Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Fitoterapia – o uso medicinal de plantas

Fitoterapia – o uso medicinal de plantas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 6
Comentários: 1
Fitoterapia – o uso medicinal de plantas

A Fitoterapia vai buscar às plantas os seus benefícios, para serem aplicados em infusões, chás, extratos nas doenças internas e, como sabão e água na dermatologia.

As infusões são muito usadas em perturbações nervosas e funcionais. Normalmente devem ser tomadas três vezes ao dia.

As plantas podem ainda ser utilizadas em banhos calmantes ou em tratamentos de beleza.

De entre as plantas medicinais, com propriedades terapêuticas mais usadas e benéficas, salientam-se a erva- cidreira que é usada para perturbações gástricas; a hortelã- pimenta estimula os sucos digestivos e tem um efeito antisséptico, a hepática é uma planta diurético e è usada contra cólicas biliares e a mangerona atua como sedativo do sistema nervoso.

Por outro lado, o serpão, è um poderoso antisséptico , contra o catarro das vias respiratórias.

Os seus banhos são fortificantes para os nervos e servem ainda para tratar feridas. o extrato entra na composição de gotas contra a tosse convulsa, brônquios, gripe e tosse.

O hipericão utiliza-se muito e fitoterapia e é um excelente remédio para contusões , usado sob a forma de creme. Faz bem ao sistema digestivo e fígado. O toxiendro serve de primeiros socorros; trata articulações, entorses e outras lesões.

A calêndula e verbasco são normalmente utilizados na forma de óleo. O verbasco é ainda aconselhável para diminuir dores de ouvidos, em crianças e adultos. A calêndula, è universal no tratamento de feridas e, acelera a sua cicatrização.

Para o estômago devemos utilizar a melissa que é sedativa e indicada para flatulências, o funcho e cominhos .

A urtiga estimula as funções do fígado e da vesícula biliar. O chá de camomila é um dos vários chás que podem aliviar as náuseas. O gengibre pode ajudar a acalmar o estômago perturbado e, uma infusão de funcho, camomila e sementes de endro diminui as cólicas.

Estas são algumas das plantas mais usuais, benéficas e muito fáceis de encontrar ara usufruir dos seus inúmeros benefícios.

Não desperdice o seu precioso contributo. Aumente a sua ingestão.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Fitoterapia – o uso medicinal de plantas

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 6

777 

Imagem por: James Bowe

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    15-10-2014 às 14:07:56

    As plantas possuem um poder alto sobre as várias doenças, dores que sentimos. Um excelente remédio natural que permite dar ao ser humano bem estar melhor que qualquer química. A fitoterapia é fantástica!

    ¬ Responder

Comentários - Fitoterapia – o uso medicinal de plantas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: James Bowe

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios