Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Flores aromáticas, uma junção de fragrâncias..

Flores aromáticas, uma junção de fragrâncias..

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 6
Comentários: 1
Flores aromáticas, uma junção de fragrâncias..

Certamente que sempre sonhou com um jardim bem tratado, simultaneamente verdejante e colorido, bem organizado, povoado de aves canoras e… aromático. Pois sim, todos os cinco sentidos exigem ser satisfeitos e o olfato não ocupa lugar menos importante. Um jardim atraentemente aromático significará que o dono do mesmo dedica uma atenção cuidada às suas plantas e flores e tem orgulho em ostentá-lo. Paralelamente, as fragrâncias que vogam soltas na atmosfera contribuem para transformar o ambiente da sua casa, recheando-o de leveza e de bem-estar. Saiba, portanto, que flores deverá escolher para embelezar, ornar e enriquecer o seu jardim (exequível tanto num quintal, como num canteiro de varanda, num apartamento).

Poderá, então, plantar alecrim, uma planta muito utilizada em tempos idos na defumação, purificação e desinfeção dos hospitais. O seu forte odor canforáceo confere-lhe características desinfetantes e particularmente desodorizantes. Indicado para zonas pouco húmidas e bem expostas ao sol. O arbusto pode atingir até 2 metros de altura. Se preferir, opte pela alfazema ou lavanda (do latim lavandula), assim designada por ter servido, nos tempos do Império Romano, como ingrediente essencial dos banhos. Foi também muito usada na Segunda Guerra Mundial como poderoso antisséptico para desinfetar as feridas dos soldados.

Possui flores de cor azul ou violeta e o arbusto, de pequeno porte, atinge os 60cm de altura. O único cuidado especial a ter com esta planta é escolher uma porção de terra bem fofa, pois este é requisito essencial para o seu desenvolvimento. Poderá também incluir no seu jardim calêndulas, que ostentam bonitas flores amarelas e alaranjadas, envolvidas por folhas macias e aveludadas. O seu perfume é forte e inebriante e a planta atinge os 50cm de altura. O solo onde estiver colocada deverá ser regado com regularidade e a terra deve ser bem revolvida. O anis (ou erva-doce) representa outra opção, bela e aromática. As suas pequenas flores brancas, que parecem explodir diretamente do meio da planta, exalam um forte cheiro adocicado, e que lembra a composição de certa doçaria (já que a planta é empregue na confeção de vários bolos). Plante-a entre setembro e novembro num local resguardado de condições climatéricas extremas (sol ou chuva excessivos), mas acautele-se: esta planta segue um ciclo de vida anual, ou seja, morrerá ao fim de um ano e terá de ser replantada. Finalmente, inclua também uns pezinhos de arruda no seu jardim e obterá não só um agradável espetáculo de cor amarelada, como também suaves fragrâncias que, para além de extremamente aprazíveis e doces, servirão para afugentar ratos, insetos e pulgas do seu jardim.

As opções são muitas, por isso, já sabe: decore o seu jardim com aromas e obtenha uma festa para os sentidos!

Isabel Rodrigues

Título: Flores aromáticas, uma junção de fragrâncias..

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 6

803 

Imagem por: net_efekt

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    16-10-2014 às 23:36:12

    As flores aromáticas são excelentes! Nos proporcionam momentos únicos quando utilizados com um objetivo. Adoro tê-las sempre perto.

    ¬ Responder

Comentários - Flores aromáticas, uma junção de fragrâncias..

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: net_efekt

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios