Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Como fazer da sua cozinha o espaço mais atraente e funcional de sua casa

Como fazer da sua cozinha o espaço mais atraente e funcional de sua casa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Decoração
Visitas: 2
Comentários: 2
Como fazer da sua cozinha o espaço mais atraente e funcional de sua casa

A cozinha de nossa casa é incontestávelmente uma das divisões mais importantes, não só porque é onde fazemos as nossas refeições mas também porque é onde também recebemos amigos e familiares quando fazemos um jantar ou almoço mais formal, elas circulam pela casa, mas é pela cozinha que param muitas vezes, para pegar um copo de vinho ou uma cerveja ou um salgadinho, enquanto se prepara a refeição.

Quer esteja a construir uma casa ao seu gosto, e tem a capacidade de pedir ao arquiteto que este desenho a cozinha ao seu gosto ou se comprar um apartamento na cidade, você tem sempre a escolha de alterar e personalizar esta divisão ao seu gosto, sendo que neste texto vamos focar-nos na cozinha como área numa casa a construir.

O que deve ser levado em consideração deverá ser primeiramente o numero de pessoas que iram utilizar o espaço no quotidiano, se as refeições serão feitas ali ou numa sala de jantar, o muito necessitado espaço de arrumação e se tem um layout adequado para que possa inserir os eletrodomésticos que necessita e que sem os quais a sua vida se tornaria um pouco complicada.

Quando desenhando uma cozinha existe um método a nível de arquitetura que é geralmente aceite. Este consiste em projetar três pontos de trabalho, levando em consideração o local onde as portas e as janelas estão situadas, pois estas não são movíveis, tudo o resto deverá ser planeado em torno destas. Os três pontos de trabalho ou áreas de trabalha são o lava-louça, o fogão e o frigorífico. Estas são as áreas da cozinha com a maior quantidade de tráfego entre eles (mais utilizadas e por onde mais pessoas passam enquanto na divisão). Temos de mantê-las juntas de forma a otimizar o nosso trabalho.

Durante a preparação da refeição, o cozinheiro não quer perder tempo ou energia no vai e vem entre o fogão para agitar uma panela e o lava-louça para lavar legumes. Os pontos devem estar suficientemente afastados para o caso de duas pessoas estarem envolvidas na preparação da refeição e terem o seu espaço, mas suficientemente próximos para não desperdiçar tempo.

O bom posicionamento dos armários é essencial para facilitar o acesso aos produtos necessários para a preparação da refeição. Existem armários numa infinidade de tamanhos e formas. O único denominador comum é a altura que ronda os 90 centímetros e a profundidade que ronda os 60 centímetros para armários de chão. Os armários serão responsáveis por quase 50% do seu orçamento, mas estas medidas e convenções não têm de ser levadas à letra, visto que hoje em dia existem muitas mais opções em termos de mobiliário e a nível criativo, do que a 10 anos atrás.

Os balcões de cozinha, por sua vez, são necessários para colocar, alimentos, utensílios essenciais para a preparação da refeição ou até mesmo para fazer-se refeições individuais (conceito americano). No caso das bancadas de cozinha, estas deveram estar colocadas num local de fácil acesso aos armários e ao frigorífico. Existem também ínfimas opções na escolha do material, como, contraplacado, mármore, granito, plástico laminado, etc.


Sem sombra de dúvida, a cozinha é a área mais gratificante e a que trará melhor retorno do seu investimento. Cerca de 12% do seu orçamento será gasto aqui.
Antes de começar a construir a sua cozinha, certifique-se que tem um planeamento adequado, pois evitará que o seu orçamento se esgote antes de esta estar concluída.

Rua Direita

Título: Como fazer da sua cozinha o espaço mais atraente e funcional de sua casa

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

721 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • BELL DE JESUSBELL DE JESUS

    29-10-2009 às 20:46:37

    ola! boa tarde
    porfavor mim ajude preciso uma sujestão, moro em sobradinho que fica no fundo da casa do irmao do meu esposo, a minha cozinha fica embaixo e os demais comodos fica em cima porem quando subo para a minha casa (que fica em cima) passo pelo quintal, e quando cheve é aquele trasntorno você sabem né... porém quero fazer uma escada dentro dela para eu entrar por dentro a minha cozinha mede 3,60 x 2,60 preciso saber como devo fazer esta escada (eu pretendo fazer a escada de madeira) qual seria a largura certa tamanho degarus enfim... por favotr mim ajude se for preciso mande uma foto ou um desenho para que eu possa entender melhor. Obrigada e tenha um otimo dia. bjus.

    ¬ Responder
  • jussara marcia matos machado reisjussara marcia matos machado reis

    19-10-2009 às 21:01:13

    posso colocar um barzinho na sala de jantar?

    ¬ Responder

Comentários - Como fazer da sua cozinha o espaço mais atraente e funcional de sua casa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios