Biombos: Vamos jogar às escondidas
O que se encontra atrás de um biombo é sempre uma incógnita. Ainda que, por vezes, se desenrole ali uma espécie de jogo de sombras chinesas, que o suspense torna mais apetecível.
Os biombos sociais separam ricos de pobres, cultos de ignorantes, citadinos de pacóvios, … Já os políticos são moldados no sentido de ocultar fraudes e dissimulações, falsidade, contas públicas reais e o descontentamento do povo.
Os biombos do machismo e do feminismo tendem a mascarar e reverter direitos e deveres que, ao fim e ao cabo, são exactamente iguais. Os familiares, por seu turno, pretendem camuflar realidades de todos conhecidas e/ou vivenciadas, embora hipoteticamente não assumidas.
Seja como for, o importante é que cada um encontre os seus biombos na vida, de modo a proteger o seu espaço, para que, em caso algum, se torne o “b(i)ombo” da festa!
Também vai gostar:
Comentários ( 5 ) recentes
- Wallace Randal
09-10-2012 às 12:58:52Machismo e feminismo não são opostos. O feminismo luta pela igualdade de gênero, pelos direitos seja da mulher ou do homem. A frase no texto não ficou clara, colocando os dois termos no mesmo patamar. Todos nos temos nosso biombos, não há dúvidas. Lidar com os biombos alheios pode ser uma experiência não muito agradável. Continue a escrever, Rua Direita! Promover o conhecimento é muito importante, ainda mais de forma acessível e de qualidade.
¬ Responder - Ana Sebastião
09-10-2012 às 11:45:44Gostei do paralelismo dos biombos face às realidades de cada um na vida quotidiana. Com quantos biombos nos depararemos? Quantas questões se levantarão à nossa curta caminhada pelos meandros vida terrena? Quantas duvidais? Quantas ilusões? Naturalmente muitas são os biombos que se nos levantam, e muitas as realidades que se nos descobrem quando os afastamos, o que na realidade importa é que assumamos uma posição de corajosos descobridores, confiantes no que de bom poderemos encontrar.
¬ Responder - Carla Horta
08-10-2012 às 21:53:49Os biombos começaram por ser uma peça fundamental servindo como separação entre dois espaços. No entanto e com o passar do tempo, os biombos passaram a fazer parte da decoração e muitos são aqueles que não imaginam um espaço em casa sem ter um. Confesso que não sou uma apaixonada por biombos, mas se designe em ferro forjado aliado a um bonito pano fizerem as delicias, sou suspeita e deixo-me encantar.
¬ Responder - Daniela Vicente
08-10-2012 às 20:50:09eu adoro biombos, sou mesmo uma fanática e gosto de ir ao Museu do Oriente e a ficar a deslumbrar as figuras que aparecem e desaparecem do plano.gostava de ter muito um em casa, mas às vezes isso não é possível pelo simples facto que é muito caro. eu até compreendo porque: são objectos lindíssimos que podemos usar como exemplo a demarcar várias zonas distintas da casa. claro que copiei esta ideia de uma revista.
¬ Responder - André Belacorça
08-10-2012 às 19:24:29existem biombos mesmo bonitos, para decoração são imensos os procurados, para alguns lugares da casa, fazendo algumas formas interessantes e que sim, dão para jogar às escondidas, quem não se escondeu atrás de um quando era pequeno?eheh.. instrumento de brincadeira por vezes por parte dos pequenos e decoração para os grandes.
¬ Responder