Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Como cuidar de orquídeas

Como cuidar de orquídeas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 12
Comentários: 19
Como cuidar de orquídeas

As orquídeas ornamentais encantam as pessoas ao redor do mundo por serem plantas exóticas e de rara beleza. Possuem espécies diversificadas e, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não exigem tantos cuidados assim. Sua cultura é fácil quando tratada da maneira adequada. Precisam estar sempre à meia-luz, ou seja, com uma luminosidade constante de 50% e com uma adubação correta a cada fase da planta. Quando bem tratadas, podem florir uma vez ao ano, sempre na mesma época.

As orquídeas podem ser cultivas em variados locais. Podem estar em vasos, em pedaços de madeira, em fibras de coco, diretamente em árvores ou placas de Xaxim. Cada espécie é adequada a um local. O melhor não é plantar orquídea em vasos muito grandes.

O fundamental no cuidado com estas plantas é na hora de regá-las, pois elas não se desenvolvem em substratos muito húmidos. O recomendado é mantê-los bem drenados. Caso contrário, as raízes se encharcam e a planta adoece e morre. As orquídeas devem ser molhadas assim que o substrato seca. Basta observá-las. Se ficar seco em torno de três dias, a orquídea deve ser regada de três em três dias, por exemplo. O melhor é regá-las no final da tarde ou no começo da manhã. Uma dica para saber se o substrato está húmido ou seco e cavar um pouco e colocar o dedo, sentindo se já está pronto para regar ou não.

Outro cuidado importante para manter as plantas saudáveis é fazer uma adubação correta. Assim como o excesso de água, o excesso de adubação prejudica a planta. A aplicação do adubo pode ser feita no vaso, colocando uma colher de café de adubo orgânico de um lado do vaso. Conforme a irrigação, o adubo vai se dissolvendo e a planta vai absorvendo os nutrientes necessários. A próxima aplicação deverá ser feita em outro canto do vaso, sempre variando o lugar.

Os intervalos entre as adubações podem ser feitas a cada três meses ou mais. Caso a orquídea esteja em xaxim ou fibra de coco esses próprios substratos já são fornecedores de nutrientes e, portanto, não há a necessidade de adubá-los. Os melhores adubos orgânicos são a torta de mamona e a farinha de osso ou a mistura conhecida como Bokashi. Esses adubos são encontrados facilmente no mercado.

As orquídeas são plantas que dificilmente são atacadas por pragas e doenças. Porém alguns insetos como pulgões e cochonilhas podem se implantar nelas. Caso isso aconteça, a retirada dos pulgões pode ser feita misturando água e detergente e borrifando essa mistura na planta. Já com as cochonilhas o indicado é retirar esses insetos raspando as folhas da plantas com uma escova dental macia; fazendo isso debaixo da água. As plantas mais protegidas de doenças e pragas são as penduradas.

Quando as raízes das orquídeas ocuparem todo o vaso é hora de colocá-la em um vaso maior ou dividi-la. Após a floração as flores secas devem ser retiradas e a haste deve ser podada com tesoura esterilizada. As espécies que podem se fixar em árvores podem ser colocadas lá sendo amarradas junto ao tronco da árvore.

A prática de mini-orquidários está sendo bastante difundida entre os adoradores de orquídeas. Com essa prática é possível ter orquídeas florescendo durante todo o ano. Basta adquirir plantas com floração em épocas diferentes. Os cuidados são os mesmos. As orquídeas são cultivadas em vários vasos e embelezam a casa ao longo das quatro estações.


Rosana Fernandes

Título: Como cuidar de orquídeas

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 12

789 

Imagem por: brewbooks

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 19 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    10-10-2014 às 20:31:20

    Amo muito as orquídeas! Uma das espécies de plantas que dão flores lindas e com a cor que admiro: o roxo, o lilás! Que lindas, elas são! Adoraria cuidar das orquídeas e com seu texto, certamente, plantarei na minha casa!

    ¬ Responder
  • Ana Rita Guerreiro

    04-03-2013 às 10:51:20

    Boa tarde, sou jornalista da SIC do programa Boa tarde e estou à procura de pessoas que sejam apaixonadas por plantas. Se conhecerem alguém que esteja interessado, entrem em contacto comigo. Obrigada, Ana Rita Guerreiro - 92 548 52 37

    ¬ Responder
  • Marcia Sugiura

    22-06-2013 às 14:21:24

    Boa tarde tudo bem, eu adoro plantas eu chego ate brincar que meu apto e um mini- mini jd botânico, rsrsr, mas o que vc esta realmente querendo saber!!!

    ¬ Responder
  • marta nonato da silva

    29-01-2013 às 18:40:48

    Adoro qualquer tipo de plantação ganhei vários vasos de orquídea e qdo. cairão as pétalas sa coloquei em baixo da caixinha de água,e elas se adaptaram neste local, mas agora um destes vasos nasceu um pendão e o mesmo está cheio de botões,quero colocá-lo dentro de casa .
    E aí ? posso fazer isto ou ela vai sentir a diferença do local?por favor socorro me ajude.
    Aguardo resposta urgente...Obrigada...

