Lego chega às bodas de ouro
Este é um dos brinquedos favoritos de pais e professores para estimular o raciocínio lógico e a criatividade das crianças, além de ser um óptimo auxiliar na coordenação motora.
Tudo isto aliado à segurança e qualidade.
O jogo consiste num conjunto de tijolos de plástico, com uns “botões” redondos no topo e com um fundo rectangular vazado, de cores diversas, que se podem encaixar uns nos outros, com uma força que dá robustez às construções, mas que permite também que as mesmas sejam desfeitas para se fazerem novas construções com os mesmos tijolos. Esta versatilidade foi um dos factores que levou o Lego a ser eleito o brinquedo do século XX. A variedade de peças chega aos 2400 formatos, contemplando 53 cores.
A história do Lego começa em 1932, quando Ole Kirk Christiansen, um carpinteiro dinamarquês, decidiu criar uma fábrica de brinquedos de madeira. Começou por fazer versões em miniatura dos móveis que executava, mas também carrinhos de puxar, mealheiros em forma de porquinho e camiões. Após muitos estudos, e passados cerca de 15 anos, Ole descobriu que o material ideal para a criar brinquedos era o plástico. Em 1949 criou o primeiro protótipo do tijolo de plástico e em 1950, o Lego foi patenteado pelo filho de Ole, Godtfred.
O nome “Lego” surgiu quando Ole lançou um concurso entre os empregados para arranjarem um nome para o brinquedo criado – “Lego” é uma expressão criada a partir da frase dinamarquesa “Leg Godt”, que significa “jogar bem”.
Em 1978 apareceu a primeira figurinha amarela, um polícia. Com o tempo, foram surgindo mais bonecos.
A vantagem do Lego é que quando se adquire uma caixa, se tem duas hipóteses: seguir à risca as instruções ou dar largas à imaginação e criar uma das infinitas construções que podem ser feitas.
Comentários ( 3 ) recentes
- Sophia
25-04-2014 às 18:12:21Sempre adorei o lego e é uma das atividades mais prazerosas e muito benéficas na vida de uma criança. A Rua Direita recomenda a todos a utilizarem dessa ótima ferramenta de aprendizagem. Ele é bem antigo, mas nunca deixa de ser útil!
¬ Responder - Pedro
21-06-2009 às 21:34:22Há por aí muitas pessoas que acham que os Legos são para meninos até 7-8 anos.Que mentira!De certeza que nunca brincaram com eles.São tão giros!Eu, por mim, acho que o inventor Ole Kirk Christiansen fez uma boa decisão.
¬ Responder - guilherme g.
31-03-2009 às 16:34:02Hoje já com 2 meninos ainda tenho de brincar com o LEGO.
¬ Responder
Que presseguição. Não há maneira de eu crescer.
Mas o lego cresceu.
Lego faz anos e então está de parabens como semdo o grande brinquedo do seculo. No mundo dos brinquedos ele é o Rei.