Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Como conjugar o cinzento com outras cores

Como conjugar o cinzento com outras cores

Categoria: Decoração
Visitas: 24
Comentários: 23
Como conjugar o cinzento com outras cores

Preocupações pertinentes à decoração de ambientes são a composição e a combinação de cores. É a partir das combinações de cores e peças decorativas que a harmonia do ambiente aparece e o bem-estar adquirido nele prevalece. É bastante intrigante a reação que determinadas cores provocam nas pessoas agradando ou afastando ou ainda irritando-as. É notável também que quando o uso das cores é adequado o ambiente parece possuir uma energia renovada, causando um aspecto de limpo, aconchegante e agradável.  Diante dessa preocupação em construir decorações que provoquem sensações positivas nos cômodos e em seus habitantes, algumas cores geram bastante dúvida quanto à sua combinação com as demais. É o caso da cor cinza.

O cinza na verdade é uma cor neutra que se constitui através do equilíbrio entre branco, que vai da representação da luz divina ao tédio e frieza quando usado em demasia, e preto, cor da escuridão e da negatividade, sendo o oposto à luz. Como é uma cor que se estabiliza entre essas outras duas potências cromáticas, o cinza traz certa estabilidade. Contudo, apesar dessas características, ele deve ser usado na decoração com bastante cuidado, pois pode tender para o lado negro ou cinzento. Dependendo da composição feita o cinzento pode obter resultados diferenciados. Pode dar um ar de sofisticação ou pode inclusive tornar o ambiente tedioso.

Devido aos cuidados em se compor ambientes com a cor cinza, o trabalho em utilizá-la em decoração é grande. Quando usado em paredes o ideal é que seja combinado com um teto branco e que aparece em forma mais escura em apenas uma parede a fim de evitar um ar mais cansativo e sem graça. As paredes pintadas em tons cinzentos podem conter texturas que trarão inovação a composição. O tom azulado de cinza também é uma boa opção de pintura, dando um ar mais vivo ao cômodo. Em alguns cômodos é utilizado nos tetos altos com o objetivo de dar a sensação de rebaixamento. No entanto o mais indicado é que o cinzento seja usado em pequenos detalhes nos ambientes. Essa tonalidade pode estar presente tanto em áreas internas quanto externas, dando um toque especial à decoração.

O ideal quando se usa tons cinzentos nas decorações é quebrar essa tonalidade com a escolha de peças coloridas nas cores primárias, por exemplo, que garantirão alegria e vivacidade ao ambiente. O cinzento também é aplicado no intuito de proporcionar a ideia de contrastes, especialmente com a cor branca. O cinza é um clássico intemporal tranquilo que combina com todas as demais cores porque permite várias composições e aplicações, mas em excesso não complementa a harmonia do cômodo.

Ao escolher uma cor para usar na decoração é preciso estar atento ao entorno dos ambientes. A presença de pedras e pisos, a cor das aberturas, entre outros detalhes da casa ou do escritório já auxiliam na escolha das cores para composição da decoração. Escolher cores e tonalidades de gosto próprio também é fundamental para garantir o sucesso da decoração. É importante lembrar que cores e tons claros amplificam os ambientes e as escuras dão intimidade e a sensação de um espaço menor. Também é bom saber que a mistura de muitas cores torna o ambiente visualmente poluído. O cinza é uma boa opção de complemento à decoração na utilização em detalhes por ser uma cor neutra que gera tranquilidade, quando usado na medida certa.


Rosana Fernandes

Título: Como conjugar o cinzento com outras cores

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 24

767 

Imagem por: emdot

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 23 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    30-09-2014 às 19:33:35

    Esse detalhe do uso de cinza com outro tom é importante para não deixar o ambiente muito carregado. Creio que a mescla com o branco é lindo e tende a ficar muito elegante. O preto deve ser posto bem pouco para não deixar um ar tenebroso e escuro.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 18:59:49

    A decoração com a cor cinza é tão linda. Mas, quando feita de forma adequada, pois do contrário, fica muito esquisito.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    09-10-2012 às 13:05:54