    ¬ Responder
  • ketalen naiara

    23-08-2012 às 02:10:11

    e estou fazendo e meu para casa e essa pesquisa que e meu para casa

    ¬ Responder
  • antoniamagalhaes

    20-11-2012 às 01:19:46

    meu sonho é ganhar uma orquidea, amo de paixão essa planta de uma beleza extraordinaria,
    nada se compara a beleza de uma orquidéa

    ¬ Responder
  • solalngesolalnge

    03-06-2012 às 13:30:48

    ganhei 3 vasos de orquideas mas num faço ideia de como cuidar tem uma ki ta um pouco doente com as folhas pretinhas,sera ki isso passa de uma pra outra?

    ¬ Responder
  • josiasjosias

    05-02-2012 às 22:03:36

    minhas falis melaran depois que repantei oque eu faço

    ¬ Responder
  • SoniaSonia

    29-12-2011 às 14:18:03

    Olá !

    Sou apixonada por orquideas, e tenho muitas. Sempre estou ganhando-as pois meus amigos mais próximos adoram-as quando chegam em casa.
    Estou com um problema,elas estão secando as folhas, mas de forma não umiforme.
    O que devo fazer, pois não quero perdê-las?
    Espero resposta.

    ¬ Responder
  • lidialidia

    18-12-2011 às 19:22:17

    por favor prec de ajuda ,,,ganhei duas orquideas de mato não sou a favor disto mais ja que ganhei tenho que fazer de tudo pra elas sobreviverrem não sei que raça é ,,,amarrei ela num tronco pois não tenho arvore no quintal e amarei com espuma pra manter umida ,,,não sei se foi correto ,,,,mais daqui pra frente o que devo fazer elas vieram com raizes escuras fico aguardando resposta obrigada

    ¬ Responder
  • marlenemarlene

    31-10-2011 às 00:39:07

    gostaria muito que me ajudase a cuidar da minha orquidea naõ sei se tem que colocar agua todos os dias ou muito sol obrigada

    ¬ Responder
  • tatianatatiana

    06-09-2011 às 21:16:29

    Amo Orquidias mais ja e a segunda que deixo morrer depois que as flores caim o cabo seca e morre agora estou com uma com o cabo morto nao sei se pode cortar e estou sem saber o que fazer para vfazer ela ficar bonita de novo me ajude nao quero peder mais uma

    ¬ Responder
  • marizamariza

    27-01-2011 às 13:06:11

    sou apaixonada por orquideas ganhei dois vasos e tenho uma em um pé de pequi. gostaria de saber como deixa-las sempre bonitas.

    ¬ Responder
  • madalenamadalena

    30-12-2010 às 16:07:45

    eu tenho uma orquidia chuva de ouro eu quero sabe com cuida

    ¬ Responder
  • ana maria s mendesana maria s mendes

    21-10-2010 às 00:12:53

    ganhei uma muda de orquidia,por nome de chuva de ouro ela ta bonita mais tem mais de 4 meses q. eu plantei e ainda nao soltou brotos.O que eu faço ,me de uma dica .Obrigado !

    ¬ Responder
  • rafaelarafaela

    14-10-2010 às 20:20:41

    mas eu quero saber o name popular e cientifico da orquidea preta!

    ¬ Responder
  • walquiriawalquiria

    31-08-2010 às 18:10:52

    bom dia,sou apaixonada por qualquer tipo de plantas,tenho ate algumas especies raras,mas a pouco tempo ganhei algumas orquideas e estou apaixonada por elas, estou pesquisando para melhor cuidar delas,so que mesmo tendo o cuidado de colocar adubo aplicar biofert ,elas estao na varanda em local com boa luminosidade e nao pagao sol algumas soltarao botoes mas antes de abrirem eles amarelarao e cairao ,oque pode estar acontecendo.lembrando que eu as ganhei e estavao muito mal tratadas,a mais de um ano.mudei substrato fiz tudo certinho ajudem ,me desfde ja agradeço

    ¬ Responder
  • Gustavo Batista MerquidesGustavo Batista Merquides

    05-06-2010 às 17:11:47

    Boa Tarde..
    Tenho um jardim com Orquidea Bambu defronte a minha residencia, mais infeslimente tenho tambem problemas com formigas no local.
    Gostaria de eliminar as formigas pois estão acabando com minhas flores...
    Como devo proceder?

    ¬ Responder
  • CidaCida

    06-04-2010 às 11:48:11

    Bom dia,
    Ganhei um lindo vaso de orquídeas, daqueles enormes, mas agora as hastes estão ficando pretas e as pontas das folhas tb…
    Nome popular: Orquídea-bambú; Arundina.
    Nome científico: Arundina bambusiflora.
    Família: Orchidaceae.
    Origem: Burma.
    Eu gostaria de alguma dica para cuidar delas e possivelmente saber pq estão ficando assim.
    Desde já agradeço

    ¬ Responder

Comentários - Como cuidar de orquídeas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Imagem por: brewbooks

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios