Roseiras em ordem
À semelhança da maioria das flores, as rosas precisam de muito sol (no mínimo seis horas por dia), boa terra (capaz de reter a humidade e enriquecida com composto orgânico), regas em dias secos (para as manter hidratadas) e fertilizantes específicos a cada dois meses.
Antes de plantar as rosas, estas devem ser colocadas em água morna durante cerca de uma hora. De qualquer forma, as raízes têm de ser mantidas húmidas antes do plantio. O buraco que se faz para as enterrar terá de ter fundura suficiente para albergar toda a extensão das raízes, sendo que o nódulo (uma zona mais grossa do caule localizada entre a raiz e os bastões) deve ser colocado, pelo menos, duas polegadas abaixo da linha do solo. Resta preencher o buraco com terra humedecida e enriquecida.
De salientar que as roseiras não gostam muito de água. Fazer uma cobertura com relva cortada, por exemplo, à volta delas ajuda a manter a terra solta, húmida e livre de ervas. É fundamental aplicar fungicida assim que aparecerem as primeiras folhas, dado que é nesse período que as doenças atacam em força.
As pragas e moléstias costumam aparecer mais em grandes plantações, mas os jardins não estão imunes a infestações. Os inseticidas e fungicidas controlam-nas, mantendo a saúde das roseiras. Ambos devem ser utilizados de forma preventiva: os primeiros mensalmente e os segundos com uma periodicidade semanal; prevenir é sempre mais fácil do que remediar. De facto, os fungos e os insetos são os dois inimigos mais certos das roseiras. As inspeções periódicas permitem identificar qualquer problema logo que ele apareça e combatê-lo de imediato.
Os métodos naturais são os preferíveis para cultivar as rosas. Recorrendo a eles, defende-se o equilíbrio natural e evitam-se problemas decorrentes do manuseio de químicos.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Rafaela
13-10-2014 às 03:56:34Percebi que existem cuidados diferenciados acerca das flores. Por isso, é fundamental saber informação da que se deseja cultivar! As roseiras são lindas e possuem um cuidado muito especial!
¬ Responder - Sophia
24-04-2014 às 22:46:42Que detalhe importante das roseiras não gostarem de água. A Rua Direita adorou seu texto, muito esclarecedor, agora já sei.
¬ Responder - Elaine Guimarães de Souza
05-10-2011 às 14:20:55Bom dia!
¬ Responder
Gostaria que me informassem qual o nome e a variedade desta roseira que aparece a foto em "Roseiras em Ordem" e onde conseguir mudas?
Aguardo sua resposta!
Grata,
Elaine