    Muito interessante e bem escrito seu texto! Espero que continue a escrever, Rua Direita só tem a ganhar com tantas pessoas promovendo o conhecimento de forma clara, direta, e correta. Gostei da sua introdução a respeito da influência e da harmonia das cores no ambiente, e também do que o cinza representa. Não consigo pensar no cinza como uma cor bonita, mas há quem goste. Acredito que ele tenha um apelo muito urbano.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    08-10-2012 às 20:53:53

    o cinzento é uma cor que eu costumo usar e adoro conjugar com o branco, com o preto ou o bege. também depende do tipo de roupa claro: se é malha, licra, ganga, bombazine?!é sem dúvida uma cor que gosto de englobar no meu dia-a-dia, porque acho que tenho um estilo muito interessante que conjuga muito bem com o cinzento. gostei muito do tema, mesma. ainda não tinha comentado nada do género. parabéns por isso.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    08-10-2012 às 19:26:54

    o cinzento talvez se considere uma cor muito, muito vulgar. Conjuga bem com várias cores, fazendo "par" com muitas delas, em objectos, quadros, tudo o que seja objectos decorativos, o cinzento sem dúvida é uma cor apresentável para decorar um espaço, para procura de objectos de tal cor e muito mais, à que ter bom gosto para as escolhas.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    06-10-2012 às 02:22:54

    Cinzento é um tom neutro.Combina com tudo,desde que seja feito o mínimo esforço para apresentar uma combinação bonita.Na verdade,precisa apenas de um mínimo de bom senso para combinar uma ou mais cores com o cinzento.

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    04-10-2012 às 01:14:58

    Acho o cinza muito charmosa: ternos, quartos, roupas de cama, objetos de decoração. Ainda mais quando combinado com branco e preto.Homens de terno cinza, chumbo, grafite, são definitivamente os mais charmosos... Da mesma forma, quartos com uma parede cinza, e o restante branco, com alguns objetos em preto, são charmosos e sofisticados. Claro que depende do estilo do dono... mas soltar a imaginação é o que há.

    ¬ Responder
  • Cristina SousaCristina Sousa

    03-10-2012 às 13:56:18

    Na decoração de uma sala de estar gosto de ver conjugado os sofás em cinzento escuro com os cortinados no tom bordeaux. Sobre os sofás, as almofadas seriam nos tons bordeaux e café com leite escuro. As paredes seriam pintadas no tom café com leite claro. Na minha opinião, a cor cinzenta fica muito bem conjugada com os tons bordeaux e café com leite.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    02-10-2012 às 06:25:13

    Creio eu que uma cor que combina bem com o cinza é o branco pois formam um estilo de combinação de cores limpa e bem equlibrada.Porém como exposto no texto, o ideal é usar o cinza apenas como complemento de cor para pequenos detalhes, como é uma cor sóbria, se usada em demasia pode criar um clima sóbrio e pesado demais.Usando-se cores alegres e marcantes junto com o cinza, consegue-se formar um conjunto harmonioso.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    30-09-2012 às 23:00:22

    No desenvolvimento de páginas Web o cinzento é muito importante. Normalmente já existe um logótipo e determinadas cores associadas á imagem de uma empresa e usar cinzentos é uma boa forma de dinamizar o site sem interferir com as cores da imagem do cliente.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    30-09-2012 às 23:00:13

    Na decoração de uma casa é muito importante o uso de cinzentos, pois apresentam um carácter neutro e integram-se melhor em qualquer ambiente. Dificilmente nos vamos fartar de um objecto cinzento devido á sua cor e mesmo antes de o colocarmos no local, podemos prever que não ficará mal.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    30-09-2012 às 23:00:02

    O mais interessante no cinzento é que conseguimos dar uma melhor noção das sombras do que num ambiente colorido, se usarmos toda a gama de cinzentos que temos ao nosso dispor. É por esse motivo que alguns fotógrafos preferem fotografar a preto e branco.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    30-09-2012 às 22:59:53

    O cinzento é de facto muito interessante para conjugar com outras cores e através de vários cinzentos podemos dar um maior destaque a uma só cor ou a várias cores. É importante causar algum contraste quando combinamos uma cor, mesmo que seja com um cinzento.

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    28-09-2012 às 10:59:34

    Gostei muito deste texto e gosto muito do cinzento e azul.Estas são duas cores clássicas e um pouco tristes se não forem conjugadas com outras de vez em quando.Seja aplicadas na decoração da casa ou no vestuário cnvêm combinar-se com branco, vermelho ou amarelo para evitar a depressão e dar alegria colorido. As cores também refletem o que vai na alma.

