Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Brinquedos > A Importância Do Brincar

A Importância Do Brincar

Categoria: Brinquedos
Visitas: 8
A Importância Do Brincar

A infância é uma fase de descoberta. E nada melhor do que aprender brincando! Na hora de comprar brinquedos, sempre surge aquela dúvida dos que são ou não adequados.

Saiba que existem brinquedos que, além de educar, facilitam e muito a vida dos pais. Nunca ouviu falar ou não sabe direito como funcionam? Confira algumas funções do brinquedo educativo.

Na sua essência ou composição, o brinquedo educativo estimula a execução de uma habilidade. Eles exercem a função de facilitador, provocando na criança estímulos que desenvolvem as habilidades que estão em formação.

E, como os pais sempre se cobram em ter mais tempo para os filhos, tentando se dividir entre o trabalho, a criança e as tarefas domésticas, é importante saber que, enquanto estão ocupados, o filho está desenvolvendo características como autoconfiança, memorização e coordenação.

O brinquedo educativo desperta na criança a autonomia de realizar atividades lúdicas, entretendo e absorvendo sua atenção e assim, paralelamente, os pais conseguem desenvolver suas atividades.

Os brinquedos educativos também facilitam o desenvolvimento da motricidade (fina, global, coordenação e lateralidade), dos sentidos (audição, paladar, tato e visão), da afetividade (identificação, auto-afirmação e sentimentos), da inteligência (raciocínio, simbolização e memorização), da criatividade (trabalhos manuais, técnicas e imaginação) e da sociabilidade (competição, comunicação e solidariedade).

Tudo isso pode acontecer com o ursinho que sinaliza onde fica cada parte do corpo ou com o jogo de encaixe de peças geométricas. Temos ainda o jogo americano, onde a criança pode desenhar enquanto faz as refeições. Além de despertar o interesse e fixar a atenção no objeto, o acompanhamento dos pais enriquece mais ainda a atividade quando participam da brincadeira e estimulam seus filhos.

A presença dos pais faz diferença, pois auxilia muito na questão de educar de uma forma leve, lúdica e participativa.
A falta de brincadeira pode deixar sequelas, como dificuldades em se relacionar, medos e outras ainda mais graves.

O "brincar" também é muito importante para o desenvolvimento da linguagem e da fala. Brinquedos que fazem sons diferentes, de animais, por exemplo, é um ótimo estimulante.

Para um bebê, o "brincar" é uma experimentação do mundo.
Os adultos devem estimular a imaginação das crianças e não pensar que brincar é um simples "brincar".


Maria Rachel Lins Brandão

Título: A Importância Do Brincar

Autor: Maria Rachel Brandão (todos os textos)

Visitas: 8

424 

Comentários - A Importância Do Brincar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios