Optar por brinquedos seguros
Cabe aos pais e educadores zelar para que as brincadeiras se dêem num ambiente seguro. Algo que pode reduzir os riscos de acidente é também é um bom momento de relacionamento.
Por isso mesmo, a escolha de um brinquedo deverá ser feita com muito rigor, pois só assim se poderá evitar a ocorrência de muitos acidentes.
Não compre brinquedos que não tenham a marca “CE”. Esta é obrigatória e deverá ser colocada pelo fabricante sobre o brinquedo ou embalagem de modo bem visível.
Uma das primeiras coisas a fazer quando se compra um brinquedo é assegurar que este é adequado à criança. Os brinquedos possuem uma classificação de acordo com a idade, que deverá ser levada em conta. Todavia, como se trata apenas de uma recomendação, não se esqueça de verificar o brinquedo. Leia os avisos, verifique se tem arestas que possam, ou peças pequenas que possam ser engolidas. Analise o material de que o brinquedo é feito, se é ou não resistente e se possui elementos que possam ser retirados com facilidade.
Como o bebé deseja agarrar, chupar e morder tudo o que apanha, os brinquedos para estes devem ser ainda escolhidos com mais rigor: devem ser laváveis e não podem ter pontas afiadas nem arestas. Também não podem ser muito pequenos.
Se possível, no momento de escolha de um brinquedo que vai oferecer, tenha em atenção se há outras crianças mais pequenas na família. É também muito importante que a criança se habitue a arrumar os seus brinquedos depois de ter terminado a brincadeira. Muitos acidentes domésticos acontecem por desarrumação.
Se não resistir à compra de um peluche, não os escolha com o pêlo muito longo e verifique sempre se este se solta com facilidade, para evitar que seja ingerido.
Comentários ( 2 ) recentes
- Sophia
25-04-2014 às 18:25:51Recomenda-se sempre optar por brinquedos seguros, eles são os melhores mesmo. Obrigada pelas observações tão úteis e fundamentais.
¬ Responder - umdolitoys
23-01-2013 às 05:51:35Muito interessante!!!
¬ Responder
Espero que gostem!
Obrigado!