Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Um pouco sobre Dante Alighieri

Um pouco sobre Dante Alighieri

Categoria: Biografias
Um pouco sobre Dante Alighieri

Filho de uma ilustre família italiana.Não se sabe a verdadeira data de nascimento desse poeta.Dante definiu o idioma italiano.Naquela época a Itália era formada por vários reinos e povos,que não dividiam a mesma cultura.

Quando criança conheceu sua grande musa inspiradora.Mas terminou se casando com outra pessoa (um casamento arranjando)teve três filhos com sua esposa.

Umas das mais famosas obras de Dante,é a Divina Comédia.O significado de comédia em italiano é oposto de tragédia.O que já demonstra muito o teor dessa obra prima.O poema foi escrito em idioma toscano,muito similar ao italiano que conhecemos hoje.

O fato desse poema ter sido escrito em italiano,popularizou muito o idioma na época.E ajudou na alfabetização e liberalização do mesmo.

Dante também foi médico sem nunca se interessar de fato pela profissão.Entrou nesse ramo por ser obrigado,caso contrário não conseguiria um cargo público na sua cidade.

O poeta também foi guerreiro e lutou ao lado dos florentinos e contra a cidadela de Arezzo.Como consequência terminou sendo exilado pelo novo governador de Florença.Se fosse pego pelos soldados seria queimado vivo.Terminou seus dias exilado,sobre o poder do principado de Ravena,no mesmo ano terminou a Divina Comédia.

Em 2007, cientistas italianos tentaram recriar rosto de Dante. Acredita que um modelo oval e amarelado seja o mais similar possível de seu verdaqdeiro rosto.

Dante, como mestre da literatura universal foi usado como exemplo cultural e didático muito importante pela autora lusitana Sophia de Mello Breyner Andressen, que o usou como personagem no livreto infantil"O Cavaleiro da Dinamarca", onde é apresentado aos jovens como uma pessoa que tinha intimidade com mundos transcendentes ou que mesmo que isso não tivesse ocorrido deixou, ainda assim, uma obra prima por si mesma transcendente.

Em junho de 2008, o Comitê Cultural Florentino retirou o exílio e deu a seus herdeiros, como forma de compensar a maior honra da cidade, Il Fiorino D'Oro.

O projeto, aprovado na câmara dos vereadores de Florença,foi proposta pelo vereador Enrico Bosi, do Partido Popular da Liberdade, tendo sido aceita por apenas dois votos acima do nível mínimo, uma vez que recebeu votos contrários de muitos vereadores da não-direita, que acreditavam apenas ser uma maneira de gratificar um dos únicos herdeiros vivos de Dante, Peralvise Serego Alighieri, um agricultor e produtor de vinhos de alta qualidade.

De certa forma,tudo acabou em comédia.Uma Divina Comédia.


Gabriela Torres

Título: Um pouco sobre Dante Alighieri

Autor: Gabriela Torres (todos os textos)

Visitas: 0

634 

Comentários - Um pouco sobre Dante Alighieri

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios