Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Um pouco sobre Dante Alighieri

Um pouco sobre Dante Alighieri

Categoria: Biografias
Um pouco sobre Dante Alighieri

Filho de uma ilustre família italiana.Não se sabe a verdadeira data de nascimento desse poeta.Dante definiu o idioma italiano.Naquela época a Itália era formada por vários reinos e povos,que não dividiam a mesma cultura.

Quando criança conheceu sua grande musa inspiradora.Mas terminou se casando com outra pessoa (um casamento arranjando)teve três filhos com sua esposa.

Umas das mais famosas obras de Dante,é a Divina Comédia.O significado de comédia em italiano é oposto de tragédia.O que já demonstra muito o teor dessa obra prima.O poema foi escrito em idioma toscano,muito similar ao italiano que conhecemos hoje.

O fato desse poema ter sido escrito em italiano,popularizou muito o idioma na época.E ajudou na alfabetização e liberalização do mesmo.

Dante também foi médico sem nunca se interessar de fato pela profissão.Entrou nesse ramo por ser obrigado,caso contrário não conseguiria um cargo público na sua cidade.

O poeta também foi guerreiro e lutou ao lado dos florentinos e contra a cidadela de Arezzo.Como consequência terminou sendo exilado pelo novo governador de Florença.Se fosse pego pelos soldados seria queimado vivo.Terminou seus dias exilado,sobre o poder do principado de Ravena,no mesmo ano terminou a Divina Comédia.

Em 2007, cientistas italianos tentaram recriar rosto de Dante. Acredita que um modelo oval e amarelado seja o mais similar possível de seu verdaqdeiro rosto.

Dante, como mestre da literatura universal foi usado como exemplo cultural e didático muito importante pela autora lusitana Sophia de Mello Breyner Andressen, que o usou como personagem no livreto infantil"O Cavaleiro da Dinamarca", onde é apresentado aos jovens como uma pessoa que tinha intimidade com mundos transcendentes ou que mesmo que isso não tivesse ocorrido deixou, ainda assim, uma obra prima por si mesma transcendente.

Em junho de 2008, o Comitê Cultural Florentino retirou o exílio e deu a seus herdeiros, como forma de compensar a maior honra da cidade, Il Fiorino D'Oro.

O projeto, aprovado na câmara dos vereadores de Florença,foi proposta pelo vereador Enrico Bosi, do Partido Popular da Liberdade, tendo sido aceita por apenas dois votos acima do nível mínimo, uma vez que recebeu votos contrários de muitos vereadores da não-direita, que acreditavam apenas ser uma maneira de gratificar um dos únicos herdeiros vivos de Dante, Peralvise Serego Alighieri, um agricultor e produtor de vinhos de alta qualidade.

De certa forma,tudo acabou em comédia.Uma Divina Comédia.


Gabriela Torres

Título: Um pouco sobre Dante Alighieri

Autor: Gabriela Torres (todos os textos)

Visitas: 0

634 

Comentários - Um pouco sobre Dante Alighieri

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios