão podemos falar. Tapetes de estilos diferentes na mesma assoalhada nunca devem ser vislumbrados. Se opta por um tapete de Arraiolos, nunca o misture dentro da mesma sala com um tapete moderno.
Nos móveis, pode misturar os dois estilos, mas não se esqueça que uma delas tem de predominar. Por exemplo, pode optar por uma sala de estilo moderno, mas acrescentar uma escrivaninha antiga.
Se quer colocar papel de parede, tenha em atenção os padrões dos acolchoados ou sofá e dos cortinados. Grandes misturas numa só sala, enchem um espaço generoso que pode transformar-se de repente num espaço muito pequeno.
Também vai gostar:
Comentários ( 16 ) recentes
- Luene
30-09-2014 às 23:03:30Mesmo que tenhamos gostos e preferências distintas, é sempre bom contar com quem entende do assunto, com um profissional. Gostei muito dessas dicas do que não fazer na decoração e bem relevante para os dias atuais.
¬ Responder - Sophia
26-04-2014 às 19:26:54É bom sabermos como deixar um ambiente mais decorado a fim de trazer harmonia e uma sensação agradável a todos. Essas dicas de o que não fazer são muito boas.
¬ Responder - Gabriela Torres
06-10-2012 às 17:03:45Várias paredes coloridas em um mesmo ambiente,muitos objetos coloridos ou sofás com estampas grandes.Nada disso pode ser feito dentro de uma decoração.Claro que tem muita coisa que não pode ser feita,porém mesmo assim as pessoas continuam fazendo.
¬ Responder - Maria Gabriela
04-10-2012 às 14:44:05A decoração é algo bastante complexo, mas efetivamente o mais importante é cada um sentir-se bem no seu espaço, porque não podemos ser todos iguais, o que para uns é lindo para outros é horrível. E o que interessa ter uma decoração maravilhosa e depois não nos sentirmos confortáveis. A nossa casa é o sitio onde supostamente podemos descansar depois de um dia de trabalho, por isso é importante que acima de tudo, esteja confortável.
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
03-10-2012 às 10:03:38A decoração reflete muito daquilo que somos e a nossa personalidade.Assim se a leitora pretende decorar algum espaço na sua casa não se importe de revelar seus gostos por mais excêntricos que eles sejam.
¬ Responder - Nilson Uemoto
02-10-2012 às 06:29:46Tudo em excesso é prejudicial e isso se aplica quando o assunto é decoração.Consulte um profissional de decoração e ele com certeza planejará uma decoração equilibrada, que une a beleza e a harmonia entre as cores e os diversos objetos utilizados na decoração.Tem pessoas que acham que lotando o ambiente de objetos de decoração, estarão fazendo a coisa certa, mas isso está longe da verdade, uma decoração bem feita é equilibrada em todos os sentidos.
¬ Responder - Ruben Gonçalves
30-09-2012 às 23:00:39Efetivamente uma decoração simples pode ser a escolha mais acertada, é mais económico e permite uma maior noção de espaço. Pensar bem no que vamos fazer exatamente no local que estamos a decorar é sem dúvida a maior ajuda para não cometer erros.
¬ Responder - Cristina Sousa
27-09-2012 às 12:19:00Não se deve decorar por impulso. Antes de iniciar deve-se fazer um estudo da finalidade e funcionalidade do espaço. Na seleção dos móveis, cortinados, tapetes e demais acessórios, é importante haver a conjugação com a cor das paredes.
¬ Responder - Nilson Uemoto
27-09-2012 às 00:03:16Parabéns pelo artigo Carla Horta,muitas vezes as pessoas começam a encher o ambiente e acham que se deixar a sala ou o quarto abarrotados de coisas, a decoração vai ficar perfeita.Menos é mais como você mesma bem disse,a melhor decoração é aquela que embeleza o ambiente mas sem exageros, misturar peças que não combinam com certeza vai trazer o resultado inverso do que se planejou, por isso é bom contratar um especialista em decoração
¬ Responder - Lucas Souza
24-09-2012 às 15:41:09Muito interessante o seu texto Carla Horta, realmente essas dicas podem ajudar muitas pessoas na hora de escolher as decorações para sua casa ou apartamento. Até mesmo em outros ambientes, como festas, confraternizações com a família, enfim, diversas são as maneiras de aplicar as informações que você disseminou aqui pelo ruadireita. Agora estou mais por dentro de como tornar a decoração de um ambiente mais harmoniosa e não exagerar. Muito obrigado e continue sempre assim!
¬ Responder - Adriana dos Santos da Silva
24-09-2012 às 14:07:08Essas dicas de decoração sempre foi minha curiosidade. Adoro decorações de ambientes, de festas, casamentos, formaturas, enfim, tudo que estiver relacionado com decoração fico ansiosa para saber e saber mais informações. Acredito que o que você colocou em seu texto são os mais recomendados, pois mostram o que não se deve fazer e isso também é importante saber. Ter essas informações nos ajudarão a melhorar nossas escolhas e nos dará compreensão mais abrangente. Muito bom!
¬ Responder - Daiany Nascimento
24-09-2012 às 13:03:34Olá autora, Carla Horta, tudo bem? Parabéns pelo seu texto, está bem completo e é de fácil entendimento para todas as pessoas que desejam encontrar boas dicas. Gostei de todas as informações que encontrei aqui e agora sei algumas coisas que não podem ser empregadas na decoração, para não deixar o ambiente feio. Com boas dicas assim, fica mais fácil escolher os itens certos para não errar na decoração. Obrigada pelas informações, boa escrita, ateh.
¬ Responder - Daniela Vicente
24-09-2012 às 00:13:30o que eu nuca vou fazer é colocar papel de parede nas quatro paredes da divisão, uma moda muito em voga à quarenta anos atrás. acho que tudo deve ser de forma medida. pintar as paredes das quatro diversões é algo que também não me agrada, pior se for cores escuras. uma decoração com muitos objectos também se torna excessivo para a nossa vista, pois temos muitos pontos onde focar-nos. parabéns pelo tema.
¬ Responder - Sofia Nunes
22-09-2012 às 18:16:42Com a decoração, tal como com o vestuário, é muito fácil cairmos no erro. Muitas vezes exageramos, misturando cores e padrões que não deveriam ser misturados, e outras, pelo contrário, deixamos tudo demasiado simples, o que pode transformar estar em casa numa verdadeira monotonia. Gostei das suas dicas, uma vez que primam pela exatidão e são óptimas para quem tem dúvidas acerca das regras básicas de decoração. Desde que seguidas, o sucesso será garantido!
¬ Responder - Gabriela Torres
22-09-2012 às 18:08:35Dicas do que não fazer em matéria de decoração são sempre bem vindas.Muitas pessoas não sabem como decorar e se sentem perdidas quando tem que decorar um ambiente qualquer e então começam a surgir os erros.Por isso é bom ler esse tipo de texto que deixa bem claro o que pode e o que não pode fazer.
¬ Responder - André Belacorça
21-09-2012 às 21:56:07Penso que não deve misturar muito decoração no mesmo sítio, tudo ao monte, muitas cores conjugadas, são detalhes muito desfavorecidos numa casa, na minha opinião claro, são muito variadas as opiniões das pessoas.
¬ Responder