Jardim Aromático


Para além do mundo gastronómico, também há um grande leque de plantas que são largamente conhecidas devido às suas características medicinais, sendo muito utilizadas em infusões, como a erva-cidreira, a lúcia-lima e a erva-de-são-roberto, por exemplo.
O ideal, para quem tem um jardim ou quintal em casa, será investir na plantação de algumas espécies de ervas aromáticas. Desta forma, terá sempre à mão um “raminho de cheiros” pronto a empregar nas suas iguarias.
Deve ser um local com bastante sol e preferencialmente resguardado do vento. Não é necessário muito espaço, apenas uma pequena parcela do espaço total.
Para os mais metódicos, aconselha-se um jardim geométrico, ou seja, um em que as sementes são plantadas de forma a originar um quadrado, rectângulo, círculo, etc. Desta forma, consegue-se, em certa medida, compensar o desalinho próprio do crescimento destas plantas.
Para os que preferem um jardim mais campestre e natural, as sementes podem ser deixadas na terra de uma forma menos rigorosa. Em ambos os casos, há que contar sempre com o espaço que cada planta vai atingir numa fase adulta, mantendo sempre alguma distância entre cada semente.
Tomada a decisão, há que escolher que ervas produzir. Há muitas, pelo que o aconselhável será começar pelas que são mais fáceis de obter e pelas mais comuns na cozinha habitualmente confeccionada. Cada tipo de gastronomia tem os seus temperos e quem habitualmente cozinha pratos indianos, por exemplo, deverá escolher ervas que lhe venham a ser úteis. O ideal será fazer uma pesquisa acerca de cada uma das ervas eleitas, recolhendo informações quanto à sua utilização e cuidados a ter no seu cultivo.
Uma vez obtidas, deverão ser acondicionadas nas melhores condições, livres de humidade. E voilá! Seja um às na culinária!

Comentários ( 2 ) recentes
Rafaela
13-10-2014 às 04:29:07Um jardim aromático é de grande valia e com um poder enorme de apreciação do melhor cheiro do local. Gosto bastante de salsa e orégano. Também é bom cultivá-las porque podemos utilizar na comida. Fica um sabor incrível!
¬ ResponderVera
31-03-2009 às 01:12:19Gostei muito.
¬ Responder
É super radical e altamente o teu texto sobre bricolage jardim.
Viva o Verde.
Comentários - Jardim Aromático
voltar ao textoVeja na Rua Direita