    ¬ Responder
  • Cristina SousaCristina Sousa

    27-09-2012 às 15:45:07

    O cinzento é para mim uma cor a ser usado na estação fria. Poderá ser conjugada com o tom mostarda. Fica uma bonita combinação, vestir uma calças de fazenda cinzentas, uma camisa de algodão branca (ou camisola de gola alta)e um cardigan em caxemira no tom mostarda. Também gosto de conjugar o cinzento com o preto, azul bebé e rosa velho. Aprecio em ver um casaco de lã ou um sobretudo de homem em cinzento.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    26-09-2012 às 21:48:52

    O tom cinzento não me agrada muito, me dá realmente a sensação de tristeza, tédio, ou negatividade.Prefiro bem mais as cores alegres e claras, mas há pessoas que amam a cor cinza, usam roupas de cores cinza, tem carros de cor cinza e pintam sua casa e seu interior na cor cinzenta.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    24-09-2012 às 15:30:32

    As diversas tonalidades de cores existentes nos dão uma variedade de combinações possíveis e a realizações de decorações simples e sofisticadas. Achei bastante interessante suas dicas para as conjugações do cinza com outras tonalidades e cores, gosto das cores frias e escuras, que inspiram tranquilidade. Acredito que esses tons são perfeitos para os quartos e cômodos que são destinados a repousos e descanso. Obrigado pelas dicas Rosana Fernandes, espero por novos textos completos dessa maneira!

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    24-09-2012 às 14:04:27

    O cinzento não é muito uma preferência das pessoas. Ainda bem que podemos usá-lo com outras cores, pois de fato, fica muito mais bonito e elegante. O cinzento sozinho fica uma cor mais sem graça, escura e sem brilho. Não realçam a beleza da casa. Essa conjugação com outras cores ficam melhores realmente, após ler o seu texto pude comprovar isso. Não havia pensado por esse ângulo, mas agora já pode-se ver que dá sim.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    24-09-2012 às 13:53:43

    As cores podem ser combinadas com outras para servirem de atrativo e conjunto de cores.Algumas ficam bem sózinhas, outras porêm ficam melhor conjugadas com outras, como por exemplo a cor cinzenta.Esta pode ser combinada com o branco ou o preto para ficar com uma tonalidade mais clara ou escura.Mas pode também ser usada com vermelho o, amarelo ou dourado,permitindo assim, ter reflexos de umas e outras.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    23-09-2012 às 15:56:58

    O cinzento é uma cor muito neutra e pode ser conjugada com todas as cores, no entanto é necessário ver a tonalidade do cinzento. Se colocar um cinza escuro com um castanho escuro a ligação pode não ser a melhor. Uma boa ideia é jogar também com várias tonalidade de cinzento e adicionar padrões.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    22-09-2012 às 18:04:21

    Cinza é uma cor clara,mas com o impacto de uma cor escura.Ou seja,cinza combina com praticamente todas as cores.Cinza com preto,cinza com azul,cinza com branco,cinza com laranja,todas são boas combinações.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    22-09-2012 às 17:49:51

    Parabéns pelo texto muito completo e pelas dicas bastante interessantes. O cinzento, tal como outras cores neutras como o branco e o bege, é uma cor fácil de conjugar, ainda que nem sempre isto seja feito de modo tão eficaz e simples como com as duas últimas cores que referi. Na minha opinião, devemos ter em atenção qual a tonalidade do cinzento e, para além disso, qual a divisão da casa que estamos a decorar.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    21-09-2012 às 21:50:17

    O cinzento é uma óptima cor para juntar a outras cores, por exemplo penso que com o laranja fica bem, na minha opinião, e não só, ele ficará bem com muitas cores, não todas, mas também como refiro, depende muito dos gostos das pessoas, há quem não goste da cor cinzento.

    ¬ Responder

Comentários - Como conjugar o cinzento com outras cores

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Proteger a Madeira

Ler próximo texto...

Tema: Bricolage Jardim
Como Proteger a Madeira\"Rua
A madeira é um elemento muito utilizado para a construção de casas, cercas, mobiliário, pérgolas, decks, etc.
Para garantir a sua longevidade, reforçando a beleza e resistência, deve-se executar algumas tarefas para proteger a madeira. Para isso, deve-se conhecer as suas necessidades e limitações, de modo a proceder-se ao tratamento mais adequado.

