Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > A arte da decoração

A arte da decoração

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Decoração
Visitas: 87
Comentários: 5
A arte da decoração

Decorar é uma arte de ornamentar e embelezar um ambiente. Decoração ou design é uma técnica cenográfica visual e arquitetónica de composição e decoração de ambientes internos, ou seja, quartos, casas, escritórios, etc.

Decorar é uma arte de planejar e arranjar espaço, escolhendo ou combinando os elementos de um ambiente estabelecendo relações estéticas e funcionais. O designer de interiores projeta o ambiente, utilizando e combinando cores, materiais, texturas e dispondo móveis e acessórios. Eles estudam todos os detalhes, desde a área a ser criada ou reformulada, as obras a serem realizadas, o orçamento, e o cronograma da obra, desenha mobiliário e elementos que vão compor esse espaço, como a disposição dos móveis, escolhem os adornos e revestimento do piso, paredes e teto, sempre atento ao desejo do cliente, à estética e à funcionalidade do local.

Podem-se projetar também salas comerciais, residências, escritórios, bancos, consultórios, e lojas. Numa casa, devemos escolher as cores de acordo com o nosso gosto pessoal, mas devemos levar também em conta elementos e materiais de bom gosto, para que outras pessoas, também se sintam bem também em sua casa.

Deverá escolher cortinas que combinem com outras peças e cores presentes na divisão em questão, como com almofadas ou sofás. Unir a beleza, a criatividade, a funcionalidade e tecnologia, são palavras que devemos usar na hora de trabalhar na iluminação de uma casa é através dela que criamos cenários, destacamos móveis, quadros, e detalhes que mais gostamos, e que transmitimos ambientes diferentes conforme a nossa disposição ou conforme a ocasião.

Existem pessoas que são sensíveis à claridade, outras que não toleram luzes diretas, outras tem pavor ao escuro. Uma iluminação bem estudada, faz milagres, deixando o ambiente ou divisão em questão, alegre e descontraído, as atenção porque também pode, com ela destruir um ambiente. Uma iluminação bem estudada pode deixar um ambiente alegre, triste, romântico, ou em clima de festa.

A cozinha é o lugar em que mais é visitado numa casa, portanto devemos aproveitar todo o espaço que tivermos, os moveis de uma cozinha devem ser embutidos, para ter maior espaço possível, suas cores devem ser de descontração e estimulação do convívio das pessoas. Fuja aos armários de madeira castanha, se planeia fazer uma renovação veja o cozinhas mais modernas, com cores vibrantes e com linhas e estilos mais modernos.

Uma vez que os quartos são um lugar de descanso, onde o aconchego e a tranquilidade são primordiais, suas cores devem ser suaves, Trazendo descanso, e calma. Quando se realiza ou idealiza um quarto, deve-se sempre tentar trabalhar com cores relaxantes e que não se tornem um choque sensorial.

Devido o crescimento de habitantes no mundo inteiro, hoje os apartamentos e casas sempre são de tamanho bem menor que os de antigamente, e com isso temos de nos habituar com menos espaço e ambientes funcionais e adaptação de moveis e espaço. Decorar um ambiente é também lembrar flores, e quadros, que podem dar um toque de requinte ao ambiente.


Waldiney Melo

Título: A arte da decoração

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 87

794 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    12-09-2012 às 22:09:01

    eu gostava de ter um dom de saber decorar, mas não tenho. sei os básicos para uma casa estar habitável. adoro ver os programas que abordam esses temas: como decorar a casa, que técnicas utilizar, quais os melhores materiais para determinada divisão, etc. as cores das paredes são sempre ao meu gosto, nem podia ser de outra maneira, assim como os cortinados. a casa é o nosso lar, e devemos conservá-lo sempre ao nosso gosto.

    ¬ Responder
  • flavia

    09-08-2012 às 19:51:13

    isso me cervira muito para um trablho escolar amei

    ¬ Responder
  • TiagoTiago

    11-07-2012 às 02:58:20

    Parabéns pelo artigo, para mais dicas de decoração e modelos de móveis finos, confiram o artigo abaixo:

    www.casabelainteriores.com

    ¬ Responder
  • lucaslucas

    28-11-2011 às 12:05:35

    açhei muito chatoe que eu estou procurando uma coisa chamada a arte da decoraçao para um trabalho e isso tem nada a ver poh

    ¬ Responder
  • tatytaty

    04-03-2011 às 02:06:31

    Adoro tudo que diz respeito a decoracao gostaria de fazer um curso especifeco mande algumas dicas para mim estou construindo e preciso decorar

    ¬ Responder

Comentários - A arte da decoração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios