Tenha um jardim sem ervas daninhas
Deste modo é necessário controlar as plantas daninhas, durante o período crítico, cerca de 2/3 do ciclo de cultura, até que a cultura cubra a superfície do solo, e não sofra interferências negativas.
A necessidade de controlo depende basicamente do grau de infestação e agressividade das plantas daninhas. Estas podem amadurecer e aumentar as sementes no solo, a servir de hospedeiras de insectos - pragas, fitopatogénos e nematóides, além de dificultar a colheita.
A incidência de viroses nas culturas tem crescido muito, devido á introdução da mosca branca que utiliza as ervas daninhas como hospedeiras. Daí a necessidade de reforçar e adoptar programa de manejo de plantas daninhas.
A prevenção consiste essencialmente em evitar a disseminação das sementes em áreas infectadas.
Assim se quer ter um jardim livre de ervas daninhas, deve prevenir o aumento de banco de sementes, evitando que as ervas cresçam, além de hospedarem insectos pragas, que infectam outras áreas. Estas são propagadas por água, vento, e plantio que contenha sementes.
O melhor e mais fácil para as eliminar é retirar à mão usando umas luvas, molhar o solo na noite anterior para amaciar a terra, isolar a erva daninha em uma cama das outras, derramar água quente em cima para a matar, derramar chá porque em abundância.
Outro método eficaz é usar uma sagadeira de gramado e sagá -las para baixo, aplicar um herbicida ou fazer a emoção mecânica.
Se pretende controlar as ervas sem recurso a herbicidas químicos, deve fazer um programa de prevenção e controlo, colocando palhas húmidas nos canteiros e espalhar sementes de relva nos sítios onde a relva é menos abundante.
Corte a relva com frequência, mas não demasiado curta, preferencialmente com 5-7 cm de altura, pois promove um crescimento mais intenso e não dá espaço às ervas daninhas.
Por outro lado, cortar o relvado também diminui as ervas daninhas ao remover as flores que espalham as sementes.
Para além destes cuidados essenciais convêm ainda fazer sempre uma inspecção do campo regularmente para identificar focos iniciais e adoptar medidas de controlo eficazes para as erradicar.
Comentários ( 8 ) recentes
- Luene
10-10-2014 às 20:40:55As ervas daninhas são muito chatas! É preciso ter conhecimento para cultivar o jardim, a fim de não ser infestado com elas! Adorei suas dicas!
¬ Responder - Sophia
24-04-2014 às 22:30:34Um dos maiores desafios é eliminar essas ervas daninhas no jardim. Mas, com suas dicas e sugestões, agora já se sabe o que fazer. A Rua Direita agradece muito!
¬ Responder - André Marim
11-08-2013 às 11:54:45Tenho sérios problemas com a famosa tiririca e ervas daninhas no meu jardim ,o que eu faço para acabar com elas sem agredir o meu gramado. Tem algum produto para isso?
¬ Responder - Sandra
20-02-2013 às 13:58:21É verdade que colocar jornal sob a terra, ajuda eliminar a erva daninhas e tiriricas?
¬ Responder - paulo lima
19-07-2011 às 15:18:46tenho bastante ervas daninhas em frente de casa no lugar de estacionamento. como faço sem utilizar quimicos para as eliminar?
¬ Responder
- junho berto
05-04-2011 às 01:48:06@denise santos
¬ Responder
melhor e arrancar...pouco a pouco...voce arranca todas as ervas daninhas, viu - denise santos
13-11-2010 às 20:21:30tenho serios ploblemas com a famosa tiririca e ervas daninhas o que eu faço
¬ Responder - Fernando Alfaiate
05-04-2010 às 19:31:34Sem dúvida alguma concordo que o melhor sistema seja eliminar o que está mal, como se diz cirta-se o mal pela raiz. No entanto se algum produto houvesse que fizesse aliviar as dores nas minhas costa agradecia imenso. um muito obrigado
¬ Responder