Os inimigos da madeira são:

Sol - juntamente com o vento, as altas temperaturas secam a madeira e os raios ultracioletas (UV) modificam a sua cor, degradando a estrutura das fibras. Por vezes, o aquecimento da madeira acaba até por provocar fissuras na estrutura.

Humidade - a madeira que não é protegida absorve mais humidade, correndo o risco de desenvolver bolor e fungos, e consequentemente apodrecer. Aconselha-se a aplicação de um produto apropriado, como por exemplo, um imunizante ou uma velatura, e de seguida um verniz ou esmalte.

Insetos - não é nas madeiras utilizadas no exterior que se deve recear, pois a temperatura e o grau de humidade não proporcionam as condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Mas na madeira utilizada no interior, as larvas dos insetos que se alimentam da madeira encontram as condições ótimas para a sua reprodução, pelo que deve levar a cabo um tratamento preventivo ou curativo com os produtos apropriados.

Bolores e fungos - na madeira que durante muito tempo vai acumulando humidade, pode aparecer bolores e fungos, e posteriormente apodrecimento da estrutura.

Renovar a madeira:

Antes de começar o tratamento deve-se executar algumas tarefas de preparação. No caso de conter musgo ou algas, retira-se as manchas com uma solução de lixívia. De seguida, tapam-se todas as fissuras e buracos com pasta de madeira ou betume para madeira. Lixa-se a superfície de modo a eliminar saliências e passa-se de seguida a primeira demão de tratamento para madeiras. Deve-se escolher uma cor próxima à da madeira que será envernizada ou pintada.

Podridão da madeira:

Deve-se localizar a causa da humidade e eliminá-las. Para isso, retira-se as partes da madeira podre, bem como todo o pó, aparas, serradura, ou outro material que possa estar infetado, e repara-se com madeira nova. Aplica-se um imunizador anti-caruncho e acaba-se com uma tinta de esmalte ou um verniz para madeiras.

Decapar a pintura:

Em algumas situações, a madeira tem verniz ou tinta que será necessário primeiro retirar, de modo a poder-se aplicar uma nova camada. As situações em que se deve aplicar um decapante são:

- quando a superfície pintada apresentar fissuras ou estalar;
- quando a tinta estiver mole ou apresentar bolhas;
- quando a tinta esfarelar;
- quando as camadas de tinta acumuladas tornarem díficil a maleabilidade das estruturas;
- quando se pretende recuperar o aspeto original da madeira.

Deve-se utilizar um decapante químico ou térmico, dependendo da natureza da superfície e do tipo de tinta ou verniz existente na mesma.

Cuidar da madeira:

Para que a madeira mantenha um aspeto bonito a longo prazo, aconselha-se a aplicação de um tratamento que evitará a degradação. Tratar a madeira dá-nos a garantia de que a sua durabilidade aumentará, promovendo assim a solidez e estabilidade das suas estruturas.

No caso da superfície a tratar ser nova, deve-se seguir os seguintes passos:

1) eliminar toda a sujidade;
2) proceder a uma ligeira lixagem;
3) aplicar o produto de tratamento da madeira, respeitando sempre os intervalos de secagem.

Caso a superfície a tratar se encontre ainda em bom estado, deve-se seguir os seguintes passos:

1) lavar a superfície com água e detergente em pó e deixar secar completamente;
2) lixar suavemente;
3) aplicar duas ou três demãos de verniz ou velatura, sempre respeitando os intervalos de secagem.

Caso a superfície a tratar se encontre em mau estado, aconselha-se o seguinte:

1)eliminar qualquer tipo de velatura ou verniz com produto decapante,
2) limpar e lixar a superfície;
3) eliminar a poeira;
4) tratar a madeira com um produto próprio para uma maior duração do verniz ou da velatura;
5) aplicar duas ou quatro demãos de verniz ou velatura, respeitando sempre os intervalos de secagem.

Pesquisar mais textos:

Cristina Sousa

Título:Como Proteger a Madeira

Autor:Cristina Sousa(todos os textos)

Imagem por: emdot

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:53:55

    Ajudou-me bastante ao que buscava! A proteção da madeira torna-se bem importante para que dure por longos anos.

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios