Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Adesivos De Geladeira

Adesivos De Geladeira

Categoria: Decoração
Adesivos De Geladeira

É difícil dizer precisamente quando surgiu a idéia de se utilizar a geladeira para servir de suporte a elementos decorativos. O que se sabe é que os pingüins, feitos em cerâmica, foram os primeiros “habitantes” deste novo mundo de possibilidades.

Os pingüins tiveram seu auge até os anos 70, quando começaram a declinar. Até essa década era impossível imaginar uma geladeira sem esses animais fazendo poses. A aquisição e exposição deste adereço equivalia à posição social, conferindo status ao seu proprietário. Na década seguinte, porém, o que era sofisticação passou a ter uma conotação pejorativa, e os pingüins foram sendo deportados.

As geladeiras, entretanto, não ficariam para sempre livres de sua função secundária de “centro de exposição”. Aparentemente, tudo começou com a idéia de alguém de memória fraca, ao fixar na porta da geladeira recadinhos e lembretes, seguros por ímãs. Sairia daí o aperfeiçoamento da técnica, que daria origem aos hoje conhecidíssimos adesivos de geladeira.

Assim como os pingüins, os adesivos se tornaram uma mania, embora sem alcançar o “glamour” dos primeiros. Antes da aparência atual, esses adesivos tiveram uma fase mais artesanal, na qual se fabricavam enfeites em resina que colavam na superfície valendo-se de pequenos pedaços de ímã. Esses adornos, teoricamente, não estavam ali apenas para enfeitar, mas para garantir a fixação de pequenos textos, como listas de compras, telefones úteis, ou agendamento de alguma atividade que não poderia ser esquecida. Na sua produção, materiais diversificados como papel machê, silicone, biscuit, porcelana, crochê, plástico e conchas.

Aproveitando a utilidade do objeto para o lembrete, departamentos de marketing de várias empresas encontraram um veio vocacionado à propaganda. Barata, prática e direta ao consumidor. Em uma palavra: eficaz.

Visando à publicidade, abriu-se um campo de pesquisa de materiais para produção mais eficiente destes produtos, descobrindo-se a manta magnética. Colando-se a materiais ferrosos, esta manta tem uma função próxima a do ímã, embora menos eficiente. A seu favor, a maleabilidade que lhe permite ser cortada facilmente e a possibilidade de ser revestida com plástico imprimível e impermeável. Ou seja, um material com predisposição para substituir os ímãs de geladeira, agora em forma de adesivos.

Artesanal ou profissionalmente, estes adesivos multiplicam-se diariamente, numa produção em larga escala. Em alguns casos, servem de alternativa aos cartões de visita, estampando marcas, serviços e telefones que, em algum momento, podem ser úteis e, por isso, merecem lugar de destaque. Na geladeira, claro.


Hediene

Título: Adesivos De Geladeira

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 0

796 

Imagem por: orazal

Comentários - Adesivos De Geladeira

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: orazal

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios