Proteja as suas plantas do calor



Assim, deve, em primeiro lugar, cortar as partes murchas, começando do exterior para o interior da planta. Depois de libertar a mesma das partes secas, coloque o vaso dentro de um alguidar com água, para o arrefecer gradualmente e regue em abundância (isto se a planta for consumidora de grandes quantidades de água). Após este passo, distribua alguma gravilha, casca de pinheiro ou pedaços de barro por cima da terra para eduzir a evaporação e, assim, manter a terra fofa e húmida. Finalmente, deve deslocar as plantas afetadas pelo sol e calor excessivos para uma zona da casa mais sombria e longe de correntes de ar (as plantas também se «constipam»). Deixe-as a repousar algumas horas e borrife-as com água, tendo o cuidado de não molhar as flores.
Na fase preventiva, ou seja, antes de se dar o golpe de calor e antes da sua planta começar a sofrer com a chegada do verão e dos dias anormalmente quentes, deve também observar alguns cuidados simples que farão toda a diferença. Desta forma, tenha disponível um sistema de rega elétrico e programável, para que o seu jardim seja regado sempre que tiver de se ausentar por muitos dias. Deve também evitar dispor os vasos em zonas muito ensolaradas. Todavia, se a tal for mesmo obrigado, procure ensombrar a zona, colocando um toldo ou uma rede sobre as plantas. Lembre-se de regar as plantas com a regularidade que as mesmas exigem e, se tiver dúvidas, enterre o dedo no vaso: se a terra estiver húmida, não é necessária uma rega; se, porventura, estiver seca, regue de imediato. Tente também concentrar as plantas num mesmo espaço, pois, ao fazê-lo, estará a «fabricar» um pequeno microclima muitíssimo favorável à manutenção da frescura das plantas. Deverá, ainda, evitar vasos de metal ou de resina sintética, pois estes materiais são bons condutores do calor e irão literalmente «cozer» as plantas. Prefira, portanto, os de barro, que permitem a respiração da terra e absorvem pouco calor. Finalmente, se houver escassez de água na zona, adapte a vegetação às características do local e plante arbustos e vegetação rasteira, que irão fixar maior humidade junto do solo.
Contribua para a preservação do ecossistema!

Comentários ( 2 ) recentes
Luene
13-10-2014 às 04:14:54Verdade! Plantas também precisam ser protegidas do calor. O que sempre fiz foi regar com água duas vezes ao dia. Vale a pena ter esse cuidado sempre!
¬ ResponderLurdes
02-09-2009 às 10:01:14Tenho muitas plantas em casa mas mais terde ou mais cedo acabam por morrer, será que me podia dar alguma dicas?
¬ Responder
Comentários - Proteja as suas plantas do calor
voltar ao textoVeja na Rua Direita


