Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Como cuidar de orquídeas

Como cuidar de orquídeas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 12
Comentários: 19
Como cuidar de orquídeas

As orquídeas ornamentais encantam as pessoas ao redor do mundo por serem plantas exóticas e de rara beleza. Possuem espécies diversificadas e, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não exigem tantos cuidados assim. Sua cultura é fácil quando tratada da maneira adequada. Precisam estar sempre à meia-luz, ou seja, com uma luminosidade constante de 50% e com uma adubação correta a cada fase da planta. Quando bem tratadas, podem florir uma vez ao ano, sempre na mesma época.

As orquídeas podem ser cultivas em variados locais. Podem estar em vasos, em pedaços de madeira, em fibras de coco, diretamente em árvores ou placas de Xaxim. Cada espécie é adequada a um local. O melhor não é plantar orquídea em vasos muito grandes.

O fundamental no cuidado com estas plantas é na hora de regá-las, pois elas não se desenvolvem em substratos muito húmidos. O recomendado é mantê-los bem drenados. Caso contrário, as raízes se encharcam e a planta adoece e morre. As orquídeas devem ser molhadas assim que o substrato seca. Basta observá-las. Se ficar seco em torno de três dias, a orquídea deve ser regada de três em três dias, por exemplo. O melhor é regá-las no final da tarde ou no começo da manhã. Uma dica para saber se o substrato está húmido ou seco e cavar um pouco e colocar o dedo, sentindo se já está pronto para regar ou não.

Outro cuidado importante para manter as plantas saudáveis é fazer uma adubação correta. Assim como o excesso de água, o excesso de adubação prejudica a planta. A aplicação do adubo pode ser feita no vaso, colocando uma colher de café de adubo orgânico de um lado do vaso. Conforme a irrigação, o adubo vai se dissolvendo e a planta vai absorvendo os nutrientes necessários. A próxima aplicação deverá ser feita em outro canto do vaso, sempre variando o lugar.

Os intervalos entre as adubações podem ser feitas a cada três meses ou mais. Caso a orquídea esteja em xaxim ou fibra de coco esses próprios substratos já são fornecedores de nutrientes e, portanto, não há a necessidade de adubá-los. Os melhores adubos orgânicos são a torta de mamona e a farinha de osso ou a mistura conhecida como Bokashi. Esses adubos são encontrados facilmente no mercado.

As orquídeas são plantas que dificilmente são atacadas por pragas e doenças. Porém alguns insetos como pulgões e cochonilhas podem se implantar nelas. Caso isso aconteça, a retirada dos pulgões pode ser feita misturando água e detergente e borrifando essa mistura na planta. Já com as cochonilhas o indicado é retirar esses insetos raspando as folhas da plantas com uma escova dental macia; fazendo isso debaixo da água. As plantas mais protegidas de doenças e pragas são as penduradas.

Quando as raízes das orquídeas ocuparem todo o vaso é hora de colocá-la em um vaso maior ou dividi-la. Após a floração as flores secas devem ser retiradas e a haste deve ser podada com tesoura esterilizada. As espécies que podem se fixar em árvores podem ser colocadas lá sendo amarradas junto ao tronco da árvore.

A prática de mini-orquidários está sendo bastante difundida entre os adoradores de orquídeas. Com essa prática é possível ter orquídeas florescendo durante todo o ano. Basta adquirir plantas com floração em épocas diferentes. Os cuidados são os mesmos. As orquídeas são cultivadas em vários vasos e embelezam a casa ao longo das quatro estações.


Rosana Fernandes

Título: Como cuidar de orquídeas

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 12

789 

Imagem por: brewbooks

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 19 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    10-10-2014 às 20:31:20

    Amo muito as orquídeas! Uma das espécies de plantas que dão flores lindas e com a cor que admiro: o roxo, o lilás! Que lindas, elas são! Adoraria cuidar das orquídeas e com seu texto, certamente, plantarei na minha casa!

    ¬ Responder
  • Ana Rita Guerreiro

    04-03-2013 às 10:51:20

    Boa tarde, sou jornalista da SIC do programa Boa tarde e estou à procura de pessoas que sejam apaixonadas por plantas. Se conhecerem alguém que esteja interessado, entrem em contacto comigo. Obrigada, Ana Rita Guerreiro - 92 548 52 37

    ¬ Responder
  • Marcia Sugiura

    22-06-2013 às 14:21:24

    Boa tarde tudo bem, eu adoro plantas eu chego ate brincar que meu apto e um mini- mini jd botânico, rsrsr, mas o que vc esta realmente querendo saber!!!

    ¬ Responder
  • marta nonato da silva

    29-01-2013 às 18:40:48

    Adoro qualquer tipo de plantação ganhei vários vasos de orquídea e qdo. cairão as pétalas sa coloquei em baixo da caixinha de água,e elas se adaptaram neste local, mas agora um destes vasos nasceu um pendão e o mesmo está cheio de botões,quero colocá-lo dentro de casa .
    E aí ? posso fazer isto ou ela vai sentir a diferença do local?por favor socorro me ajude.
    Aguardo resposta urgente...Obrigada...

