Como escolher as cortinas ideias?
Escolhemos móveis em catálogos ou nas lojas, eletrodomésticos em grandes espaços comerciais e adereços que vamos juntando ao longo do tempo. Se todos estes apetrechos lhe parecem bem, vai achar melhor quando disser que uma casa sem cortinados é uma casa despida. Acertei!!! Mas na hora de escolher, vai perceber que não resta tirar medidas como fez para a cama ou para o sofá.
As cortinas conseguem ocupar mais espaço do que uma cama. Basta para isso não fazer a escolha correta. Vão chamar a atenção pelas piores razões e na nossa casa tudo tem de estar perfeito.
Se comprar um tecido para a confeção das cortinas, meça a janela e terá de duplicar o comprimento para que fique franzido e não se esqueça que terá de acrescentar mais 10 ou 20 cm para cada um dos lados. Quando o colocar no varão, estes 10 ou 20 cm terão de ficar de fora da borla.
Para a altura, dependerá sempre da janela. Se se tratar de uma janela de varanda, o cortinado terá obrigatoriamente de ir até ao chão. A 5 cm do chão é o mais indicado. Mais curto parecerá que encolheu e maior ficará sujo num instante. Se for uma cortina curta, a medida certa será de 20 cm abaixo do parapeito, mas se for na cozinha pode ficar curto para entrar mais claridade. Dará um aspeto campestre e é engraçado.
Quanto a padrões, terá muito a ver com a restante decoração. Cores fortes marcam a diferença, mas podem “cansar” mais depressa.
Quanto a tecidos, os decoradores aconselham a seda ou linho pois o cair é inigualável e elegante. Gaze de linho, organza e chiffon são opções também a considerar. No entanto existem outros tecidos mais baratos e com excelente qualidade. Tecidos sintéticos podem ajudá-lo a criar um bom ambiente a baixo preço.
Estude as opções e decida-se. Vista a sua casa com aquilo que mais lhe agrada.