    ¬ Responder
  • ketalen naiara

    23-08-2012 às 02:10:11

    e estou fazendo e meu para casa e essa pesquisa que e meu para casa

    ¬ Responder
  • antoniamagalhaes

    20-11-2012 às 01:19:46

    meu sonho é ganhar uma orquidea, amo de paixão essa planta de uma beleza extraordinaria,
    nada se compara a beleza de uma orquidéa

    ¬ Responder
  • solalngesolalnge

    03-06-2012 às 13:30:48

    ganhei 3 vasos de orquideas mas num faço ideia de como cuidar tem uma ki ta um pouco doente com as folhas pretinhas,sera ki isso passa de uma pra outra?

    ¬ Responder
  • josiasjosias

    05-02-2012 às 22:03:36

    minhas falis melaran depois que repantei oque eu faço

    ¬ Responder
  • SoniaSonia

    29-12-2011 às 14:18:03

    Olá !

    Sou apixonada por orquideas, e tenho muitas. Sempre estou ganhando-as pois meus amigos mais próximos adoram-as quando chegam em casa.
    Estou com um problema,elas estão secando as folhas, mas de forma não umiforme.
    O que devo fazer, pois não quero perdê-las?
    Espero resposta.

    ¬ Responder
  • lidialidia

    18-12-2011 às 19:22:17

    por favor prec de ajuda ,,,ganhei duas orquideas de mato não sou a favor disto mais ja que ganhei tenho que fazer de tudo pra elas sobreviverrem não sei que raça é ,,,amarrei ela num tronco pois não tenho arvore no quintal e amarei com espuma pra manter umida ,,,não sei se foi correto ,,,,mais daqui pra frente o que devo fazer elas vieram com raizes escuras fico aguardando resposta obrigada

    ¬ Responder
  • marlenemarlene

    31-10-2011 às 00:39:07

    gostaria muito que me ajudase a cuidar da minha orquidea naõ sei se tem que colocar agua todos os dias ou muito sol obrigada

    ¬ Responder
  • tatianatatiana

    06-09-2011 às 21:16:29

    Amo Orquidias mais ja e a segunda que deixo morrer depois que as flores caim o cabo seca e morre agora estou com uma com o cabo morto nao sei se pode cortar e estou sem saber o que fazer para vfazer ela ficar bonita de novo me ajude nao quero peder mais uma

    ¬ Responder
  • marizamariza

    27-01-2011 às 13:06:11

    sou apaixonada por orquideas ganhei dois vasos e tenho uma em um pé de pequi. gostaria de saber como deixa-las sempre bonitas.

    ¬ Responder
  • madalenamadalena

    30-12-2010 às 16:07:45

    eu tenho uma orquidia chuva de ouro eu quero sabe com cuida

    ¬ Responder
  • ana maria s mendesana maria s mendes

    21-10-2010 às 00:12:53

    ganhei uma muda de orquidia,por nome de chuva de ouro ela ta bonita mais tem mais de 4 meses q. eu plantei e ainda nao soltou brotos.O que eu faço ,me de uma dica .Obrigado !

    ¬ Responder
  • rafaelarafaela

    14-10-2010 às 20:20:41

    mas eu quero saber o name popular e cientifico da orquidea preta!

    ¬ Responder
  • walquiriawalquiria

    31-08-2010 às 18:10:52

    bom dia,sou apaixonada por qualquer tipo de plantas,tenho ate algumas especies raras,mas a pouco tempo ganhei algumas orquideas e estou apaixonada por elas, estou pesquisando para melhor cuidar delas,so que mesmo tendo o cuidado de colocar adubo aplicar biofert ,elas estao na varanda em local com boa luminosidade e nao pagao sol algumas soltarao botoes mas antes de abrirem eles amarelarao e cairao ,oque pode estar acontecendo.lembrando que eu as ganhei e estavao muito mal tratadas,a mais de um ano.mudei substrato fiz tudo certinho ajudem ,me desfde ja agradeço

    ¬ Responder
  • Gustavo Batista MerquidesGustavo Batista Merquides

    05-06-2010 às 17:11:47

    Boa Tarde..
    Tenho um jardim com Orquidea Bambu defronte a minha residencia, mais infeslimente tenho tambem problemas com formigas no local.
    Gostaria de eliminar as formigas pois estão acabando com minhas flores...
    Como devo proceder?

    ¬ Responder
  • CidaCida

    06-04-2010 às 11:48:11

    Bom dia,
    Ganhei um lindo vaso de orquídeas, daqueles enormes, mas agora as hastes estão ficando pretas e as pontas das folhas tb…
    Nome popular: Orquídea-bambú; Arundina.
    Nome científico: Arundina bambusiflora.
    Família: Orchidaceae.
    Origem: Burma.
    Eu gostaria de alguma dica para cuidar delas e possivelmente saber pq estão ficando assim.
    Desde já agradeço

    ¬ Responder

Comentários - Como cuidar de orquídeas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Imagem por: brewbooks

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios